Buscar

Teoria e Metodologia do Atletismo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1.
	Há muito tempo o valor da prática esportiva é reconhecido e tido como de grande importância no processo de desenvolvimento de crianças e adolescentes, seja no aspecto físico, motor ou até mesmo cognitivo. A prática esportiva pode ser adotada em três diferentes abordagens segundo diversos autores. Disserte sobre o esporte educacional, esporte de participação e esporte de rendimento.
	Resposta Esperada:
O esporte pode ser trabalhado em diferentes ambientes, bastando apenas adequar cada característica necessária ao ambiente no qual está inserido. O esporte educacional, como o próprio nome diz, voltado para educação é o praticado nas instituições de ensino, com a finalidade de promover o desenvolvimento integral dos alunos, tendo como princípios a inclusão, a participação, a cooperação. Já o esporte de participação, voltado para o lazer, é praticado voluntariamente, livremente, tendo como objetivo principal a interação social e o divertimento dos praticantes. Já o esporte de rendimento tem como foco o desempenho dos praticantes, sendo sua prática regulada por leis e normas.
	2.
	O atletismo, em suas mais variadas provas, exige dos atletas o máximo de esforço físico. Esse fato presente no alto nível deve ser evitado no ensino da modalidade em âmbito escolar. Corroborando com isso, o tema faz parte do bloco de conhecimento denominado "Conhecimento sobre o corpo" contido nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Disserte sobre o papel do professor e a importância em se respeitar os limites do corpo em aulas de atletismo.
	Resposta Esperada:
É importante que o professor saiba identificar os limites de cada aluno de sua turma, porém é uma tarefa difícil e com a subjetividade presente, pois cada aluno pode ou não tentar ir além do que realmente seu corpo suporta, e isso atrapalha o julgamento do professor. Por isso, é fundamental que o professor conscientize seus alunos da importância em respeitar os limites do corpo e os sinais de dor e fadiga apresentados durantes as atividades propostas, evitando assim lesões e graves problemas para o próprio aluno.

Continue navegando