Buscar

Vasos e Nervos do Abdome

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Vasos e Nervos do Abdome
ANATOMIA – 15/09/2020
A irrigação arterial das vísceras abdominais e da própria parede abdominal ocorre através de ramos da aorta abdominal, sendo esses: frênicas inferiores (2), lombares (da ramos na parede posterior do abdome), tronco celíaco (que também se ramifica em artéria gástrica esquerda, artéria esplênica e artéria hepática comum), mesentérica superior, suprarrenais (2), renais, gonadais, mesentérica inferior, ilíacas comuns e artéria sacral media.
As artérias ilíacas comum direita e esquerda irão posteriormente se bifurcar em dois ramos: a artéria ilíaca externa (se direciona ao membro inferior e após cruzar o ligamento inguinal passa a se chamar artéria femoral) e artéria ilíaca interna (hipogástrica – irá se dividir no interior da pelve em diversos ramos que irão irrigar os órgãos pélvicos). 
O sistema venoso do abdome se distingue em dois conjuntos distintos, sendo eles o sistema cava e o sistema porta.
O sistema cava é formado pela união das duas veias ilíacos comuns, que irão formar a veia cava inferior, que ira receber em seu trajeto ascendente a veia gonadal direita (gonadal esquerda ira se unir com a veia renal esquerda), posteriormente ira receber a veia renal direita e esquerda e próximo a sua entrada no orifício da veia cava inferior no diafragma (forame da veia cava) recebe as veias hepáticas oriundas do fígado, além disso, pode se observar ao longo de toda a veia cava inferior a entrada de varias tributarias lombares oriundas da drenagem venosa da parede posterior do abdome, destacando que a VCI não apresenta os mesmos ramos que a aorta abdominal, uma vez que todas as veias que drenam os órgãos do sistema digestivo irão reunir-se na formação da veia porta.
O sistema porta representa a união da veia mesentérica superior com a veia esplênica, para formar a veia porta. Sendo que a veia mesentérica inferior tende a ser uma tributária da veia esplênica, mas podendo também entrar na junção com a veia mesentérica superior. Ou seja, todo o sangue venoso oriundo do trato digestivo irá passar através do fígado, onde será devidamente metabolizado/ filtrado, e este sangue venoso irá posteriormente retornar ao sistema cava logo abaixo da entrada da veia cava inferior, através das veias hepáticas.
Drenagem venosa da trato gastrointestinal → Veia Porta → Fígado → Veias Hepáticas → Retorna ao Sistema Cava → Veia Cava Inferior.
Anastomoses porto-sistêmicas: veia gástrica esquerda e veias esofágicas; veia umbilical e veias subcutâneas do abdome; veia retal superior e retal média.
A inervação do abdome deve ser distinguida em duas origens distintas: nervos somáticos (plexo lombar) e nervos viscerais (esplâncnicos – SNA).
SNA: é formado pelos nervos espinhais + nervos simpáticos torácicos + ramos do nervo vago, bem como pelos plexos celíaco, intermesenterioco, hipogástrico superior e hipogástrico inferior.
Plexo lombar: é formado pelos nervos iliohipogastrico, ilioinguinal, genitofemoral, cutâneo lateral da coxa, femoral e obturado.
O sistema linfático do abdome ocorre através de um conjunto de linfonodos inguinais, ilíacos, lombares (aórticos laterais), destacando a cisterna do quilo, de onde temos a origem do duto torácico o qual irá drenar para o ângulo venoso esquerdo. 
Página | 2

Outros materiais