Buscar

Massagem do seio carotídeo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Illana Lages
O que é a massagem do seio carotídeo?
A massagem do seio carotídeo (MSC) é uma técnica simples, de baixo custo, realizada à beira do leito, com índice de complicações muito reduzido, que requer para a sua realização apenas um eletrocardiógrafo e um médico familiarizado com o método.  A massagem aciona o reflexo barorreceptor e causa aumento pressórico pela estimulação vagal.
Como fazer: coloca-se o paciente em decúbito dorsal com o pescoço estendido e girado; palpa-se o pulso no seio carotídeo (a nível da cartilagem tireóidea e próxima ao ângulo da mandíbula, anterior ao m. esternocleidomastoideo) e pressiona-se com os dedos continuamente fazendo movimentos circulares por 5 a 10 segundos. Pode ser feita bilateralmente em caso de insucesso, porém apenas após 1 minuto, nunca ao mesmo tempo.
 
O que ocorre com o paciente (fisiologicamente)  quando o médico realiza essa massagem?
Na pessoa normal, a MSC provoca alterações respiratória e cardiovascular. Ela provoca uma alteração na profundidade ventilatória, mas não altera a frequência respiratória.
Paciente com doença da artéria coronária é especialmente propício a desenvolver assistolia após uma breve MSC, resultante de muitos fatores: depressão do nó sinoatrial, bloqueio atrioventricular, e retardo nos escapes nodal ou ventricular. Bloqueio cardíaco avançado é uma proeminente manifestação. Geralmente a sensibilidade do seio carotídeo varia diretamente com o grau de doença da artéria coronária e com a idade. 
Entre as indicações terapêuticas, destaca-se a possibilidade de reversão de crises de taquicardia paroxística supraventricular (TPSV). A reversão súbita de uma crise de TPSV, obtida por um leve toque de dedo abaixo da mandíbula, é uma situação muito gratificante, pois o pacienteque se vê livre das palpitações angustiantes por um toque “mágico”.
Já as complicações arrítmicas graves e ameaçadoras da vida são consideradas extremamente raras. São, em sua maioria, secundárias aos efeitos da MSC sobre os nódulos sinusal e atrioventricular. A manobra pode provocar períodos prolongados de assistolia, interrompidos por batimentos de escape, que raramente degeneram para arritmias mais graves.
 
Referências:
LACERDA, Gustavo de Castro et al . Incidência de complicações relacionadas à massagem do seio carotídeo em 502 pacientes ambulatoriais. Arq. Bras. Cardiol.,  São Paulo ,  v. 92, n. 2, p. 82-87,  Feb.  2009 .
GUSMAO, Joao Batista. Resposta à massagem do seio carotídeo em pacientes submetidos a coronariografia e sua correlação com a doença coronariana. 2009.
2