Buscar

AD1 EDUCAÇÃO INFANTIL II 2020-1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aluna: 
Matrícula: 
Disciplina: Educação Infantil II
	Segundo a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) e o os PCN’s (Parâmetros Curriculares Nacionais), é importante que crianças de 0 a 6 anos brinquem. Baseado na legislação pode-se afirmar que é de grande valia a atividade lúdica nos espaços livres da escola, pois trazem benefícios para o crescimento da criança, devido aos estímulos que a ela é oferecido por intermédio do professor e demais colegas de sala, sendo um momento de aprendizado recíproco e coletivo, ao qual ela se apropria da cultura, de conhecimentos geográficos, matemáticos, biológicos e sociais.
	Estamos acostumados a escutar que a creche/escola é um espaço em que o filho fica para ser cuidado (higiene, alimentação e demais rotinas), e devido a essa perspectiva miúda que se criou uma barreira e é exatamente por ela que, o contexto de “espaços livres” se configura de maneira inadequada em determinados lugares e âmbitos escolares. Espaços livres não estão relacionados a um playground somente, mas a um ambiente que se traga o contato do que é de fato real. 
	Para isso, é importante que as crianças tenham contato com a natureza, a fim de conhecer a textura das folhas, a diferença das árvores e que apreciem o voar da borboleta. É importante que vão à rua, conheçam o espaço geográfico que contorna a escola ou suas casas, que percebam que cada casa ou bairro tem suas peculiaridades e cada lugar tem sua cultura e história. É necessário que vão ao mercado e entendam de onde vieram os alimentos que estão ali à venda e aprendam o valor do dinheiro e da importância de não desperdiçar, por exemplo.
	Portanto, é de responsabilidade de toda a equipe pedagógica instigar na criança esse saber, que não se limita em um saber concreto, mas que abre portas para o lúdico, pois muito melhor que brincar de playground é brincar de playground tendo conhecimento de toda a realidade a sua volta. Brincar de casinha é muito bom, mas melhor ainda, é brincar de casinha tendo ciência do espaço geográfico que está entorno. Muito melhor que brincar de veterinário, é brincar conhecendo os animais e suas necessidades.
	Por fim, se feito tais mudanças dentro do corpo pedagógico, maiores serão as chances das crianças terem uma melhora na qualidade de vida em questões de saúde mental e física, além de uma relação adequada com a sociedade e um interesse em sempre descobrir e aprender coisas novas.
Bibliografia: 
Vídeo “Desemparedar das escolas” – https://www.youtube.com/watch?v=CB1qg43k05A;
NUNES, Maria Fernanda Rezende. Educação Infantil: instituições, funções e propostas. Salto para o futuro, p. 14-27;
PEDROSA, Maria Isabel. História e concepções do atendimento em creches: a surpreendente descoberta: quem é e o que pode aprender uma criança de até 3 anos. In Salto para o Futuro, A Educação de crianças em creches. Ano XIX– No 15 – Outubro/2009, pp. 17-24.

Outros materiais