Buscar

sist urinário

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA - UNAMA
MONITORIA DE ANATOMIA HUMANA
Sistema Urinário
O sistema urinário é constituído pelos órgãos uropoéticos, isto é, incumbidos de elaborar a urina e armazená-la temporariamente até a oportunidade de ser eliminada para o exterior. Este aparelho pode ser dividido em órgãos secretores – que produzem a urina – e órgãos excretores – que são encarregados de processar a drenagem da urina para fora do corpo.
Órgãos urinários: rins (2); ureteres ou ductos (2); bexiga (1) e uretra (1).
· Os rins regulam o volume e a composição sanguíneos; ajudam a regular a pressão arterial, o pH e os níveis de glicose; produzem dois hormônios (calcitriol e eritropoetina); e excretam escórias metabólicas na urina.
· Os ureteres transportam a urina dos rins para a bexiga urinária.
· A bexiga urinária armazena a urina e depois a expele pela uretra.
· A uretra elimina a urina do corpo
Rim
Os rins são um par de órgãos avermelhados em forma de feijão, localizados logo acima da cintura, entre o peritônio e a parede posterior do abdome. Por causa de sua posição posterior ao peritônio da cavidade abdominal, são considerados retroperitoneais. O rim direito está discretamente mais baixo do que o esquerdo, porque o fígado ocupa um espaço considerável no lado direito superior ao rim
Configuração Interna dos rins
Um corte frontal através do rim revela duas regiões distintas: uma região vermelha clara superficial chamada córtex renal e uma região interna mais escura castanha avermelhada chamada medula renal. 
A medula renal consiste em várias estruturas pirâmides renais em forma de cone. A base (extremidade mais larga) de cada pirâmide está voltada para o córtex renal, e seu ápice (extremidade mais estreita), chamado papila renal, está voltado para o hilo renal. O córtex renal é a área de textura fina que se estende da cápsula fibrosa às bases das pirâmides renais e nos espaços entre elas. Ela é dividida em uma zona cortical externa e uma zona justamedular interna. As partes do córtex renal que se estendem entre as pirâmides renais são chamadas colunas renais.
Juntos, o córtex renal e as pirâmides renais da medula renal constituem o parênquima, ou porção funcional do rim. No interior do parênquima estão as unidades funcionais dos rins – aproximadamente 1 milhão de estruturas microscópicas chamadas néfrons. O filtrado formado pelos néfrons é drenado para grandes ductos coletores, que se estendem através da papila renal das pirâmides. Os ductos coletores drenam para estruturas em forma de taça chamadas cálices renais maiores e cálices renais menores. Cada rim tem de 8 a 18 cálices renais menores e 2 ou 3 cálices renais maiores. Um cálice renal menor recebe urina dos ductos coletores de uma papila renal e a carreia para um cálice renal maior. 
Dos cálices renais maiores, a urina flui para uma grande cavidade única chamada pelve renal e, em seguida, para fora pelo ureter até a bexiga urinária. O hilo se expande em uma cavidade no interior do rim chamada seio renal, que contém parte da pelve renal, os cálices e ramos dos vasos sanguíneos e nervos renais. O tecido adiposo ajuda a estabilizar a posição destas estruturas no seio renal.
· Córtex renal: Região externa do rim, ocupado por múltiplas estruturas esféricas microscópicas denominadas glomérulos;
· Medula renal: Composta principalmente por rede de capilares que envolvem longas alças de túbulos renais;
· Coluna renal: Regiões que separam as pirâmides renais;
· Pirâmide renal: Região da medula renal em forma de cone situada entre as colunas renais;
· Cálice maior: Junção de vários cálices menores;
· Cálice menor: A urina vinda dos ductos coletores principais sai através da papila renal em direção ao cálice menor;
· Pelve renal: Tubo em forma de funil cuja parte mais estreita se une à porção superior do ureter. Na porção superior desembocam os cálices maiores;
· Cápsula renal: Fina cobertura de tecido fibroso ao redor do rim.
Néfrons
Os néfrons são as unidades funcionais dos rins. Cada néfron consiste em duas partes: um corpúsculo renal, onde o plasma sanguíneo é filtrado, e um túbulo renal, pelo qual passa o líquido filtrado (filtrado glomerular). Os dois componentes de um corpúsculo renal são o glomérulo e a cápsula glomerular (cápsula de Bowman), uma estrutura epitelial de parede dupla que circunda os capilares glomerulares. O plasma sanguíneo é filtrado na cápsula glomerular, e então o líquido filtrado passa para o túbulo renal, que tem três partes principais.
O néfron é formado por dois componentes principais:
1. Corpúsculo Renal:
Cápsula Glomerular (de Bowman);
Glomérulo – rede de capilares sanguíneos enovelados dentro da cápsula glomerular
2. Túbulo Renal:
Túbulo contorcido proximal;
Alça do Néfron (de Henle);
Túbulo contorcido distal;
Túbulo coletor.
Em ordem de recebimento do líquido que passa por eles, o túbulo renal consiste em um túbulo contorcido proximal (TCP), alça de Henle e túbulo contorcido distal (TCD). O corpúsculo renal e os túbulos contorcidos proximais e distais se localizam no córtex renal; a alça de Henle se estende até a medula renal, faz uma curva fechada, e então retorna ao córtex renal. Em um néfron, a alça de Henle comunica os túbulos contorcidos proximais e distais. A primeira parte da alça de Henle começa no ponto em que o túbulo contorcido proximal faz a sua última curva descendente. Inicia-se no córtex renal e estendesse para baixo e para dentro da medula renal, onde é chamada ramo descendente da alça de Henle. Em seguida, faz uma curva fechada e retorna para o córtex renal, onde termina no túbulo contorcido distal e é conhecido como ramo ascendente da alça de Henle.
Ureter
São tubos que conduzem a urina dos rins à bexiga urinária Descendo obliquamente para baixo e medialmente, o ureter percorre por diante da parede posterior do abdome, penetrando em seguida na cavidade pélvica, abrindo-se no óstio do ureter situado no assoalho da bexiga urinária. Em virtude desse seu trajeto, distinguem-se duas partes do ureter: abdominal e pélvica. Os ureteres são capazes de realizar contrações rítmicas denominadas peristaltismo. A urina se move ao longo dos ureteres em resposta à gravidade e ao peristaltismo.
 Bexiga urinária 
É um órgão muscular oco em formato de bolsa, localizado na pelve, sua função é armazenar urina. Quando vazia, a bexiga está localizada inferiormente ao peritônio e posteriormente à sínfise púbica: quando cheia, ela se eleva para a cavidade abdominal.No homem, localiza-se posteriormente à sínfise púbica e anteriormente ao reto. Na mulher, localiza-se posteriormente à sínfise púbica, antero-inferiormente ao útero e anteriormente à vagina
Uretra 
É o canal que liga a bexiga ao meio externo. Na mulher, é curta e possui função exclusiva de eliminação de urina. No homem, é maior e possui função de via urinária e espermática
Uretra Masculina
É dividida em três porções: a Prostática, a Membranácea e a Esponjosa, cujas as estruturas e relações são essencialmente diferentes. Na uretra masculina existe uma abertura diminuta em forma de fenda, um ducto ejaculatório. Participa do sistema urinário e reprodutor
Uretra Feminina
É um canal membranoso estreito estendendo-se da bexiga ao orifício externa no vestíbulo. Está colocada dorsalmente à sínfise púbica. Exclusiva para o sistema urinário.
Exercícios de Fixação
1. Analise as estruturas a seguir e marque aquela que indica corretamente uma estrutura do sistema urinário relacionada com a sua definição.
a. O Córtex Renal é a região interna do rim, o qual contém principalmente as alças tubulares de Henle e os ductos coletores maiores de urina.
b. A Medula Renal é a região externa do rim, a qual contém glomérulos e a cápsula glomerular.
c. Coluna renal são regiões de tecido cortical que separam os cálices.
d. Pirâmide Renal é uma região da medula renal em forma de cone situada entre as colunas renais.
e. Pelve Renal é uma fina cobertura de tecido fibroso ao redor de todo o rim.
2. Qual das alternativas abaixo contém apenas órgãos do sistema urinário?
a. Rim, ureter,útero e bexiga.
b. Rim, ureter, bexiga e intestino delgado.
c. Rim, fígado, bexiga e uretra.
d. Rim, ureter, bexiga e vagina.
e. Rim, ureter, bexiga e uretra.
3. No filtrado glomerular, algumas substâncias úteis ao nosso organismo, como a glicose, saem dos álveos em direção à cápsula renal. Entretanto, essas substâncias são reabsorvidas na região do néfron denominada:
a. glomérulo renal.
b. cápsula renal.
c. túbulo renal.
d. bexiga.
e. uretra.
 4 . Cada ureter conduz a urina:
 a. do rim à bexiga;
 b. da bexiga ao meio externo;
 c. da bexiga ao rim;
 d. da pelve renal aos cálices;
 e. dos cálices às pelves renais.
 5. Com base na imagem:
 As setas 1,2,3 e 4 indicam respectivamente:
a. Glomérulo, túbulo renal, tubo coletor e alça de Henle;
b. Cápsula de Bowman, túbulo renal, alça de Henle e tubo coletor;
c. Alça de Henle, túbulo renal, cápsula de Bowman e tubo coletor;
d. Cápsula de Bowman, tubo coletor, alça de Henle e túbulo renal.