Buscar

Processo Decisório AOL 2 - UNINASSAU

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Processo Decisório - 20211.B
Avaliação On-Line 2 (AOL 2) - Questionário
Pergunta 1
A tomada de decisão ética refere-se ao processo de avaliar e escolher entre alternativas de maneira consistente com os princípios éticos. Ao tomar decisões éticas, é necessário perceber e eliminar opções antiéticas e selecionar a melhor alternativa ética.
O processo de tomada de decisões éticas requer:
I-Compromisso: O desejo de fazer a coisa certa, independentemente do custo;
II-Consciência: a consciência de agir de forma consistente e aplicar convicções morais ao comportamento diário;
III-Competência: Capacidade de coletar e avaliar informações, desenvolver alternativas e prever possíveis consequências e riscos.
I, II, e III estão corretas
Pergunta 2
Um conceito importante que destaca o papel da tecnologia da informação na competição é a "cadeia de valor". Esse conceito divide as atividades de uma empresa nas atividades tecnologicamente e economicamente distintas que realiza para fazer negócios. Vários benefícios são estabelecidos na intuição e na tomada de decisões. Qual o principal benefício que a “cadeia de valor” permite conquistar?
Obter vantagem competitiva sobre seus rivais.
Pergunta 3
O Empowerment é baseado em quatro aspectos principais: Poder, Motivação, Desenvolvimento e Liderança. 
I-O empowerment envolve a permissão para que as pessoas tomem decisões a respeito de seu trabalho. 
II-Manter o colaborador motivado, prestigiar o bom desempenho das tarefas, apreciar e festejar o alcance das metas, faz com que ele trabalhe com mais dedicação e proatividade.
III-Capacitar os colaboradores de uma instituição, fornecer qualificação profissional, e a oportunidade de adquirir conhecimento.
É CORRETO apenas o que se afirma em
I, II, e III.
Pergunta 4
Em relação ao que interfere na tomada de decisão ética, assinale (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas.
( ) Muitas vezes as pessoas têm dificuldade de identificar a gravidade da questão ética, pois ela assume caráter pessoal e temporal, influenciando a dimensão da sensibilidade. 
( ) Fatores individuais ajudam a compreender porque as pessoas tomam decisões éticas diferentes em situações semelhantes dentro das organizações.
( ) Na cultura organizacional, a dimensão ética deve ser valorizada quanto aos fatores individuais de seus membros, considerando que o conjunto das crenças e valores de cada um, suas normas e rituais, auxiliam na resolução dos problemas compartilhados.
( ) Os terceiros significativos são aquelas pessoas que exercem influências sobre os indivíduos ou o grupo de trabalho; quanto menos experiente maior a possibilidade de a pessoa ser influenciada.
F, V, V, F 
Pergunta 5
O processo decisório em uma organização se refere à
escolha de alternativas
Pergunta 6
Sobre conceitos de dados e informações, analise as seguintes afirmativas:
I. Dados são descrições de coisas, eventos, atividades e transações que são resgatados, classificados e reservados, mas não são suficientes para transmitir significados específicos.
II. Informações são dados que foram organizados para transmitirem significado e valor, que auxiliam na elaboração de conclusões sobre a informação.
III. Conhecimento é a transformação dessas informações que organizados transmitem experiência, aprendizagem e prática que podem ser aplicadas a um problema ou atividade empresarial.
I, II e III são corretas.
Pergunta 7
Delegação de poderes é uma ferramenta que está em alta no mercado de trabalho, se trata do processo de transferir tarefas. Sendo assim, delegar é:
Motivar e incentivar aos seus colaboradores, estimulando-os a se envolver mais com as atividades da empresa. 
Pergunta 8
Empowerment é uma ação estratégica que tem em vista o melhor aproveitamento do capital humano, por meio da delegação de poder. Analise as afirmativas a seguir:
I. Dar importâncias às pessoas faz parte do poder.
II. Participar dos resultados faz parte da motivação.
III. Abrir novos horizontes faz parte da liderança.
Assinale:
se todas as afirmativas estiverem corretas.
Pergunta 9
Dado, informação e conhecimento são elementos fundamentais para o desenvolvimento e tomada de decisão nas organizações, mas seus significados não são tão evidentes. Computadores conseguem produzir uma quantidade tremenda de informação, mas o progresso dessa tecnologia não está na quantidade e sim na qualidade da informação produzida. Com isso podemos afirmar que o grande desafio dos tomadores de decisão é:
é o de transformar dados em informação e informação em conhecimento;
Pergunta 10
A Ética é um produto das relações humanas. De forma pragmática, a ética se apresenta como o assunto cujo estudo tem tornado possível maximizar a eficácia das relações humanas nas organizações. Em seu sentido mais abrangente, ética é
conjunto de princípios morais adotados pelos indivíduos, associado ao ambiente social que se relacionam.

Outros materiais