Buscar

aps mediação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Proposta de atividade:
O aluno deverá realizar a leitura do capítulo 4 do livro SALLES, Carlos Alberto de; LORENCINI, Marco Antônio Garcia Lopes; SILVA, Paulo Eduardo Alves da (coordenadores). Negociação, mediação e arbitragem – curso básico para programas de graduação em Direito. Rio de Janeiro: Forense; São Paulo: MÉTODO, vb 2012. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/978-85-309-4565-7.
Perguntas a serem desenvolvidas: 
1. O que significa resolver efetivamente um conflito? Como diferenciar uma resolução ruim de outra boa resolução do conflito: a satisfação das partes, um ideal de justiça ou o melhor aproveitamento da situação de conflito?
R. 1.1: A resolução efetiva está diretamente entrelaçada com a aplicação de uma solução eficaz e ter como capacidade de resolver o problema de forma definitiva e justa para ambas as partes sintam-se satisfeitas.
R.1.2: É possível discernir uma resolução boa e uma ruim, no momento em que se perde o controle das negociações, quando uma das partes deseja impor a resolução mais benéfica ao contrario do que seria correto, adquirindo uma forma distinta de justiça.
2. Como diferenciar uma negociação que resolve o conflito de uma negociação que cria valor? O que significa “deixar um valor na mesa”?
R.2.1: As negociações que apenas resolvem os conflitos das partes, o conflito será concluído com a negociação, enquanto a negociação que cria valores pode-se gerar outro conflito, sendo assim são diferentes em sua essência quando será plenamente concluída enquanto à outro pode gerar outro conflito. 
R.2.2: O valor sobre a mesa é determinado quando a negociação se em aberto alguma parte ou que estava fora do acordo ou que talvez não tenha sido abordado, ainda não foi definido sobre que fazer em relação a esse valor, devendo essa parte não ser esquecido sobre a mesa, o importante é refletir antecipadamente o que fazer em relação a esse valor
3. Qual o papel do brainstorming na criação de valores na negociação?
R: O papel do brainstorming trabalha não somente com o que estão em pauta de negociação entre as partes envolvidas no conflito, mas também geram novos valores juntamente com ambas as partes visando uma futura distribuição. O brainstorming é importante, pois surgem várias ideias brutas, que podem ser lapidadas ou descartadas no decorrer do processo, a partir dai ideias com melhores potencias são desenvolvidas e formando cenários hipotéticos para ser trabalhada e desenvolvidas, uma vez contrariada por outra ideias, de vem ser questionada e revelando assim outros interesses para que uma nova ideia seja implantada.
4. Qual a importância de imaginarmos a criação de valores e a distribuição como negociações independentes?
R: A criação de valores e a distribuição como negociações independentes visa assegurar que um processo não interferirá no outro. É coerente trabalhar não somente com o valor que esta sendo negociado entre as 2 partes, mas sim gerar novos valores com a junção das 2 partes visando uma futura distribuição.
5. Quando identificar que um acordo é inviável?
 R: O acordo se torna inviável quando se torna muito mais oneroso para uma das partes, em certos casos a demonstração do desinteresse em manter a negociação levando ao convencimento de uma das partes que seus motivos não são de suma importância, ou a outra parte se mostra mais interessada em prolongar a negociação do que trocar informações e resolver e chegar um acordo.

Continue navegando