Buscar

Continue navegando


Prévia do material em texto

ATIVIDADES
Com base nos conhecimentos adquiridos nessa aula, vamos responder as questões abaixo, de acordo com o enunciado. 
1. LUCIA, empregada da empresa “ALFA”, estando atolada em dívidas, informou levianamente a seu superior hierárquico que havia mudado de residência, apresentando novo comprovante falso, visando receber maiores vantagens a título de vale-transporte. A empresa “ALFA” descobriu a atitude de sua empregada e resolveu rescindir o seu contrato de trabalho por justa causa. Nesse caso, qual o fundamento deverá ser utilizado pela empresa para lastrear a dispensa? Explique.
Resposta: Pela falta de honestidade da colaboradora o motivo de desligamento seria com base no artigo 482, “A”, ato de improbidade.
A Improbidade é toda ação ou omissão desonesta do empregado, que revelam desonestidade, abuso de confiança, fraude ou má-fé. Visando a uma vantagem para si ou para outrem.
2. Um empregado ajuizou reclamatória trabalhista contra sua empregadora, alegando, em suma, que fora demitido por justa causa, deixando de receber as verbas rescisórias devidas. O reclamante ingressou com a ação, pleiteando o afastamento da justa causa e o pagamento das verbas rescisórias. Por sua vez, a reclamada apresentou sua tese defensiva, alegando que a demissão ocorreu por justa causa em razão de o reclamante ter agredido seu superior hierárquico. Quando do julgamento do feito, o juiz reconheceu que tanto o reclamante quanto a reclamada participaram do evento que determinou o fim do contrato com igual culpa, ou seja, com culpa recíproca. Nesse caso, como deverão ser pagas as verbas rescisórias ao empregado, inclusive o FGTS? Fundamente sua resposta.
Resposta: Quando for configurado culpa recíproca será paga as verbas rescisórias (aviso prévio, férias e 13º Salário) pela metade, também a multa de FGTS será devida pela metade, ou seja 20%.
Preciso mandar minha atividade!
ATENÇÃO:
As respostas deverão ser enviadas por intermédio do Portfólio da plataforma UNIGRAN NET dentro do prazo assinalado, sob pena de não serem consideradas.
Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail: jkrewer@unigran.br;