Buscar

Atividade avaliativa materno infantil

Prévia do material em texto

Explicando a doença:
O APVL é uma doença em que a proteína do leite quando ingerida é identificada pelo corpo como alergeno, e como reação de defesa o corpo libera anticorpos específicos (IgE) que iram se aderir aos mastócitos liberando histamina e outros compostos que iram desencadear as reações alérgicas. 
Diagnóstico Nutricional Desnutrição leve, risco de anemia ferropriva (sangue nas fezes), APLV grave.
Correção: Diagnóstico acima correto. A perda de sangue nas fezes é devido à lesão da mucosa do intestino, a perca hemácias nas fezes em longo prazo representa sim um risco de anemia. Ideal pedir um hemograma completo a fim de analisar o VCM. 
Intervenção nutricional 1: Nutricionista orienta que a mãe pode continuar a amamentar e não precisa mudar a alimentação dela e sim do bebê.
Correção: A mãe pode sim continuar alimentar, porém ela precisa mudar sua alimentação, excluído totalmente o consumo de leite, derivados e alimentos que possam ter tido contaminação cruzada. 
Intervenção nutricional 2: Fala também que a alimentação da criança deve ser bem rigorosa. Não deve ter contaminantes. Excluir o consumo de leite e de alimentos feitos com leite.
Correção: A intervenção acima está correta.
Intervenção nutricional 3: Sugere que a família compre o leite de Soja porque é menos alergênico.
Correção: Errado. O leite de soja não é indicado para crianças com menos de seis meses. O ideal é a prescrição de fórmulas hidrolisadas para a criança.

Continue navegando