Buscar

Discursiva Direito de Família

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Direito Civil - Família
Pergunta: Após o fim do casamento, a guarda do único filho, de apenas dois anos, ficou exclusivamente com a genitora e o pai comprometeu-se ao pagamento de pensão alimentícia no valor de R$ 1.000,00 (mil reais). Porém, há três meses deixou de cumprir com sua obrigação, sob alegação de que constituiu nova família e não tem mais condições de arcar com o valor.
Diante da situação fática apresentada, discorra sobre a obrigação alimentar. Justifique sua resposta.
Resposta: 
Conforme a Constituição Federal em seu Art. 5º inciso LXVII dispõe: 
 “Art. 5º inciso LXVII. não haverá prisão civil por dívida, salvo do responsável pelo inadimplemento voluntário e inescusável de obrigação alimentícia e a do depositário infiel”.
Portanto a alegação do alimentante que não tem condições de arcar com o valor, sobre o argumento de constituir nova família, não é alegação suficiente para deixar de cumprir com sua obrigação de pagar pensão alimentícia. Além disso poderá ser preso conforme o Art. 528, parágrafo 3º do Novo Código de Processo Civil.:
 “Art. 528, §3º. Se o executado não pagar ou se a justificativa apresentada não for aceita, o juiz além de mandar protestar o pronunciamento judicial na forma do §1º, decretar-lhe-á a prisão pelo prazo de 1 (um) a 3 (três) meses. 
A pensão alimentícia é devida aos menores de 18 anos, e maiores de 18 anos, dês de que estejam estudando, podendo ser um curso técnico, bacharelado ou curso para vestibular, devendo o alimentando provar seu vínculo escolar.
Entretanto se o alimentante não possui condições de arcar com valores alto da pensão alimentícia, deverá este entrar com uma ação revisional de alimentos, a Lei nº 5.478/68 prevê em seu Art. 15:
 “Art. 15. A decisão judicial sobre alimentos não transita em julgado e pode a qualquer tempo ser revista, em face da modificação da situação financeira dos interessados”.
Portanto a alegação do alimentante de não possuir condições de pagar pensão alimentícia sobre o argumento de constituir nova família, não está resguardado, devendo o alimentante provar que não possui condições de pagar pensão. Lembrando que o alimentante tem a obrigação de pagar pensão alimentícia.

Outros materiais