Buscar

Atividade de Sociologia pandemia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Atividade de Sociologia – 1º Ano de Ensino Médio Sociedade e Sociabilidade Objetivos: Analisar a relação indivíduo-sociedade, tendo em vista desenvolver uma atitude crítico-reflexiva sobre a produção e ação humana, em seus diversos contextos. Medida é essencial para evitar aglomerações e o risco maior de contágio Com a pandemia do novo coronavírus, o COVID-19, a população vem se adaptando a diversas situações. Medidas de prevenção ao contágio e de enfrentamento de emergência são implantadas a todo o momento. Decretos determinam a suspensão das atividades em Instituições de ensino, bares, restaurantes, academias, shopping centers, entre outros. Os serviços considerados essenciais continuam em funcionamento seguindo mecanismos de segurança. Com isso, a população também alerta para a necessidade de reclusão. Campanhas nas redes sociais como a #FiqueEmCasa são difundidas a cada segundo. Essas medidas visam colaborar com o chamado "achatamento" da curva de crescimento de casos da nova pandemia no Brasil e no mundo. As medidas têm o intuito de evitar a aglomeração de muitas pessoas em um mesmo ambiente, e é uma política de prevenção, que orienta as pessoas em relação aos cuidados com a saúde coletiva explica Alexandre Schwarzbold, presidente da Sociedade RioGrandense de Infectologia (SRGI). A quarentena é uma medida preventiva adotada para conter a doença. Deve-se ter um distanciamento da pessoa que teve contato com um doente durante o período de incubação do COVID-19, que significa o tempo entre a exposição ao vírus e o aparecimento dos sintomas. No caso do Coronavírus esse tempo é de 14 dias, período máximo de incubação do vírus. Essa é uma medida restritiva para frear a doença. É um período importante para ficar em casa, para quem tem esta opção. A medida é uma prevenção para quem não tem a doença não pegar, e para quem tem, sem saber, não transmitir, portanto não é férias. Os cuidados no período de quarentena devem ser redobrados quando se fala em higienização das mãos, respeitar o distanciamento entre pessoas, a etiqueta de tosse com o antebraço e lenços descartáveis, bem como segregar roupas e utensílios domésticos como talheres e copos dos sintomáticos e/ou já diagnosticados”. O termo isolamento social é utilizado quando o paciente já positivou para o Coronavírus. “Neste caso, o paciente fica em casa em isolamento domiciliar com todos os cuidados possíveis, caso os sintomas sejam leves. Nos casos mais graves com comprometimento respiratório, o paciente deve ir para o hospital também em isolamento hospitalar”. Os países que deram a orientação para o distanciamento social achataram essa curva. No final, essa medida implicou em menor impacto econômico e menor exigência de recursos humanos nos hospitais - afirma Schwarzbold. Na sociologia, o isolamento social é um fenômeno sociocultural que denota a falta de interação social, ou seja, a ausência de contato entre os indivíduos. Assim, nunca se ouviu tanto falar em isolamento social, quarentena. 
Com base no texto acima e nos conhecimentos sobre os estudos em Sociologia: 1. Analise as alternativas a seguir, classificando-as em V (verdadeiras) ou F (falsas). 
I- Contato social é a possibilidade de os indivíduos se relacionarem entre si. 
II- Isolamento social pode ocorrer através da proibição dos indivíduos se relacionarem. 
III- Um exemplo de isolamento social é a miscigenação racial brasileira. 
IV- Um exemplo de contato social foi o apartheid na África do Sul.
 2. Entre os fatores que interferem no isolamento social estão: 
(a) A vontade de trabalhar, a preguiça e o nível educacional. 
(b) Os diversos tipos de preconceitos (étnico, religioso, econômico) 
(c) As políticas que asseguram igual acesso aos meios de formação educacional. 
(d) A vida isolada da sociedade não atrapalha em nada a socialização do indivíduo. 
3. Dentre os tipos de isolamento, a saber: isolamento social, psíquico, cultural. A foto a seguir, revela qual tipo de isolamento? O que caracteriza e quais mecanismos reforçam esse isolamento? 
4. Leia sobre Coronavírus, e elabore um texto utilizando conceitos da Sociologia, que você já estudou e conhece, narrando como você e sua família estão vivendo/colocando em prática o isolamento social em tempos de Coronavírus. 
5. Lendas e mitos relatam histórias de heróis que, mesmo crescendo no isolamento, tornam-se humanos, por exemplo, Rômulo e Remo, Tarzan, Mogli. No contexto de Coronavírus, descreva algumas ações que os humanos podem realizar para amenizar o isolamento social na família, entre os amigos, na comunidade em que vive.
6. Realize uma pesquisa nos meios de comunicação e, partir de sua pesquisa, atualize os dados do gráfico acima sobre o aumento dos casos. Identifique as opiniões da sociedade sobre o Coronavírus, e analise quais segmentos da sociedade podem ser mais afetados com o covid-19 ? 
Referências TOMAZI, N.D. Sociologia para o Ensino Médio. 2ª ed. São Paulo: Saraiva, 2018

Outros materiais