Buscar

FÓRUM 2 - SEMINÁRIO EM EDUCAÇÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Objetivos
• Identificar a relação entre os movimentos sociais no Brasil e a escolarização.
• Refletir sobre as demandas educacionais no Brasil contemporâneo.
 
Descrição da Interatividade
Considerando os conteúdos estudados, discuta com seus colegas, no Fórum, sobre as seguintes questões:
1) Quando e como se consolidou o sistema de ensino no Brasil?
A partir de 1945, com a queda do Estado Novo, surgiu o projeto de Lei de Diretrizes e Bases (LDB), e após uma difícil trajetória, foi finalmente aprovada em 1961, como a lei nº 4.024. Durante esse período, o sistema educacional brasileiro passou por mudanças significativas, e em 1951, fundou-se a atual CAPES (Coordenação do Aperfeiçoamento do Pessoal do Ensino Superior) e em 1961, instalou-se o Conselho Federal de Educação, com campanhas e movimentos de alfabetização de adultos, além da expansão do ensino primário e superior. E após a aprovação da LDB/61, ocorreram movimentos em defesa da escola pública, universal e gratuita. 
2) Quais relações podemos estabelecer entre os movimentos sociais no Brasil e a escolarização?
Os movimentos pela educação no Brasil têm caráter histórico, ocorrendo dentro e fora das escolas e espaços institucionais. As principais questões nos movimentos sociais com a educação são da participação, cidadania e o sentido politico da educação. Os movimentos sociais pela educação abrangem questões de conteúdo escolar, gênero, etnia, nacionalidade, religiões, portadores de necessidades espaciais, entre outros, e são fontes e agencias de produções dos saberes. 
Há como destaque, quatro principais ciclos de protestos e mobilizações a partir dos anos 60, e nos anos 2007 e 2008, apareceu o quinto ciclo de mobilização, dirigindo-se para a democratização das universidades. As lutas e movimentos pela educação são antigas, entretanto invisíveis perante a sociedade, mas recentemente começou a ganhar visibilidade na mídia. Todos os movimentos sociais tem um caráter educativo, sendo os sindicatos dos professores e movimento dos estudantes os protagonistas, porém não se resumem ao território das escolas, estudantes e profissionais.
3) Quais são as demandas educacionais no Brasil contemporâneo?
Os tempos mudaram e com isso as exigências educacionais também, dessa forma, as escolas de hoje não devem ser mais as mesmas de alguns anos atrás. Porém para isso, é necessário enfrentar alguns desafios e mudar as velhas práticas, ferramentas ultrapassadas e metodologias retrógadas.
É importante considerar que as informações chegam mais rápido e de forma acessível, e que os estudantes estão mais autônomos e conectados, e as tecnologias e mídias sociais estão mudando a forma de ensinar e aprender. Tudo isso requer uma escola contemporânea, que ajude o aluno a enfrentar os desafios da sociedade, ressaltando a importância da formação continuada, mantendo a escola sempre atualizada, inovando e aprimorando praticas pedagógicas.
Um fato é que, atualmente, muitos estudantes vão para a escola porque faz parte da sua rotina ou porque os pais obrigam. A escola atual só ira se tornar enriquecedora, indispensável e transformadora, quando ela estiver cheia de alunos motivados, engajados e buscando o aprendizado. E para isso, é necessário oferecer um ensino contextualizado, utilizando elementos que fazem parte da vida e rotina desses estudantes, com conteúdos claros e que façam sentidos, tornando as disciplinas aplicáveis em situações reais do dia-a-dia. 
Referências
A Educação no Brasil – Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/mre000004.pdf. Acesso em: 08/04/2021.
GOHN, Maria da Glória. Movimentos Sociais e Lutas pela Educação no Brasil: Experiências e Desafios na Atualidade. 2016. 12 p. Reunião Científica Regional da ANPED. Curitiba – PR. 2016
VIEGAS, Amanda. Os Desafios Da Escola No Mundo Contemporâneo. 2018. Disponível em: https://www.somospar.com.br/os-desafios-da-escola-no-mundo-contemporaneo/. Acesso em: 08/04/2021
Apresente suas considerações e, lembre-se de comentar as respostas de seus colegas.
Pontuação
A atividade vale de 0 a 1,0 ponto.
Critérios de avaliação
Na avaliação desta tarefa, serão utilizados os seguintes critérios:
• Utilização da norma padrão Língua Portuguesa e das normas da ABNT.
• Compreensão dos textos estudados.
• Capacidade de análise do conteúdo e síntese de ideias.
• Compreensão dos textos estudados e capacidade crítico-argumentativa.
• Articulação entre o tema proposto para discussão e as considerações apresentadas.

Continue navegando