Buscar

Avaliação Comportamento Organizacional 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Avaliação Comportamento Organizacional 1
Aluna: Larissa Almeida 
Matricula: 201951139542
Nota:10
1 O mundo atual caracteriza-se por um constante ambiente de mudança. O ambiente geral que envolve as organizações é mutável e dinâmico, exigindo delas uma elevada capacidade de adaptação como condição básica de sobrevivência. (CHIAVENATO, 2009 - Adaptado).
Considerando tais mudanças, assinale a opção correta.
a) As mudanças científicas, tecnológicas, econômicas, sociais, políticas, dentre outras, influenciam o desenvolvimento e o êxito das organizações.
b) As forças exógenas criam necessidades de mudança estrutural e comportamental, provêm do interior da organização pela interação de seus participantes e tensões por diferentes objetivos.
c) As forças endógenas provêm do ambiente, como novas tecnologias, mudanças em valores da sociedade, oportunidades ou limitações do ambiente.
d) O processo de mudança organizacional contempla forças endógenas e exógenas que agem de forma não relacionada.
e) O mundo moderno promove mudanças rápidas, de forma isolada e regressiva.
2 As mudanças no ambiente corporativo são mais facilmente assimiladas pelos colaboradores quando a empresa assume um compromisso com a gestão do conhecimento e com a aprendizagem organizacional, pois é necessário ____________.
Assinale a opção que completa corretamente a lacuna acima.
a) Valorizar mais os acertos do que os erros.
b) Entender que a tentativa e erro devem ser abolidos da gestão de uma empresa.
c) Reconhecer que o ambiente de educação corporativa não deve ser aplicado para todas as pessoas e unidades de uma empresa.
d) A execução de programas formais de treinamento e desenvolvimento profissional.
e) Reaprender a aprender.
3 Os debates sobre motivação ocupam um papel central em importantes debates sobre políticas públicas e, também estão entre as questões mais importantes que os gestores precisam lidar no cotidiano das organizações. (ROBBINS, 2014 - Adaptado).
Com relação às teorias motivacionais, assinale a opção correta.
a) Os fatores higiênicos da teoria motivacional de Herzberg referem-se ao conteúdo do cargo, às tarefas e aos deveres relacionados ao cargo. 
b) Os fatores motivacionais da teoria motivacional de Herzberg referem-se às condições que rodeiam a pessoa enquanto trabalha.
c) Comparando as teorias de Maslow e Herzberg, as necessidades fisiológicas, de segurança e social de Maslow, correspondem aos fatores motivacionais de Herzberg.
d) A teoria das necessidades básicas de Maslow considera que as necessidades humanas estão arranjadas em uma pirâmide de importância no comportamento humano. 
e) A teoria de motivação de Victor H. Vroom engloba a motivação para a produção, as necessidades motivacionais de Maslow e os fatores de Herzberg.
4 Uma carreira de sucesso, tanto em empreendimento próprio, quanto em empresas, tem mais chances de ocorrer quando o candidato.
a) Busca uma boa formação educacional, investe no desenvolvimento de novas competências e possui a capacidade de aprender com os próprios erros.
b) Aposta na experiência profissional e não busca uma formação educacional adequada.
c) Busca uma boa formação educacional, investe no desenvolvimento de novas competências e atribui seus erros sempre aos outros.
d) Possui uma formação educacional adequada e espera pelo apadrinhamento de alguém que lhe dê boas indicações de emprego.
e) Possui boas ideias, capacidade de inovação e bom relacionamento interpessoal sendo suficiente para progredir na carreira, mesmo sem formação educacional adequada.
5 Diversas competências são adquiridas pelos profissionais durante o desenvolvimento de suas carreiras. Algumas dessas são ditas aprendizado por experiência. Assinale alternativa que apresenta uma frase correta sobre essa temática.
a) Muitos assuntos podem ser transmitidos e ensinados, porém a experiência é única e não pode ser passada de uma pessoa para outra.
b) Experiência pode ser adquirida através de ensino formal de graduação. Não é necessário praticar.
c) A experiência não é uma competência, ela não acrescenta melhorias na formação dos profissionais.
d) Tal qual os assuntos acadêmicos, a experiência também pode ser transmitida entre as pessoas.
e) Muitos assuntos podem ser transmitidos e ensinados, porém a experiência é única e, por isto, não contribui na elaboração dos trabalhos em grupo.
6 Especialistas em gestão de pessoas destacam que é preciso estabelecer os rumos e definir o destino na empresa para mobilizar as pessoas na direção desejada. A capacidade do líder é medida pela sua habilidade de mobilizar o envolvimento individual para a composição do conjunto. Pesquisas no ambiente organizacional apontam que não há dúvidas sobre a relação entre liderança e gestão estratégica.
Assinale a opção que caracteriza corretamente essa relação.
a) A liderança é responsável por disseminar a cultura e a forma como a empresa deseja atuar para atingir os melhores resultados. 
b) A liderança interfere nos relacionamentos internos e no clima da empresa, porque precisa forçar que o ambiente seja favorável à realização dos objetivos organizacionais.
c) A liderança só deve interferir nas equipes se esta apontar a presença de conflitos entre os liderados. Do contrário, as equipes devem atuar com independência, pois conhecem suas responsabilidades.
d) A liderança só deverá interferir parcialmente no ambiente de trabalho, quando há suspeita de possíveis problemas de entendimento ou de comprometimento com as metas. xx
e) A liderança tem pouco a ver com a qualidade do clima organizacional e não deve interferir no mesmo, desde que os objetivos sejam atingidos.

Continue navegando