Buscar

avaliação final objetiva - Metodologia e Conteúdos Básicos de Ciências Naturais e Saúde Infantil (PED79)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Disciplina:
	Metodologia e Conteúdos Básicos de Ciências Naturais e Saúde Infantil (PED79)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual FLEX ( Cod.:648654) ( peso.:1,50)
	Prova:
	23370734
	Nota da Prova:
	9,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Com a chegada da industrialização, o ensino de ciências passa a ser visto de forma mais significativa para o currículo escolar. Isso ocorreu pela crescente utilização de tecnologias nos meios de produção. Diante disso, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O Physical Science Study Committe - PSSC - não foi incorporado ao currículo das escolas brasileiras, pois os alunos não estavam preparados para realizar mudanças no currículo.
	 b)
	O lançamento do satélite Sputinik trouxe mudanças apenas para o currículo da União Soviética, que estava em  processo de investimento na área da Educação.
	 c)
	A promulgação da Lei 4024 - Diretrizes e Bases da Educação de 1961 - dificultou ainda mais a participação das ciências no currículo escolar. Com a chegada dela, a carga horária das aulas foi reduzida.
	 d)
	Uma das mudanças no currículo foi a formação básica em ciências e não somente a formação técnica profissional.
	2.
	O currículo de ciências exigiu muitas melhorias, tanto na forma de ensinar quanto nas metodologias adotadas em sala de aula. Para que ocorressem determinadas mudanças, era necessário considerar alguns aspectos. Quanto às mudanças no currículo de ciências, analise as sentenças a seguir:
I- O Brasil não se preocupou em reestruturar seu currículo escolar, pois os materiais eram trazidos prontos de outros países.
II- A forma de ensinar ciências até a década de 50 apresentava uma forma descontextualizada e fragmentada. O aluno assumia um papel passivo durante a aprendizagem.
III- Após a década de 50, grandes movimentos de renovação foram criados para a melhoria no ensino de ciências, principalmente após o lançamento do satélite Sputnik.
IV- Os Estados Unidos se sentiram ameaçados com a superioridade apresentada no ensino soviético. Diante disso, realizaram mudanças em seu currículo.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença I está correta.
	 b)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.
	3.
	A formação inicial e continuada, oferecida nas instituições, deve possibilitar que o futuro professor participe ativamente da construção do saber, para que ele assuma o papel de protagonista do conhecimento. Só assim poderá desenvolver na sala de aula atividades motivadoras e reflexivas. Quanto à importância da formação inicial e continuada de professores, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A formação de professores deve ser contínua e permanente para superar as práticas tradicionais.
(    ) Durante a formação inicial, o professor não aprende a elaborar novas metodologias, pois já possui arraigado uma prática memorialística de ensinar.
(    ) A formação deve preparar o futuro docente para exercer funções especializadas, para que possam produzir mudanças na sociedade.
(    ) A universidade é que deve elaborar as metodologias para serem posteriormente aplicadas pelos professores em sala de aula.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - V.
	 b)
	V - F - V - F.
	 c)
	F - V - F - V.
	 d)
	V - V - F - F.
	4.
	O Brasil, nas décadas de 1950 a 1980, com a instalação do Instituto Brasileiro de Educação, Ciência e Cultura - IBECC -, promoveu diversos projetos na área de ciências e a elaboração de materiais didáticos para a melhoria do ensino. Sobre o papel do IBECC para o ensino de ciências, analise as sentenças a seguir:
I- O IBECC estendeu suas atividades científicas para São Paulo em 1950; no início ocorria apenas no Rio de Janeiro.
II- Esse instituto elabora os materiais didáticos com o apoio do governo e de agências internacionais, como a Fundação Ford e a Fundação Rockefeller.
III- Os líderes que estavam a frente desse instituto, acreditavam que o desenvolvimento científico da população dependia de mudanças no currículo escolar e nas metodologias.
IV- As ideias inovadoras para melhorar o ensino de ciências somente surgiram com a chegada do IBECC, contudo, consideradas uma  novidade para o currículo escolar.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	5.
	Os eixos que norteiam o conhecimento científico são o ensino, pesquisa e extensão. Assim, podemos compreender que a universidade possui papel preponderante na formação dos profissionais da educação, tendo na formação inicial e continuada papel fundamental. Sobre as considerações acerca da universidade, analise as sentenças a seguir:
I- Instituição que possui o objetivo de inovar e de desenvolver novos conhecimentos.
II- Instituição que deve ser um lugar de pesquisa, com novas tecnologias, e de soluções.
III- Instituição que mantém sua visão tradicional sem articulação com a sociedade.
IV- Instituição promotora do desenvolvimento de projetos com compromisso social.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e III estão corretas.
Parabéns! Você acertou a questão: Parabéns!
	6.
	O ensino de ciências deve priorizar uma prática por meio da investigação. Há a necessidade de aproximar o pesquisador do educador, pois o ensino oferecido pela universidade, muitas vezes, encontra-se distante do ensino oferecido na sala de aula. Sobre as práticas escolares e as práticas científicas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) As práticas pedagógicas desenvolvidas na escola devem estar voltadas para uma abordagem tradicional e expositiva, para que o aluno construa as próprias respostas.
(    ) Para que o aluno desenvolva atitudes investigativas na sala de aula, o professor, durante a sua formação inicial, precisa vivenciar na universidade essa mudança de atitude no ensino.
(    ) A universidade, como local de novos saberes, deve proporcionar a relação entre o ensino, a pesquisa e a extensão, para que o futuro professor consiga colocar em prática esse conhecimento.
(    ) A formação inicial e continuada deve possibilitar a participação do futuro professor na construção de projetos, para que possam com seus alunos realizar mudanças na comunidade.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - F.
	 b)
	V - F - V - F.
	 c)
	V - V - F - V.
	 d)
	F - V - V - V.
	7.
	Nas últimas décadas, vários segmentos da educação manifestaram suas opiniões quanto à formação de professores, questionando o modelo de currículo adotado nos cursos de licenciatura atualmente. Contudo, diante das dificuldades apresentadas pelos alunos, exige-se um currículo voltado para a formação do educador. Diante disso, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O futuro professor precisa ter uma formação inicial que o prepare para a função, focada em "o que ensinar" e "como ensinar".
(    ) Somente ter uma base comum nacional para a formação de professores não resolve os problemas do ensino. A necessidade maior é ter um professor fundamentado em conhecimentos.
(    ) Para uma formação didática sólida, é necessário valorizar a relação da teoria-prática, com a pesquisa, desde o início do curso.
(    ) A elaboração de novas práticas pedagógicas não se adquire com uma boa formação inicial do professor. Estes saberes da docência somente serão adquiridos no dia a dia, em sala de aula.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - V.
	 b)
	V - V - F - F.
	 c)
	V - V - V - F.
	 d)
	F - V - V - V.
	8.
	O Manifesto dos Pioneiros ocorreu
com o intuito de melhorar a Educação no Brasil. Nesse movimento, encontramos o escolanovismo, o qual desenvolveu-se em nosso país em um momento de grandes mudanças sociais, econômicas e políticas. Frente a isso estava Anísio Teixeira, um dos grandes seguidores das ideias de John Dewey. Quanto às ideias de Dewey e como os intelectuais da época compreenderam essas ideias no contexto brasileiro, analise as sentenças a seguir:
I- Suscitou nos intelectuais a compreensão do processo de modernização da sociedade e da necessidade de um novo ensino e uma nova escola.
II- Os intelectuais perceberam que a educação possui como eixo a vida, experiências e aprendizagem, transmutando permanentemente da experiência para a vida.
III- Os intelectuais e educadores perceberam que a educação possui uma função democrática em igualar as oportunidades perante a lei.
IV- Os intelectuais e educadores utilizaram das ideias de Dewey para maquiar os interesses particulares de um grupo majoritário.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença I está correta.
	 b)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença IV está correta.
	 d)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
Parabéns! Você acertou a questão: Parabéns!
	9.
	O Brasil na década de 60, com a ditadura militar, passou por mudanças políticas. Essas mudanças, de certa forma, influenciaram o papel da escola, impondo um regime repressor para reforçar as reformas institucionais. Diante disso, quanto aos acordos estabelecidos com os Estados Unidos para a garantia dessas mudanças, analise as sentenças a seguir:
I- Os EUA influenciaram muito no setor industrial e educacional, por meio de acordos estabelecidos com a USAID (Agência Norte-Americana para o Desenvolvimento Internacional).
II- O principal objetivo do Brasil nesta época foi a modernização do país para melhorar a vida da população.
III- A educação brasileira foi considerada uma das áreas em que o governo mais priorizou para garantir melhores mudanças para a sociedade.
IV- Os acordos estabelecidos tinham o intuito de modernizar o Brasil, oferecendo bons salários aos brasileiros para atender ao progresso do país.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença I está correta.
	 b)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	10.
	Os anos de 1939 a 1945 foram marcados por conflitos bélicos entre os países do mundo. Esse período conhecido como Segunda Guerra Mundial influenciou na elaboração do currículo das escolas. Quanto ao ensino de ciências oferecido no sistema educacional, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A Guerra Fria foi considerada um marco histórico para o avanço do ensino de ciências, pois as duas superpotências mundiais, Estados Unidos (EUA) e União Soviética(URSS), disputavam a hegemonia mundial.
	 b)
	Nesta época, o ensino de ciências estava voltado apenas para a memorização dos conteúdos, mas, mesmo assim, o aluno participava ativamente da construção do conhecimento.
	 c)
	A Segunda Guerra Mundial não teve nenhuma influência na elaboração de um currículo que apresentasse melhorias no ensino de ciências.
	 d)
	Neste período, o Brasil foi o único país preocupado em realizar mudanças no currículo para melhorar o ensino de ciências.
Prova finalizada com 9 acertos e 1 questões erradas.
Parte inferior do formulário

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais