A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
3 pág.
DISCURSIVAS-DIMENSÃO POSITIVISTA

Pré-visualização | Página 2 de 2

teórico, capaz de interpretar o mundo, estabelecer nele uma ordem para daí produzir progresso: era o ideário positivista de Augusto Comte.
22. Explane sobre o início da Guerra do Paraguai. (OK) (AULA 5, TEMA 2)
Inicia por conta de problemas geopolíticos de navegação e comercio na região do Rio Prata, região fronteira entre Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai. No ano de 1864, inicia-se a chamada guerra do Paraguai. 
23. Agora responda qual o motivo em comum que a igreja Católica e os Positivistas defendiam na década de 30 que os aproximou. (OK) (AULA 6) Na década de 1930, as duas posições defendiam alguns pontos bastante semelhantes, o principal deles, por exemplo, o combate a um inimigo comum, a saber, o liberalismo econômico que propunha uma sociedade regida pelos interesses do mercado. 
24. Responda quando o Serviço Social aparece e são fenômenos de uma sociedade mecanizada como demanda de trabalho. (OK) (AULA 6)
O Serviço social foi chamado a ação quando a industrialização apresenta seus subprodutos consequentes, ou seja, problemas sociais, violência, déficit habitacional, violação de direitos e tantas outras expressões dessa realidade. Cada uma dessas expressões da “questão social” vai se apresentar a sociedade por meio de um conjunto de dados, que devem ser trabalhados por um profissional habilitado a entendê-los a fim de propor soluções.
25. De acordo com o conteúdo estudado na aula 6 O positivismo na prática do assistente social. Ao longo das décadas de 1930 e 1940 o Serviço Social se aproxima da corrente positivista. Responda qual o ganho enquanto profissão. (OK)
R: Conhecimento científico que acaba se mostrando necessário para que, a partir da compreensão da realidade, o assistente social possa empreender uma ação sobre ela.
26. Agora responda, o que era necessário para proporcionar melhor conhecimento aos assistentes sociais e por qual motivo se escolheu a corrente positivista. (OK) (AULA 6)
R: Eram necessários, portanto, métodos e procedimentos que garantissem caráter cientifico a profissão. A necessidade de conhecer bem levou os assistentes sociais a se aproximarem de procedimentos de caráter cientifico. Assim, o que havia de mais progressista por volta da década de 1930-40 no Brasil era o positivismo.
10- Falar sobre o texto escrito por Weber como consultor político do governo alemão, qual tratado ele colaborou, correlacionando o conteúdo histórico vivido pelo mundo essa época. 
R- Bem no texto ele fala sobre a política alemã daquele momento, final da primeira guerra mundial, quando a Alemanha foi derrotada tendo que pagar indenizações de guerra, mudando seu regime político que era absolutista para parlamentarista, bem parecido com o que estamos vivendo hoje, temos um regime capitalista, nos dias atuais pouco se desfruta do mesmo, temos um congresso que deveria votar em prol da população, mas fazem somente o que o presidente quer, suas vontades, seus interesses, deixando à população a mercê. Colaborou com o tratado de Versalhes.