Buscar

modulo 1

Prévia do material em texto

É comum ver a educação integral ser associada à ideia da educação em tempo integral. Pois, durante muitos anos as propostas educacionais traduziam esse entendimento e consideravam simplesmente a expansão progressiva do tempo em que os estudantes passam na escola. Dentro desse contexto, qual das afirmativas a seguir traz informações que diferenciam a educação integral da educação de tempo integral:
· O tempo integral possui relação com o modo como os conteúdos devem ser repassados aos alunos durante os dois semestres letivos, enquanto a educação integral está relacionada com o tempo em que o aluno fica na escola.
Deveria ter sido marcado.
·  
 
O tempo integral diz respeito ao tempo em que o aluno permanece na escola durante o dia, bem como no impacto que esse tempo tem na sua formação, enquanto a educação integral está relacionada ao estudo de todas as disciplinas do currículo, visando uma educação com qualidade na Educação Básica.
Deveria ter sido marcado.
· O tempo integral possui relação somente com a expansão do tempo que o aluno permanece na escola, enquanto a educação integral está relacionada a uma formação que prevê o desenvolvimento global do estudante, compreendendo a complexidade e a não linearidade desse desenvolvimento, rompendo com a visão reducionista que privilegia ou a dimensão intelectual ou a dimensão afetiva. 
Resposta correta.
 
VERDADEIRA: Pois, o tempo integral possui relação somente com a expansão do tempo que o aluno permanece na escola, enquanto a educação integral está relacionada a uma formação que prevê o desenvolvimento global do estudante.  
Deveria ter sido marcado.
·  
 
O tempo integral está relacionado com o tempo em que os estudantes ficam na escola que, obrigatoriamente, impacta nas metodologias usadas nas estratégias de ensino durante o ano letivo, enquanto a educação integral está relacionada com a integração do currículo.
Deveria ter sido marcado.
· O tempo integral pretende que o aluno – ao passar mais tempo na escola – tenha um posicionamento mais crítico no processo de ensino-aprendizagem, enquanto a educação integral prevê o desenvolvimento integral, com menos tempo na escola durante o ano letivo.
 
 
A forma como construímos nosso conhecimento nos define ao longo da vida. Se na escola as informações nos são apresentadas de forma fragmentada, e se os componentes do currículo não se integram de forma clara e planejada, não é possível a formação de um sujeito pleno e integral. (BRASIL, 2017, p.31). 
Na área da Educação, propostas interdisciplinares, multidisciplinares e transdisciplinares são objetivos perseguidos para superar a fragmentação curricular. De que forma podemos integrar o currículo paralelamente às diversas formas de construção de conhecimento dentro de cada área?
· É preciso o desenvolvimento de várias práticas educativas, específicas para cada área, de acordo com o conteúdo a ser trabalhado.
Deveria ter sido marcado.
· É importante que o currículo ofereça aos professores possibilidades para desenvolver sua aula de maneira que o tema proposto em seu plano, seja direcionado exclusivamente à sua disciplina específica.
Deveria ter sido marcado.
· Ao se elaborar um currículo, pensando na educação integral, é necessário um olhar atento à realidade dos alunos, para que se planejem atividades que venham a se encaixar somente naquela disciplina.
Deveria ter sido marcado.
· É necessário que o Projeto Político Pedagógico anuncie novas formas de condução, ou seja, que institua práticas comuns a todas as áreas, tanto no que se refere às metodologias ativas de ensino e aprendizagem, quanto no que diz respeito às estratégias de avaliação formativa e processual.
Resposta correta.
 
VERDADEIRA:  Para que a integração curricular se concretize na escola, é necessário que o Projeto Político Pedagógico anuncie novas formas de condução para a gestão e para o trabalho colaborativo entre professores. Uma das formas de fazer isso é instituir práticas comuns a todas as áreas, tanto no que se refere às metodologias ativas de ensino e aprendizagem, quanto ao que diz respeito às estratégias de avaliação formativa e processual.
Deveria ter sido marcado.
·  
 
A educação integral, com vistas ao desenvolvimento pleno, poderá desmotivar o estudante, por ser bastante abrangente e assim, este poderá perder o foco ao ter que se dividir nos diversos aspectos contemplados neste formato de educação.  
Quando se fala em educação integral, o pensamento que está por trás é o de que o estudante tenha um desenvolvimento pleno. Qual das afirmações abaixo traz informações que possuem relação com esse desenvolvimento pleno? 
· Uma questão primordial que está relacionada com o desenvolvimento pleno do aluno é sua capacidade de aprender sempre novos conteúdos, sobretudo àqueles que são cobrados em avaliações.
Deveria ter sido marcado.
· O desenvolvimento pleno está relacionado com a capacidade dos estudantes de compreenderem os mais diversos conteúdos, ainda que as metodologias utilizadas não sejam adequadas.
Deveria ter sido marcado.
· O desenvolvimento pleno precisa levar em conta quem é o aluno e seu contexto, para que haja uma adequação dos conteúdos, ainda que a busca pela autonomia do aluno esteja em segundo plano.
Deveria ter sido marcado.
· O desenvolvimento pleno busca mostrar para o aluno como ele pode lidar com a informação, sobretudo no contexto digital, além de incentivar a resolução de problemas de ordem pedagógica.
Deveria ter sido marcado.
· O desenvolvimento pleno implica oportunizar o desenvolvimento dos estudantes nas dimensões intelectual, física, afetiva, social, ética, moral e simbólica, tendo como propósito a formação e o desenvolvimento global dos estudantes.
Resposta correta.
VERDADEIRA: O desenvolvimento pleno implica oportunizar o desenvolvimento dos estudantes nas dimensões intelectual, física, afetiva, social, ética, moral e simbólica, tendo como propósito a formação e o desenvolvimento global dos estudantes.  
Segundo Michel Seres (2015) “O acesso à informação é hoje imediato, fácil e disponível a todo mundo pelas novas tecnologias, pela internet, etc. De tal modo que nós não sabemos hoje que forma terá futuramente a escola, a universidade, os centros de pesquisas, etc. Tudo isso simplesmente porque há uma movimentação de acesso à informação. E isso é uma questão realmente muito, muito importante no mundo hoje, porque a diferença no acesso à informação mudou completamente o jogo do ensino” 
(Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73072015000100239). 
Para o autor, não é exagero dizer que a nova geração tem uma nova maneira de pensar. Sendo assim a BNCC, ressalta que a partir de agora, é preciso construir uma proposta de educação que atenda:
· Aos desafios do passado, que não se preocupe com formação crítica do aluno, nem com a sua autonomia. Afinal, não há porque nos preocuparmos em formar cidadãos que sejam capazes de lidar com as demandas do século XXI.
Deveria ter sido marcado.
· Aos desafios contemporâneos, mas que não se preocupe em formar um sujeito que seja crítico, nem tão pouco um cidadão solidário.
Deveria ter sido marcado.
· Aos desafios contemporâneos, que forme sujeitos críticos, autônomos, cidadãos solidários e capazes de lidar com as demandas do século XXI e construir seus projetos de vida.
Resposta correta.
VERDADEIRA: Aos desafios contemporâneos, que forme sujeitos críticos, autônomos, cidadãos solidários e capazes de lidar com as demandas do século XXI e construir seus projetos de vida.
Deveria ter sido marcado.
· Aos obstáculos do período renascentista, forme pessoas autônomas, cidadão que sejam capazes de lidar com as demandas do século XX.
Deveria ter sido marcado.
· A formação crítica do indivíduo, mas sem se preocupar com as demandas da contemporaneidade; nem tão pouco está preocupada em formar cidadãos conscientes do seu papel na sociedade. Sua função é trabalhar para a construção de um projeto de vida no qual o foco seja a a individualidade de cada aluno.
Pensar um currículo que subsidie uma proposta deEducação Integral implica em pensar ações que viabilizem a formação e o desenvolvimento pleno de todo o cidadão. Ao propor uma visão de Educação Integral, a BNCC – Base Nacional Comum Curricular, por meio das 10 competências gerais, orienta a integração de aspectos cognitivos e socioemocionais que permeiam o processo de ensino e aprendizagem. O entendimento dessas competências gerais pressupõe clareza conceitual do que vem a ser competência, segundo a BNCC.  
 
A BNCC define competência como a:
· Mobilização de conhecimentos (conceitos e procedimentos), atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho.
Deveria ter sido marcado.
· Mobilização de procedimentos, atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho.
Deveria ter sido marcado.
· Mobilização de conhecimentos (conceitos e procedimentos), habilidades (práticas, cognitivas e socioemocionais), atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho.
Resposta correta.
VERDADEIRA. Pois define competência de acordo com a BNCC.
Deveria ter sido marcado.
· Mobilização de conhecimentos (conceitos e procedimentos), habilidades (práticas, cognitivas e socioemocionais), atitudes e valores para o exercício pleno de seus direitos, perante a sociedade.
Deveria ter sido marcado.
· Mobilização de conteúdos, habilidades (práticas, cognitivas e socioemocionais), e atitudes para resolver problemas da vida cotidiana.
Algumas competências e seus impactos”
Utilizar metodologias que ajudem a desenvolver as competências socioemocionais pode gerar diversos efeitos positivos na formação dos estudantes. Veja a seguir alguns exemplos de aspectos que podem ser influenciados por algumas dessas competências:
Comunicação: a capacidade de se comunicar faz com que os estudantes consigam expressar suas ideias e estabelecer conexões com colegas e adultos. Essa competência é responsável pela criação de laços e impacta diretamente no desdobramento das interações diárias.
Pensamento Crítico: conseguir analisar e avaliar a consistência de um raciocínio faz com que os estudantes tenham mais clareza sobre uma ideia e evitem pressões sociais que os levem ao conformismo.
Abertura para o novo: com essa capacidade, os estudantes podem explorar o mundo. Ela impulsiona o aprendizado, promovendo a flexibilidade, curiosidade, novas ideias, ambientes e desafios. Além disso, estudantes se tornam mais receptivos às diversidades e aos diferentes pontos de vista.”
Fonte:https://institutoayrtonsenna.org.br/pt-br/meu-educador-meu-idolo/materialdeeducacao/descubra-como-competencias-socioemocionais-podem-melhorar-a-educacao-brasileira.html. Acesso em 18/03/2020
No trecho do texto há o destaque de três competências de ordem socioemocional. Quanto a estas competências e às dez competências gerais, indicadas na BNCC, assinale a alternativa que melhor as correlacionam:
· As competências da “Comunicação” e da “Abertura para o novo”, são as duas únicas a serem citadas diretamente, entre as dez competências gerais da BNCC.
Deveria ter sido marcado.
· As competências da “Comunicação” e do “Pensamento Crítico”, são as duas únicas a serem citadas diretamente, entre as dez competências gerais da BNCC.
Resposta correta.
Verdadeira.
Deveria ter sido marcado.
· As competências do “Pensamento Crítico” e da “Abertura para o novo”, são as duas únicas a serem citadas diretamente, entre as dez competências gerais da BNCC.
Deveria ter sido marcado.
· As três competências indicadas no texto, são citadas diretamente, entre as dez competências gerais da BNCC.
Deveria ter sido marcado.
· A “Abertura para o novo”, mesmo que de forma indireta, não é abordada entre as dez competências gerais da BNCC.
Os avanços das tecnologias e do acesso às informações estão alterando o modo como interagimos com o mundo, transformando nossas relações e concepções políticas, econômicas e socais. Diante disso, o sistema educacional não poderia ficar estagnado e também vem apresentando grandes evoluções. Um dos principais aspectos que contribuem com o desenvolvimento de uma nova educação é o uso das metodologias ativas, em que o aluno passa a ser o principal responsável pelo processo de aprendizagem. 
A partir da análise desse contexto, qual das afirmativas apresenta uma ação pedagógica que desenvolve metodologias ativas?
· Planejamento tradicional das aulas, onde o professor é o sujeito ativo no processo de ensino aprendizagem, repassando seu conhecimento aos alunos, normalmente por meio de aula teórica.
Deveria ter sido marcado.
· Aprendizagem baseada em projetos, que tem por objetivo fazer com que os alunos busquem o conhecimento por meio da solução colaborativa de desafios, investigações e experimentações.
Resposta correta.
VERDADEIRA:  A educação baseada em projetos é outro tipo de metodologia ativa, os alunos precisam explorar as soluções possíveis dentro de um contexto específico por meio de um trabalho contínuo de investigação, com o intuito de responder a uma pergunta, a um desafio ou a um problema.
Deveria ter sido marcado.
· Aprendizagem fundamentada na educação bancária, o professor é visto como proprietário do conhecimento e pode ter maior controle das aulas, garantido assim o cumprimento dos conteúdos estabelecidos pelas diretrizes curriculares.
Deveria ter sido marcado.
· Aprendizagem colaborativa baseada na interação entre o professor e os alunos. O conhecimento continua centrado no professor com pequenas interferências dos pensamentos dos alunos.
Deveria ter sido marcado.
· Aprendizagem baseada em avaliações formativas associadas à ideia de fazer prova, fazer exame e dar notas, para diagnosticar o nível de aprendizagem dos alunos.
A elaboração de um currículo integrado é um passo fundamental à implantação de uma proposta de Educação Integral. A integração curricular pressupõe a adoção de práticas colaborativas, dentre elas, a aprendizagem colaborativa desempenha um forte papel integrador. 
Quanto à aprendizagem colaborativa, é correto afirmar que:
· É aplicável em alguns contextos, e tem como centralidade do processo a mediação docente e o envolvimento dos participantes.
Deveria ter sido marcado.
· Auxilia no desenvolvimento social, intelectual, psicológico, cultural ou emocional do indivíduo e não se restringe ao ambiente educacional.
Resposta correta.
Verdadeira
Deveria ter sido marcado.
· Seu processo tem a finalidade de compartilhar informações que promovam aumento de conhecimento de cada aluno, o que irá auxiliar no desenvolvimento de um sentimento de identidade própria.
Deveria ter sido marcado.
· Apresenta inúmeros benefícios, porque coloca todos os membros de uma comunidade como agentes que contribuem para a construção de seus próprios conhecimentos.
Deveria ter sido marcado.
· O êxito na aplicação em sala, está condicionado ao contato do aluno com o conteúdo, anteriormente ao dia da aula, visando instigar seu interesse sobre o conteúdo da aula.
Além da aprendizagem colaborativa, outra metodologia ativa que contribui muito com a integração curricular é a prática colaborativa dos estudantes e a Educação Baseada em Projetos. 
Quanto à Educação Baseada em Projetos, é correto afirmar que:
· É focada na construção de conhecimento através de um trabalho longo e contínuo de investigação, com o intuito de responder a uma pergunta, a um desafio ou a um problema.
Resposta correta.
Verdadeira
Deveria ter sido marcado.
· Se fundamenta na elaboração e refinamento de um problema norteador elaborado pelos próprios alunos.
Deveria ter sido marcado.
· Os estudantes começam com a aplicação prática de um raciocínio desenvolvido inicialmente, até uma solução satisfatória para uma questão inicial. Em seguida, ocorre um processo de pesquisa e construção de hipóteses, para posterior procura por recursos e métodos para realizar essa atividade.
Deveria ter sido marcado.
· Para sua realização é preciso começar com uma pesquisa,a qual irá perdurar até o final do projeto, porque a ideia é estimular a imaginação, incentivando os alunos a irem atrás de soluções.
Deveria ter sido marcado.
· Une o processo de ensino à prática. Ao aplicá-la, seu desenvolvimento prioriza a pesquisa e promoção de ideias e conhecimentos de cada aluno, integrante do grupo.
O desenvolvimento pleno se constitui como o segundo elemento estruturante de um currículo voltado à Educação Integral. Quanto ao compromisso com o pleno desenvolvimento, segue um trecho de um artigo adaptado, do site do Instituto Airton Sena: 
Ao destacar o compromisso com o desenvolvimento pleno dos estudantes em suas diversas dimensões a BNCC retoma orientações presentes na Lei de Diretrizes e Bases (LDB) de 1996 e nas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica (DCNs).
FONTE:https://institutoayrtonsenna.org.br/pt-br/BNCC/desenvolvimento.html. Acesso em 19/03/2020
As diversas dimensões, constituintes de cidadão em pleno desenvolvimento, são:
· Intelectual, psíquica, física, afetiva, social, ética e simbólica.
Deveria ter sido marcado.
· Intelectual, física, afetiva, social, ética, moral e simbólica.
Resposta correta.
Verdadeira
Deveria ter sido marcado.
· Intelectual, psíquica, física, afetiva, social, ética e conceitual.
Deveria ter sido marcado.
·  Intelectual, física, afetiva, social, ética, simbólica e conceitual.
Deveria ter sido marcado.
· Intelectual, afetiva, social, ética, moral e conceitual.

Continue navegando