Buscar

Administração de Vendas, Varejo e Servicos DISCURSIVA2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ADMINISTRAÇÃO DE VENDAS, VAREJO E SERVIÇOS.
 ATIVIDADE AVALIATIVA DISCURSIVA 2
 As principais classificações de varejo são:
 
Sistema de “marketing” vertical: com custos mais baixos para o consumidor final, sistema onde produtor ou atacadista atuam também como varejistas, também chamado de contratual quando as atividades integram-se e o sistema e regido por um contrato.
Departamentos alugados: são espaços locados dentro de um estabelecimento comercial, onde comerciantes ou empreendedores alugam um espaço dentro de lojas de departamentos, hipermercados e shoppings, pagando uma taxa fixa mensal para vender seus produtos. Traz uma vantagem de compartilhar uma clientela fiel já existente.
Franquia: é considerada rede de lojas na qual a propriedade é através um princípio de parceria, trabalham a partir de um franqueador, onde libera a utilização de seu nome, sua visibilidade com o público consumidor, seu marketing e seu potencial mercadológico para o franqueado. O franqueador terá capacidade acelerada de expansão territorial com custo reduzido, e sua marca registrada da franquia prestigiada pelo público.
Redes de lojas: este tipo de loja usufrui de um alto poder de barganha com os fornecedores e tem benefícios com a economia em escala. A organização consiste em uma sociedade anônima (S.A) ou como sociedade por quotas de responsabilidade (LTDA). Quando a rede de lojas é muito grande, possui um capital aberto, ou seja com ações em bolsa de valores.
Independentes: Geralmente administradas pelos proprietário e familiares, são comércios que atuam em um único ponto, que são responsáveis por todos os processos desde a compra, as vendas, entregas, estocagem e definição dos preços das mercadorias. Vem sendo muito utilizado, possui clientes fiéis e custo de operação baixo.
 
REFERÊNCIAS BIBLIOGÁFICAS.
 
HILMANN; Ricardo; ADMINISTRAÇÃO DE VENDAS, VAREJO E SERVIÇOS, 1 º Edição, Universidade Luterana do Brasil, 2020 Canoas RS, 130pgs.
LEVY, Michael; WEITZ, Barton A. Administração de Varejo. São Paulo: Atlas, 2000.

Outros materiais