Buscar

Atividade Discursiva 1 - Embriologia e Anatomia Comparadas - ULBRA 2021/01

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade Discursiva 1 - Embriologia e Anatomia Comparadas – ULBRA 2021/01
Assista o vídeo no you tube: “Quando éramos peixes” https://www.youtube.com/watch?v=K-BUOgovCro&list=PLErRYgdMFQbZr6NQv0a5jAgPeTpvrxIVu&index=153&t=1595s
Responda às questões:
1) No vídeo o Dr. Shubin relata que quando dissecava os corpos no laboratório de anatomia, os mesmos não pareciam muito “humanos”, mas quando chegava nas mãos, sentia um senso de ligação muito forte com o ser humano. Ficava maravilhado com anatomia da mão e a relação das estruturas entre si: ossos, tendões, nervos e músculos e a habilidade precisa que desenvolvemos, como seres humanos. Então sua grande motivação foi descobrir de onde veio esta “maravilha da evolução” e foi buscando esta resposta que o dr. Shubin e sua equipe descobriram o tiktaalik. Explique qual é a relação entre a descoberta do tiktaalik e a origem da mão humana?
 
2) De acordo com o vídeo, qual foi a posição de Darwin em relação à evolução dos tetrápodes a partir dos peixes? Ele também previu que existiria formas transacionais? Comente.
 
3) O que são arcos branquiais e que estruturas originaram nos peixes e nos seres humanos?
 
4) O gene Hedgehog foi estudado nas Drosophilas e descobriu-se que ele emitia um sinal de organização e instruía as células a fazerem diferentes funções em uma certa ordem, dependendo de sua proximidade com a origem do sinal. Este mesmo gene foi identificado nos embriões de aves e chamado de Sonic Hedgehog. Qual é a relação deste gene com o tiktaalik e com a mão humana?
Resposta
1. O fator decisivo da relação do Tiktaalik com a mão humana estava nas barbatanas, pois possuía a relação padrão de 1 osso, 2 ossos e vários ossos que vimos nos nossos membros hoje. Existia até uma espécie de pulso, o primeiro sinal de um elo com a mão humana.
2. De acordo com Darwin, que dizia que o motivo pelo qual os animais possuíam este mesmo padrão fundamental (Arquitetura Esquelético), era que em algum momento de um passado distante tiveram o mesmo ancestral e que este também possuía a sua versão deste padrão.  Darwin foi mais longe, e previu que existia animais mais antigos, formas transicionais entre os peixes pré-históricos com barbatanas a 400 milhões de anos e os primeiros tetrápodes. Os tetrápodes foram os primeiros a possuir o padrão (1 osso, 2 ossos, vários ossos de Richard Owen).
3. Os arcos branquiais são projeções localizadas em áreas dos embriões chamadas de pescoço ou área faríngea. E que nos peixes se tornam parte das guelras e nas pessoas parte da mandíbula inferior, ouvido médio e de nossa laringe.
4. O gene Sonic Hedgehog desempenha a mesma função de que em vários animais quadrúpedes. E este gene tem os mesmos mecanismos básicos de padronização que desempenham a mesma função tanto no Rajidae, tubarão, galinha, no rato e até mesmo nos humanos. Este gene que determina a formas das mãos também moldava a forma das barbatanas dos nossos ancestrais peixes.