Buscar

Prova ADM2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PROVA A AV1 - 2021.1 - DIREITO ADMINISTRATIVO II
OBS - As respostas das questões objetivas e discursivas devem ser fundamentadas.
1. Considerando a jurisprudência dos tribunais superiores:
I A permissão de serviço público será formalizada mediante contrato de adesão, que observará os termos desta lei, das demais normas pertinentes e do edital de licitação, inclusive quanto à precariedade e à revogabilidade unilateral do contrato pelo poder concedente.
II A concessão de serviço público é um ato administrativo pelo qual a Administração Pública transfere a pessoa jurídica ou consórcio de empresas a execução de certa atividade de interesse público coletivo, remunerada através do sistema de tarifas pagas pelos usuários.
III A responsabilidade civil objetiva (art. 37, § 6, CF/88) não se aplica ao permissionário que causa prejuízos a terceiros, em decorrência da prestação de serviço público.
A) Apenas o item I está certo. 
B) Apenas o item II está certo. 
C) Apenas os itens I e III estão certos.
D) Apenas os itens II e III estão certos.
E) todos os itens estão corretos.
2. Em relação às formas de intervenção restritivas. Analise e indique a opção que determina a denominação dada ao ônus real de uso instituído pela administração pública sobre determinado imóvel privado para atendimento do interesse público, mediante indenização dos prejuízos efetivamente suportados e comprovados.
A) Limitação administrativa 
B) Tombamento
C) Servidão administrativa 
D) Ocupação temporária
E) Requisição administrativa
3. A respeito do terceiro setor, assinale V verdadeiro e F falso
(    ) Terceiro Setor é composto por organizações de natureza “privada” (sem o objetivo do lucro) dedicadas à consecução de objetivos sociais ou públicos, embora não seja integrante do governo (Administração Pública direta ou indireta). 
(    ) A doutrina conceitua como terceiro setor o conjunto de pessoas jurídicas de direito privado, institucionalizadas e constituídas conforme a lei civil, sem fins lucrativos, que perseguem finalidades de interesse público.
(   )  O termo Organização Social – refere-se também a uma qualificação concedida a pessoas jurídicas de direito público, sem fins lucrativos, cujas atividades sejam dirigidas ao ensino, à pesquisa científica, ao desenvolvimento tecnológico, à proteção e preservação do meio ambiente, à cultura e à saúde, conforme previsto na Lei Federal nº 9.637/98. 
(   ) A qualificação da entidade privada como organização social é ato administrativo discricionáriodo Poder Público. No âmbito federal, o exame da conveniência e oportunidade da medida cabe ao Ministro ou titular do órgão supervisor ou regulador da área de atividade correspondente ao objeto social da entidade pretendente, assim como ao Ministro da Administração. 
(   ) O Poder Executivo também poderá desqualificar a entidade privada, retirando-lhe o título de organização social, mas essa providência há de estar baseada no descumprimento das disposições contidas no contrato de gestão e devidamente apuradas em processo administrativo, contudo, não será assegurado o direito de defesa dos dirigentes da organização diante da ilegalidade na utilização dos recursos.
4ª - A limitação administrativa sobre determinado bem constitui modalidade de intervenção restritiva na propriedade de caráter 
1. exclusivo, com obrigações positivas, e pode dar ensejo a indenização de natureza jurídica de direito real em favor do proprietário, ainda que não seja demonstrada a efetiva redução do valor econômico do bem em função da referida limitação. 
2. geral e condição inerente ao exercício do direito de propriedade, inexistindo hipóteses de indenização. 
3. geral, mas que pode dar ensejo a indenização em favor do proprietário na hipótese de a limitação causar redução do valor econômico do bem, independentemente do momento em que tenha sido instituída a restrição. 
4. exclusivo e pode dar ensejo a indenização de natureza jurídica de direito real em favor do proprietário, desde que a aquisição do bem tenha ocorrido anteriormente à instituição da restrição. 
5. geral, pela qual o Poder Público impõe a proprietários indeterminados obrigações de fazer ou de não fazer, com o fim de garantir que a propriedade atenda a sua função social, excepcionalmente  que pode dar ensejo a indenização de natureza jurídica de direito pessoal, se a limitação causar redução do valor econômico do bem e a sua aquisição tiver ocorrido anteriormente à instituição da restrição.
5ª Acerca do instituto da desapropriação, assinale a opção correta. 
1.  A declaração de utilidade pública de determinada propriedade privada não afasta o direito à indenização por benfeitorias necessárias e úteis realizadas no imóvel posteriormente ao referido ato, mesmo que feitas sem a autorização do expropriante. 
2. De acordo com o STF, é condição para a imissão provisória da posse de imóvel objeto de desapropriação por utilidade pública o pagamento prévio e integral da indenização. 
3. Declarada a utilidade pública do bem objeto de decreto expropriatório, o poder público deve atender ao prazo de cinco anos para efetivar a desapropriação, o que pode ocorrer mediante acordo ou por via judicial, sob pena de caducidade. 
4.  Na hipótese de o poder expropriante não dar ao imóvel a destinação prevista no decreto expropriatório, o expropriado tem direito real de reivindicar a propriedade do bem. 
5.  Na desapropriação indireta, sobre o valor da indenização a ser paga devem incidir juros compensatórios pela perda antecipada da posse do imóvel, salvo em se tratando de propriedade improdutiva.
6ª Apesar dos esforços para se implantar no setor público elementos originários da gestão privada, há diferenças claras e significativas entre os dois ambientes, que possuem implicações diretas no momento em que buscam se relacionar. O acordo firmado entre a Administração Pública e pessoa do setor privado com o objetivo de implantação ou gestão de serviços públicos, com eventual execução de obras ou fornecimento de bens, mediante financiamento do contratado, contraprestação pecuniária do Poder Público e compartilhamento dos riscos e dos ganhos entre os pactuantes, é denominado 
(A) termo de fomento. 
(B) termo de colaboração. 
(C) contrato de parceria público-privada. 
(D) contrato de concessão comum. 
(E) contrato de gestão
7ª Questão - 1,5 pontos - Em relação às modalidades de intervenções restritivas do estado na propriedade privada, apresente as principais diferenças entre elas, forma de instituição, objeto e indenização.
8ª - Questão - 1,5 ponto
O prefeito do Município de São João de Meriti, no Estado do Rio de Janeiro, desapropriou uma chácara particular para a instalação de uma escola politécnica que irá atender 2000 adolescentes da região. Entretanto, antes do início das obras, o município foi acometido por uma grave calamidade pública e portanto desistiu de dar continuidade ao procedimento. Responda fundamentadamente.
1. O município pode desistir da construção da escola politécnica e construir um hospital? Em que situação o particular tem direito ao retorno de seu bem, mediante a devolução da quantia paga de indenização? Qual o prazo para propositura da respectiva ação?
2. Em relação ao tema desapropriação, qual a diferença entre desapropriação indireta e desapropriação confiscatória?

Continue navegando