Buscar

PROTOCOLO PARA REMOÇÃO DE RESTAURAÇÕES EM AMÁLGAMA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PROTOCOLO PARA REMOÇÃO DE RESTAURAÇÕES EM AMÁLGAMA
INSATISFATÓRIAS
A remoção é feita com a Broca 1557 adaptada à caneta de alta rotação sob constante irrigação a fim de diminuir a evaporação de mercúrio prejudicial ao operador e ao paciente, e não elevar a temperatura no local, o que pode causar injúrias ao tecido pulpar. Deve ser realizado um corte do sentido mésio-distal e outro corte no sentido vestíbulo-lingual ou linguo-palatino em movimento intermitentes, formando assim uma cruz que irá enfraquecer a estrutura do amalgama, uma vez que o mesmo não apresenta adesão à estrutura dental. Após o movimento cruciforme ter sido realizado, com o auxilio de um Hollemback 3ss o amalgama pode ser forçado a se quebrar e assim evitar uma trituração excessiva. Após a remoção do amalgama é
comum encontrarmos tecido cariado por conta da infiltração (o que deve ser avisado previamente ao paciente), esse tecido cariado deve ser removido com colher de dentina e/ou brocas esféricas em baixa rotação sob constante irrigação. Após a total remoção do material da cavidade, deve-se realizar a proteção do complexo dentino - pulpar.
PRINCIPIOS DO PREPARO CAVITÁRIO APLICADOS A RESTAURAÇÃO EM
AMALGAMA.
Devido retenção do amalgama ser exclusivamente mecânica, algumas características pré-determinadas devem ser dadas ao preparo cavitário.
1. Todo esmalte sem suporte dentinário menor que 0,5 mm ou esmalte socavado deve ser retirado.
2. As paredes circundantes devem ser planas e convergentes para oclusal e perpendiculares a parede pulpar.
3. Ângulos internos arredondados
4. Ângulo cavossuperficial em torno de 90°
5. A cavidade deve ser mais profunda do que larga
Para se obter essas características, após a remoção do tecido cariado, é utilizada a broca 245 adaptada a caneta de alta rotação sob constante irrigação e recortadores manuais como inzéis, enxadas, machados e recortadores de margens gengivais.
PROTOCOLO DE PROTEÇÃO DO COMPLEXO DENTINO-PULPAR PARA
RESTAURAÇÕES EM AMALGAMA
CAVIDADE RASA: VERNIZ CAVITÁRIO
CAVIDADE MÉDIA: VERNIZ CAVITÁRIO
CAVIDADE PROFUNDA: CIV + VERNIZ CAVITÁRIO
CAVIDADE MUITO PROFUNDA: CIMENTO DE HIDRÓXIDO DE CÁLCIO + CIV +
VERNIZ CAVITÁRIO.
PROTOCOLO PARA CONDENSAÇÃO DO AMALGAMA
O amalgama a ser utilizado é apresentado em forma de cápsula. Deve-se pressionar bem a cápsula para romper a membrana interna e em seguida, levar a cápsula ao amalgamador e acioná-lo por 10 segundos. Após a trituração do amalgama, o conteúdo da cápsula deve ser levado a um Pote Dappen. Com o porta-amalgama, o material é levado à cavidade, primeiro na região da caixa proximal e condensá-lo utilizando os condensadores de amalgama, após essa etapa a cavidade pode ser preenchida aos poucos e condensada. Após o preenchimento da cavidade com o amalgama, os excessos deve ser retirados com o Hollemback 3ss apoiado no ângulo cavossuperficial, e com auxilio dos brunidores deve ser feita a brunidura pré-escultura a fim de aflorar o mercúrio existente no amalgama. A anatomia deve ser dada com auxilio dos esculpidores como o Hollemback 3s ou 3ss, Discóide-Cleóide, Clevdent, Condensador de Holemback nº6. Após a fase de escultura, utiliza-se novamente os brunidores na brunidura pós-escultura. Deve-se aguardar a presa final do material para retirada da cunha de madeira e da matriz metálica.
Após a remoção do isolamento absoluto, utiliza-se uma lixa metálica interproximal para remover qualquer excesso nesta região, e só então realizar os ajustes oclusais.

Continue navegando