Buscar

Prova Discursiva Legislação Trabalhista e Previdenciária


Continue navegando


Prévia do material em texto

Nota da Prova:
	7,50
Parte superior do formulário
	1.
	Historicamente, os empregadores sempre foram privilegiados na relação contratual, contudo, essa prática não condiz mais com a realidade. Percebemos que muitas das decisões proferidas pela justiça do trabalho são amparadas pelos princípios que protegem as relações contratuais. A relação de trabalho vem sendo percebida por um olhar mais realista, equilibrando os direitos e deveres entre as partes. Sobre os princípios que norteiam as relações de trabalho, disserte sobre a primazia da realidade e continuidade da relação de emprego.
	Resposta Esperada:
O princípio da primazia da realidade é quando o magistrado valora o que realmente acontece na relação de trabalho, e não necessariamente a documentação trazida pelo empregador. Se o empregado realiza uma hora extra diariamente, mas assina o ponto no horário estipulado pelo empregador, o que será levado em conta é a hora extra laborada pelo empregado, desde que ele consiga comprovar esse fato.
Já o princípio da continuidade da relação de emprego deve-se ao fato de que o empregado ingressa na empresa para laborar por tempo indeterminado, pois é dali que retira seu alimento e de sua família. Por esse motivo, deve ser indenizado caso a empresa o dispense sem motivos.
	2.
	As contribuições previdenciárias em caso de morte do contribuinte podem ser convertidas em pensão por morte aos dependentes. O regulamento da previdência social em seu art. 16 contempla a relação dos dependentes divididas em três classes. Descreva as classes de dependentes, apontando suas particularidades.
	Resposta Esperada:
A primeira classe é constituída pelo cônjuge, companheira(o), filho não emancipado de qualquer condição, menor de vinte e um anos ou inválido. A segunda classe é formada pelos pais, só é considerada no caso de a primeira classe não existir. A terceira classe é estabelecida pelo irmão não emancipado, de qualquer condição menor de vinte e um anos ou inválido, sendo utilizada nos casos de inexistência da primeira e segunda classe.
Parte inferior do formulário