Buscar

Saneamento Básico e Higiene

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

“Saneamento Básico e Higiene” 
A higiene, saneamento básico, educação sanitária são de extrema importância quando o quesito é a prevenção de doenças causadas por parasitos ou outras problemáticas nas quais prejudicam a saúde. Sabendo disso, é importante ressaltar que as parasitoses intestinais são um problema da saúde pública, em que as contaminações ocorrem por falta das medidas de higiene e saneamento básico adequado. Além disso, a educação sanitária se faz presente nesse cenário, tendo como principal objetivo levar informações para a população sobre como manter hábitos saudáveis de higiene, para que assim os riscos de infestações por parasitoses sejam mínimos, sendo necessário, também, medidas para os impasses existentes.
As doenças parasitárias são caracterizadas como agravo relacionado às camadas sociais de baixa renda, em virtude das precárias condições de vida de grande maioria da população, no que se refere às moradias inadequadas, inexistência de saneamento básico e exclusão dos serviços essenciais de saúde e educação, visto que a prática educativa tem como objetivo ensinar a população como adquirir hábitos higiênicos que promovam a saúde e evitem doenças. Sendo assim, o surgimento de doenças se dá pelo fato de que as condições de higiene são poucas ou não estão sendo feitas de maneira correta, além da questão do saneamento básico e informações necessárias.
Dessa maneira, é necessário que seja entendido o quão importante são as medidas de higiene, partindo do próprio indivíduo. Ademais, por ser um problema que remete a saúde pública, é de grande valia que ocorra, no mínimo, saneamento básico, já que esses serviços impactam diretamente na saúde, qualidade de vida e no desenvolvimento da sociedade como um todo. Outrossim, a informação sobre formas de manter hábitos saudáveis de higiene na população, ajudam na prevenção das parasitoses intestinais
Com base nos aspectos apresentados, fica evidente como a prática de higiene, saneamento básico e educação sanitária são de suma importância para toda população visando prevenir doenças e melhorias na saúde. Além disso, há uma necessidade de campanhas educativo-sanitárias com a população para a diminuição dessas doenças, levando em consideração a falta de informação sobre o assunto em determinadas áreas em que há grande carência de recursos ligados à higiene e educação. Portanto, esses procedimentos são importantes para a prevenção de doenças causadas por parasitos ou outros.

Outros materiais