Buscar

apostila bar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A profissão do barman é de muita importância dentro do ramo de hotelaria, seja em hotéis, seja em restaurantes de médio ou grande porte, pois é dele a responsabilidade pelo sucesso ou insucesso do bar. 
O bar e a venda de bebidas alcoólicas são fatores que podem contribuir muito para aumentar a lucratividade da empresa, afinal as bebidas alcoólicas de dose e os coktails são uma grande margem de lucro.
Não é a toa que existe o ditado “quem faz o bar é o barman”. Com razão, pois é ele quem comanda toda a dinâmica de um bar. Vamos deixar para falar sobre suas funções mais adiante.
Na primeira década do século XIX, em 1806, um jornal estadunidense publicou a palavra cocktail, sua tradução literal é “rabo de galo”, para designar uma inovação para as bebidas: esse coquetel era descrito como a mistura de gelo, açúcar, destilados e bitter, bebida alcoólica amarga.
Em 1862, o nova iorquino Jerry Thomas, considerado o “pai da coquetelaria”, lançou o livro ‘The Bartender’s Guide: How to mix drinks or The bom vivant’s companion (O guia do bartender: como preparar drinques ou A companhia do bom vivant), com mais de duas centenas de preparos, conhecidos até os dias atuais. O livro de Thomas é conhecido como o primeiro guia oficial de coquetéis. Então pra quem quer estudar algo mais profissional fica a dica de estudar por ele.
Mas apenas em 1951 é que foi fundada na Inglaterra a International Bartenders Association (IBA), ou Associação Internacional de Bartenders, cujo papel foi de extrema importância para a regulamentação da ocupação e também para padronizar receitas clássicas que poderiam ser preparadas em qualquer lugar do mundo. São 62 coquetéis oficiais da Associação cujas receitas não podem ser alteradas.
Não sei se você percebeu mas em 1862, Jerry Thomas, o pai da coquetelaria lançou seu livro, mas somente em 1951 é que foi fundada uma associação para a profissão. Para falar sobre o bartender eu prefiro, entender primeiro, como surgiram os bares, então vem comigo!
Acredita-se que a palavra “bar” tenha sua origem na França. Dois americanos da California, que estudavam em Paris, costumavam frequentar diversas tabernas. Algumas delas apresentavam uma barra (bar, em inglês) estendida ao longo de todo o balcão. Essa barra servia para evitar que os clientes encostassem de uma forma exagerada no balcão e também servia de apoio a clientes que ficavam bastantes alcoolizados, desse jeito o local ficava mais funcional. 
Quando os estudantes retornaram para a sua terra natal levaram com eles a novidade, instalando ali um novo estabelecimento com o nome de bar que logo se tornou a nova moda.
Fez tanto sucesso nos Estados Unidos que logo foi criado o american bar. 
A evolução do bar foi muito rápida, principalmente depois da Primeira Guerra Mundial (1914-1918), devido á divulgação desse tipo de casa comercial feita não só pelos soldados, mas também pelos executivos americanos na Europa e no resto do mundo.
Atualmente, muitos hotéis têm espaço reservado ao bar, eles foram meio que obrigados a montar seus próprios bares por causa da demanda, contribuindo assim, para o bom e moderno serviço prestado aos hóspedes e ao turismo em geral.
Nos hotéis, o tipo de bar mais comum é o chamado lobby bar, localizado no saguão. Mas existem ainda os bares de piscina e o chamado set up, espécie de bar móvel, montado em um carrinho, que atende os hóspedes em seus quartos.
American bar: típico bar estadunidense. Oferece bebidas conhecidas internacionalmente, os primeiros coquetéis e as guarnições. Bar no qual a atração principal é o barman, que em muitas ocasiões é o proprietário. A montagem do salão é voltada para o bar, dando a impressão de estar em um teatro, cujo ator principal é o barmen. É o mais popular estilo de bar no planeta. 
Vamos aos outros tipos:
Piano bar – É um bar clássico, requintado e luxuoso, geralmente localizado em hotéis de primeira categoria, onde a principal atração é a música de piano e o pianista. O serviço do bar, são os mesmos do american bar.
Snack bar – Bar comum, situado em locais de grande movimentação de público, em grandes lojas, aeroportos, estações rodoviárias e de trens, hotéis, CARNAVAL e etc. Além das bebidas. Serve também refeições rápidas, sanduíches e outros produtos de preparação simples e rápida.
Wine bar- Bar especializado em vinhos, que serve também queijos, lanches e pratos rápidos. Além dos vinhos em garrafas, serve também os vinhos em taça, onde as garrafas abertas são arcondicionadas em uma máquina denominada wine machine, que tem um sistema que permite tirar o vinho aos poucos da garrafa aberta e conservar o restante por vários dias.
Single bar – Trata-se de um bar para solteiros e solteiras, onde o principal objetivo é a paquera ou conseguir companhia. Os produtos servidos podem ser os mais variados.

Continue navegando