Buscar

avaliação Periodontia 2 doctum 2021 (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

INSTITUTO ENSINAR BRASIL
FACULDADES DOCTUM DE SERRA
Autorizado pela portaria nº 529 de 02/06/2017
Curso de Odontologia
Reconhecimento pela Portaria nº 94 de 06/02/2018
Prova do 2021/1 1ª Etapa
Curso: ODONTOLOGIA Período: 5º Turma: APontuação: 
Questão 1 – 2 pontos
Questões 2 e 3 – 0,5 ponto cada
Demais questões – 1 ponto cada
Disciplina: Periodontia 2		
Docente: Fábio Chiarelli e Fabiana Bombarda Data:30/03/2021 Nota:
Matrícula:_________________________________ 
Aluno: MARCOS PAULO ARAUJO DE MORAES 
A prova terá início às 8:40h e seu término até as 10h. Dentro deste horário o aluno deverá enviar por email para : ffchiarelli@uol.com.br com cópia para prof.fabiana.nunes@doctum.edu.br com o assunto: PROVA DE PERIODONTIA
1. Em relação aos métodos de diagnóstico avançados da doença periodontal, marque nas alternativas abaixo (V) Verdadeiro ou (F) para falso:
a. ( F ) A doença periodontal é considerada uma doença sítio específica, caracterizada por uma reação inflamatória local à infecção bacteriana;
b. ( V ) O sítio pode ocorrer em qualquer local ao redor de quaisquer dos dentes;
c. ( V ) Muitas bactérias parecem estar relacionadas a infecção estimulante;
d. ( V ) A reação de hospedeiro envolve moléculas e células inflamatórias observadas em todo o corpo. 
e. ( F ) Poucos métodos de diagnostico avançados podem ser usados em ambiente clinico para atendimento individual de pacientes com segurança.
f. ( V ) Apesar do sangramento à sondagem ter valor limitado de diagnostico quanto a progressão da doença periodontal sua ausência indica estabilidade periodontal;
g. ( F ) O método de cultura bacteriana tem sido amplamente utilizados para caracterizar a composição da microflora subgengival e ainda é considerado o método de referencia ou “padrão ouro”.
h. ( V ) Os métodos de cultura podem cultivar apenas bactérias vivas.
i. ( V ) A avaliação da resposta do hospedeiro refere-se ao estudo dos mediadores , por métodos imunológicos ou bioquímicos, que são reconhecidos como parte da resposta individual à infecção periodontal.
j. ( F)As sonda automatizadas solucionam os problemas inerentes a sondagem manual portanto devem ser utilizadas em ambiente clinico para atendimento do paciente.
2. Qual instrumento de diagnóstico mais amplamente utilizado para avaliação clínica da destruição do tecido conjuntivo na doença periodontal?
R- Sonda milimetrada periodontal Carolina do Norte de 15 mm.
3. Qual o método mais prático para determinar se houve progressão da doença periodontal, ou se a doença periodontal está ativa, em um determinado período de tempo?
R- O método mais prático é Exame visual juntamente com o exame clínico periodontal e a radiografia periapical e panorâmica 
4. Defina fator de risco e indicador de risco periodontal. 
R- Podem ser Fatores de risco sistêmicos: Tabagismo, Hiperglicemia, Fatores nutricionais, gravidez, puberdade, fármacos, Condições hematológicas.
Fatores de risco locais: Fatores de retenção de biofilme dental, Secura bucal.
Os principais indicadores são higiene oral, adesão e não adesão a terapia de suporte do implante a mucosite peri-implantar e relatada como um achado. 
5. Sobre a relação da doença periodontal com o diabetes mellitus, é CORRETO afirmar que: 
a) O diabetes mellitus não influencia no processo de perda óssea da doença periodontal.
b) Existe uma relação bidirectional entre diabetes mellitus e doença periodontal.
c) A doença periodontal irá contribuir para um pior controle metabólico apenas nos indivíduos portadores de diabetes mellitus tipo II.
d) Todo paciente diabético deve receber tratamento periodontal adjunto à terapia endócrina visando o controle de sua glicemia. 
e) Até o momento, o diabetes mellitus é o único fator de risco da doença periodontal comprovado por estudos longitudinais. 
6. Sobre o diabetes melittus (DM), é INCORRETO afirmar: 
a) O DM é uma doença multifatorial que envolve fatores genéticos, ambientais e comportamentais. 
b) O DM é classificado em dois tipos principais: tipo I, caracterizado pela reduzida produção de insulina, devido à destruição das células β do pâncreas, e o tipo II que apresenta o defeito na molécula de insulina ou no seu receptor.
c) Diminuição do fluxo salivar e queimação na boca ou língua podem ser uma queixa de pacientes diabéticos mal controlados. 
d) O tratamento periodontal é incapaz de afetar o controle metabólico dos diabéticos. 
e) A progressão da doença periodontal pode estar favorecida pela função alterada de leucócitos polimorfonucleares em diabéticos não controlados. 
7. Correlacione as colunas considerando a interferência do diabetes melittus (DM) no processo de etiopatogenia da doença periodontal. 
a) Aumento da glicose no fluido gengival
b) Ligação dos AGES aos receptores de membrana dos macrófagos
c) Ligação dos AGES aos receptores de membrana das células endoteliais
d) Ligação dos AGES ao colágenos
(c ) Alteração no processo de cicatrização
(b ) Redução da migração de células de defesa
(d ) Ativação de osteoclastos resultando em uma maior destruiçãoo tecidual
(a ) Alteração qualitativa da microbiota
8. Em relação ao tratamento peridontal do paciente diabético, assinale a afirmativa INCORRETA: 
a) A resposta à terapia não-cirúrgica dos diabéticos estáveis é semelhante à dos não-diabéticos, com tendência para: ganho do nível clínico de inserção, redução da profundidade de sondagem e alteração da microbiota subgengival.
b) Tratamentos longos em pacientes diabéticos mal-controlados podem sucumbir a recorrência mais rápida de bolsas profundas.
c) Quando o paciente, durante a anamnese, se queixar de poliúria, polidipsia e perda de peso, devemos suspeitar de diabetes melittus (DM).
d) Quando, durante a anamnese, o paciente já afirma ser diabético, devemos conra-indicar o tratamento periodontal. 
e) Paciente que relata não saber ser diabético mas que apresenta um nível de glicose em jejum superior a 110mg/dl, deve ser encaminhado para o endócrinologista. 
 
9. No que se refere às pneumonias bacterianas, assinale a afirmativa INCORRETA: 
a) Doença periodontal e má conservação dentária aumentam o risco de pneumonia por anaeróbios.
b) A pneumonia bacteriana é adquirida tanto na comunidade como em ambiente hospitalar ou de cuidados de saúde (pneumonia nosocomial).
c) A mucosa da orofaringe, mesmo em indivíduos com boa condição oral, encontra-se colonizada por bacilos gram negativos.
d) A aspiração de pequena quantidade da secreção da orofaringe ocorre em aproximadamente 50% dos indivíduos sistemicamente saudáveis, especialmente durante o sono.
e) Pacientes internados em UTI e idosos institucionalizados apresentam alteração do nível da consciência apresentando maior risco de aspirar a secreção da orofaringe e de desenvolver pneumonia nosocomial.
10. Paciente E.M.O, 46 anos compareceu à clínica de periodontia da doctum queixando-se de sangramento gengival. Ao exame clínico observou-se presença de doença periodontal com mais de 30 % dos sítios infectados com profundidade de sondagem maior que 4 mm, presença de cálculo dental, restauração do 15 face mesial com sobre contorno, elemento 26 com necessidade de tratamento endodôntico e dor, restaurações insatisfatórias nos elementos 24/25 e 35, lesões cariosas nas faces Vestibulares dos elementos 45/47/48, raiz residual do elemento 13. Tendo em vista todas estas informações, trace o plano de tratamento deste paciente.
Vamos iniciar com uma profilaxia e com uma terapia mecânica adjunto com a clorexidina gel 1% por 1min, RAR para remoção de cálculos, em seguida radiografias, tanto ortopantomografias tanto periapicais diagnosticar os níveis de sanguíneos com intuito de observar quais quer alterações de nível sistêmico que possa interferir, depois, realizar o tratamento endodontico do e 26, após isso avaliam-se extensões de caries e danos para as restaurações no 24/25/35/45/47/48, analise para a realização deuma coroa total no e. 13, após todos esses procedimentos faz-se um polimento no elemento 15 devido a seu sobrecontorno da restauração, após os tratamentos indicar a melhor terapia medicamentosa disponível e fazer a educação bucal junto ao paciente, agendar o retorno do paciente para observações e controle. 
Boa Prova !
 
1

Outros materiais