Buscar

GENETICA - MUTAÇÃO E POLIMORFISMO

Prévia do material em texto

MUTAÇÃO E POLIMORFISMO
ANA DA JUSTA BARTOLO M1 – 2020.1
Mutação é a alteração na sequência das bases nitrogenadas dos nucleotídeos de DNA de um gene. Existem dois tipos de mutações: gênicas e cromossômicas.
MUTAÇÕES GÊNICAS
1. Substituição de nucleotídeos
a – mutação de sentido trocado: o códon original é alterado para um códon que codifica um aminoácido diferente.
b – mutação silenciosa: um códon é alterando dando origem a outro códon que codifica o mesmo aminoácido.
c – mutação sem sentido: é alterado o códon que encerra a tradução, finalizando-a prematuramente.
2. Deleções e inserções
São as mais simples, nas quais ocorre a adição ou a eliminação de um único nucleotídeo. Essas mutações normalmente alteram a matriz de leitura dos aminoácidos, levando a uma completa alteração da proteína a ser produzida. 
MUTAÇÕES CROMOSSÔMICAS
As mutações cromossômicas são subdivididas em aneuploidias e euploidias. Nas aneuploidias, tem-se um aumento ou uma perda de um ou mais cromossomos; já nas euploidias, o aumento ou a perda será em lotes cromossômicos completos, também conhecidos como genomas.
Alterações na sequencia podem acarretar sérios distúrbios na fisiologia celular, mas têm alguns benefícios, como a variação no material genético, evolução adaptativa e seleção natural. 
As mutações podem ocorrer por agentes mutagênicos físicos e químicos (mutação induzida) ou por processos naturais celulares (mutação espontânea). A espontânea pode ocorrer por erros na incorporação dos nucleotídeos ou modificações químicas dos nucleotídeos incorporados. Esses erros na incorporação, em geral, são corrigidos pela DNA polimerase ou por sistemas de reparo, mas a replicação pode ocorrer antes da correção. 
TIPOS DE MUTAÇÃO ESPONTÂNEA
1. Mudanças tautoméricas: pareamentos errôneos de bases
2. Modificações químicas dos nucleotídeos incorporados
a – desaminação: remoção de um grupamento amina. Nesse caso, C vira U e pareia com A (deveria ter pareado com G) ou A vira hipoxantina que pareia com C (deveria ter pareado com T)
b – depurinação: remoção total da base de um nucleotídeo. Cria um sitio apurínico ou apirimídico. Nesse caso, a fita mutada tem um nucleotídeo a menos no local que ocorre depurinação. 
TIPOS DE MUTAÇÃO INDUZIDA
1. Radiações ionizantes: expulsão de um ou mais elétrons que podem induzir lesões no DNA
2. Reagentes químicos: podem levar à desaminação, metilação ou intercalação 
3. Lesões espontâneas: podem gerar quebras no DNA e oxidação de desoxirribose e das bases nitrogenadas
POLIMORFISMO
São variações gênicas local ocupado pelo gene no cromossomo com uma frequência maior que 1% da população. Ou seja, 1 a cada 100 indivíduos tem uma sequência de nucleotídeos diferentes naquele locus. 
TIPOS DE POLIFORMISMOSGÊNICOS 
1. Duplicações ou deleções de sequencias de nucleotídeos – não relacionados a doenças 
2. Alterações de 1 ou poucos pares de bases em DNA intergênicos ou introns – detectados somente por análise de DNA
3. Alterações em éxons ou promotores – interferem no fenótipo 
Polimorfismo de nucleotídeo único (SNP) é uma variação na sequência de DNA que afeta somente uma base na sequência do genoma entre indivíduos de uma espécie ou entre pares de cromossomos de um individuo. O SNP causa suscetibilidade de doenças. 
Os polimorfismos INDEL são variações de comprimento geradas por inserção ou deleção de um ou mais nucleotídeos em uma sequência de DNA.

Continue navegando