A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
3 pág.
DISCURSIVAS-DIMENSÃO POSITIVISTA

Pré-visualização | Página 1 de 2

Dimensão Positivista
1. De acordo com o estudo da aula 1, responda em que o iluminismo foi importante e qual método que surgiu nele que ainda hoje se utiliza na investigação científica. (OK) (AULA 1)
Na observação da matéria a fim de se produzir o conhecimento o que será conhecido como método indutivo de investigação cientifica. No geral, nesta primeira fase do movimento o que se observa é uma tentativa de interpretar o homem e o meio em que vive a partir das mesmas regras e abstrações gerais alcançadas pelas ciências como a física de Newton. 
2. De acordo com o conteúdo estudado na Aula 1, descreva quem foi Saint-Simon e qual termo utilizado por ele ao método das ciências sociais e em que este método se baseia. (OK) (AULA 1)
É discípulo de Condorcet e é quem primeiro utilizava o termo positivo ao se referir ao método das ciências naturais, baseado na método da observação e experimentação.
3. Mediante o estudado na aula 1 responda sobre a importância do renascimento com relação a abertura do pensamento em qual fato histórico se chegou na França em 1789. (OK) (AULA 1)
Foi o reposicionamento do homem em relação ao seu meio. Este passa a ser o centro de toda a produção e pensamento. O fato histórico foi a revolução francesa.
4. Sobre o iluminismo responda em que se caracterizou este movimento e qual era seu objetivo. (OK) (AULA 1)
R: O iluminismo se caracterizou em contraposição a idade das trevas. Seu objetivo era trazer luz ao pensamento tradicional reformando-o sob o parâmetro da razão, que já desde o renascimento vinha se tornando central para o desenvolvimento da sociedade.
5. De acordo com o estudado na Aula 1, responda corretamente: Quem é esse pensador e qual a forma de pensar dos escolásticos? 
Tomás de Aquino. A forma de pensar dos escolásticos, está diretamente relacionada à redescoberta de Aristóteles por um grupo social que deseja a libertação do pensamento: os comerciantes burgueses que por não possuírem títulos de nobreza ou terras acumulam riquezas por conta de sua atividade e passam a investir dentre diversas outras coisas no desenvolvimento da arte.
6. Descreva a fase metafísica. (AULA 2)
É marcada pela introdução da argumentação racional para a estruturação da realidade. Nesse sentido, a diferença irá resistir no fato de a metafísica colocar o abstrato no lugar do concreto e a argumentação no lugar da imaginação. Um exemplo se dá no campo jurídico: ao invés da vida se organizar em torno do direito divino, proclamado pelo rei, passará a girar em torno da lei, do contrato, estabelecido entre os homens e para os homens.
7. De acordo com o estudado na Aula 2, responda quem foi Augusto Comte e o que tipo de pensamento o autor acreditava se possível de se produzir? (OK)
Augusto Comte, o pai da sociologia, criador do Positivismo. Em suma, no que tange as ciências sociais, Augusto Comte acredita que era possível se produzir um conhecimento neutro, que se propusesse como verdade.
8. Responda sobre o que é dinâmica social. (OK) (AULA 2)
A dinâmica estuda as causas das mudanças, a sucessão de modificações que ocorrem ao longo da história, de forma orgânica, semelhante a biologia humana, por exemplo. Assim como evolui o corpo evoluiria a sociedade.
9. Descreva a fase Teológica. (OK) (AULA 2)
Na fase teológica, a imaginação desempenha papel de primeiro plano, já que observações sistemáticas dos fenômenos são raras. O comum é que as pessoas criem suas próprias histórias e mitos para a explicação dos fenômenos. Disso decorre que as explicações passam necessariamente por arrazoados que envolvem deuses e espíritos na movimentação da vida. Essa é a mentalidade teológica: Teo (Deus), logia (ciência). O mundo explicado através dos mitos e deuses. 
10. Responda qual a linha e a finalidade dessa organização religiosa fundada por Comte. (OK) (AULA 2)
Religião Positiva (Religião da humanidade), último estágio da obra de Comte quando o autor desenvolverá uma organização religiosa para propagação de sua teoria.
11. Responda, como foi definida a sociologia por Durkheim. (OK) (AULA 3)
A sociologia é definida por Durkheim como a ciência das instituições construídas pela coletividade. Justamente por considerar o homem em seu aspecto gregário, relacional, é que nosso autor focará sua atenção nos fatos sociais, ou seja, em toda maneira de agir suscetível de exercer sobre o indivíduo uma coerção exterior, estabelecida pelo conjunto da sociedade. 
12. Responda o que foi e qual o resultado da “Primavera dos Povos” ocorrido no ano de 1848. (OK) (AULA 3)
Primavera dos Povos movimentos de cunho liberal avançam em toda a Europa, o resultado desse avanço é o estabelecimento de governos liberais burgueses em países como Itália, Alemanha e mesmo a França, berço de Durkheim.
13. De acordo com o conteúdo explique brevemente a qualidade atribuída por Durkheim essa associação e como se dá a evolução delas. (OK) (AULA 3)
Durkheim atribui a qualidade de solidariedade, que pode ser mecânica ou orgânica. A grande questão explicitada pelo autor é que esses dois tipos de solidariedade evoluem em razão inversa, ou seja, enquanto uma progride a outra se retrai. 
14. De acordo com a aula 3 a dualidade dos fatos morais. Responda como devem ser revistas essas regras que mantém a sociedade coesa. (AULA 3, TEMA 3) (OK)
Periodicamente, no entanto, essas regras que mantém a sociedade coesa devem ser revisadas afim de que não caiam em desuso. Uma sociedade dinâmica a ponto de revisar seu conjunto de regras constantemente mantém um alto grau de coesão, vitalidade e continuidade do grupo.
15. Como Estado faz para garantir a coesão social. (AULA 3)
16. De acordo com o conteúdo estudado na aula 04 “Weber: Vida e obra” responda qual texto foi considerado como o mais importante escrito por ele e como Consultor Político do Governo Alemão qual tratado ele colaborou na redação, correlacionando o contexto histórico vivido pelo mundo nesta época. (OK)
R: A ética protestante e o espírito do capitalismo, considerado seu principal texto e como consultor político do governo alemão, tendo participado da redação do tratado de Versalhes - que tratou do contexto pós I Guerra Mundial.
17. Agora responda no que se propões em analisar a teoria de Weber. (OK) (AULA 4)
A teoria de Weber se propõe em analisar o indivíduo, mas não perde de vista a coletividade a qual ele faz parte e que orienta suas ações (ação x ação social). 
18. Como foi o contexto da independência do Brasil, quais guerras surgiram e como era e por quem era formado o exército do pais naquela época. (OK) (AULA 5, TEMA 1)
A consolidação da independência não se deu sem conflitos. Várias guerras marcaram esse período: guerra contra o Uruguai, guerra ao movimento conhecido como confederação do Equador, entre outras. O exército não era uma força militar organizada, sendo formada por mercenários e muitos escravos.
19. Agora responda qual era a linha sociológica e quais as duas forças interessadas na implantação a República no Brasil. (OK) (AULA 5, TEMA 4)
O programa positivista propunha esta como fundamental para a implantação do Estado Positivo e as duas forças interessadas na implantação da república no Brasil era de um lado os positivistas, e de outro, os liberalistas. 
20. Explane sobre a Proclamação da República em 1889. (OK) (AULA 5, TEMA 2)
Em 1889 o Marechal Deodoro da Fonseca posiciona-se contrário as ordens e junto a civis (Benjamim Constant, Rui Barbosa e outros) avança sob o ministério da guerra do Rio de Janeiro. Tanto o imperador quanto seus oficiais encaram o avanço como um golpe, mas julgando não ter forca para se contrapor ao movimento deixam o poder e assim é proclamada a república no Brasil.
21. Responda qual foi a medida adotada pelo governo brasileiro para com o exército e qual inspiração teórica/ sociológica estes retornaram ao Brasil. (OK) (AULA 5, TEMA 1)
Com isso, mais se apresentava a necessidade de profissionalização do exército, muitos vão estudar na Franca e para lá também vai os militares, os estudantes voltam ao Brasil de posse de um novo arcabouço