Buscar

Fluxograma AINES

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DERIVADOS DO ÁCIDO FENILANTRANILICO
Inibidores não seletivos de COX.
DERIVADOS DO ÁCIDO ACÉTICO
Inibidores não seletivos de COX.
DERIVADOS DO ÁCIDO PROPIÔNICO
Inibidores não seletivos de COX.
DERIVADOS COXIBES
Inibidores seletivos de COX-2.
DERIVADOS DO ÁCIDO ENÓLICO
Inibidores não seletivos de COX.
SALICILATOS
Inibidores não seletivos de COX.
Via oral: Esses fármacos administrados via oral, de modo geral são bem absorvidos pelo TGL e na circulação sanguínea, eles se ligam amplamente às proteínas plasmáticas. 
Via intradérmica: Esta via de administração pode ser considerada uma alternativa terapêutica para indivíduos impossibilitados de fazer uso oral de AINES.
Via tópica: A administração tópica tem como objetivo a penetração do princípio ativo nos tecidos, tais como músculo e articulações abaixo do sítio de aplicação. Pode levar a um aumento na concentração local da droga nos tecidos subjacentes tal como o músculo, sem antes entrar na circulação geral. O tratamento tópico pode ser considerado como alternativa para pacientes com riscos de efeitos sistêmicos. 
Os AINES inibem de forma variável as duas isoformas da COX em suas dosagens terapêuticas. Antagonizam os receptores de PG, reduzem a permeabilidade capilar, diminuindo o edema e vermelhidão, e inibem a liberação de PGE o que leva a redução do estado febril. 
O mecanismo de ação desses fármacos envolve a supressão da atividade de das duas isoenzimas da COX (1 e 2), sendo chamados de não seletivos, ou inibindo apenas a isoenzima 2, sendo chamados de seletivos.
Inibem a síntese de prostanoides que são produzidos a partir do ácido araquidônico (AA) após ação de isoenzimas denominadas ciclogenases 1 e 2 (COX-1 e 2).
Possuem propriedades analgésica, antitérmica, anti-inflamatória e antitrombótica.
São anti-inflamatórios diferentes dos esteroidais, pois atuam por mecanismos de ação diferente e têm sua estrutura química e farmacocinética distintas da classificação esteroide.
ANTI-INFLAMATÓRIOS NÃO ESTERÓIDAIS

Continue navegando

Outros materiais