Buscar

GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES ATIVIDADE 1 (A1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES
ATIVIDADE 1 (A1)
NOTA 9,3
Ao longo da Unidade, verificamos que Segundo Chiavenato (2003, p. 258), “a burocracia é uma forma de organização humana que se baseia na racionalidade, isto é, na adequação dos meios aos objetivos pretendidos, a fim de garantir a máxima eficiência possível ao alcance destes objetivos”. Na teoria da burocracia é reforçada a autoridade. Segundo Etzioni (apud WEBER 1965, p.17), autoridade significa a probabilidade de que um comando ou ordem específica seja obedecido. Esta autoridade se distingue nos diferentes tipos de sociedade”. 
Considerando essas informações e os conteúdos estudados, escolha uma organização formal – pública ou privada. Analise o grau de burocracia essa organização possui, diga como ela poderia melhorar seus processos, utilizando uma ou várias abordagens estudadas, não esqueça de exemplificar! exemplos, caro estudante, podem ser retirados de notícias de jornais, revistas ou artigos científicos. 
Organização Pública: Caixa Econômica Federal (Empresa Pública Federal).
Na Caixa Econômica Federal, o nível de burocracia é altíssimo, muito por conta da atividade econômica - serviços bancários - que a empresa realiza. Na prática, a burocracia (excesso de formalidades) é vista quando o cidadão precisa resolver algum problema relacionado à conta pessoal, aos programas sociais e aos serviços da área da habitação.
Na verdade, a instituição alega que essa burocracia acontece para proteger os seus clientes de golpes que estão ocorrendo em todo o território nacional.
Um exemplo dessa burocracia, é a notícia citada abaixo;
Clientes reclamam de problemas no aplicativo da Caixa. 
Sara Baptista
Do UOL, em São Paulo
03/03/2021 18h05
https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2021/03/03/clientes-reclamam-de-problemas-no-aplicativo-da-caixa.htm 
Os clientes da Caixa Econômica Federal estão reclamando há pelo menos três dias de instabilidades no aplicativo do banco. Muitos usaram as redes sociais para registrar suas queixas.
Segundo os relatos no Twitter, para alguns o problema ocorre logo na tentativa de autenticação para acesso ao aplicativo. Nesse caso, é exibida a mensagem "Ops! Não reconheci seu usuário e senha. Veja se está tudo certo e tente novamente."
Outros enfrentam dificuldades ao tentar fazer transações, já conectados ao aplicativo. Para estes, a informação é: "Não foi possível atender sua requisição no momento. Por favor, tente novamente mais tarde."
Há ainda aqueles que não recebem nenhuma mensagem, mas que não conseguem acessar o aplicativo, que fica sempre carregando, e aqueles que têm o usuário bloqueado, sendo obrigados a refazer o cadastro, além de problemas no leitor biométrico. 
Apesar dos relatos, procurada pelo UOL, a Caixa Econômica Federal informou que o serviço opera normalmente. "O serviço de Internet Banking encontra-se operacional tanto para o acesso via computador quanto via celular", informou a assessoria do banco.
Isto tudo mostra claramente que, a Caixa Econômica Federal não conseguiu acompanhar a evolução tecnológica ao longo desses 160 anos e, a pandemia só veio provar que esta instituição ainda tem muito a evoluir e conseguir acompanhar o nível de qualidade dos bancos privados, que investem pesado em tecnologia para dar um atendimento mais humano aos seus clientes.
Na minha opinião, enquanto a Caixa Econômica Federal continuar sendo uma empresa pública, onde só existem sangue sugas tomando conta, nunca haverá uma melhoria realmente benéfica para todos.
Uma pena, pois é um banco com grande potencial de crescimento.

Continue navegando