Buscar

Atividade cultural nº 4- Seminários

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Nome: Vanessa Carreiro Felipe Garcia
Matrícula: 18216080059 Polo: Itaocara- ITO
Atividade cultural nº 4 de Seminário de Práticas Educativas 3
Resenha da visita virtual aos Museus do Vaticano
 
Os Museus de arte do Vaticano, localizados em Roma, na Itália são uma reunião de instituições culturais independentes com sub-seções e outras menos autônomas, aperfeiçoados pelos gostos dos pontífices romanos, ao longo dos séculos. Um verdadeiro complexo de obras culturais que subscrevem a historia, coexistindo no interior dos palácios do Vaticano, inaugurado em 1506. Na contemporaneidade é visitado por seis milhões de pessoas ao ano. Conhecido como o maior acervo de obras ligadas ao catolicismo em todo o mundo. São exibidos, além da arquitetura histórica e característica do cristianismo também são mostrados afrescos de artistas renomados, gravuras, mosaicos, catacumbas, bustos, escultas, entre outros elementos.
Tendo início a esta saga de ajuntamento artístico em 1503, quando a escultura de Apollo del Belvedere é levada para o vaticano por ondem do Papa Júlio II, em seguida também levadas as obras Venus Felix,  Nilo, Rio Tevere, Ariana Adormecida, Laocoonte e seus filhos. Onde foram acomodadas na Cortile Ottagonale e com isso novos ambientes foram construídos para abrigarem para novos Papas da nobreza anexar suas obras. 
São ao todo nove pavimentos: o Museu Pio- Clementino, com obras gregas e romanas; o Museu Gregoriano Egípcio, com suas nove salas e um imenso conteúdo do Egito Romano de Roma, interligadas às inspirações Egípcias; Museu Chiaramonti composto por bustos romanos; o Museu Gregoriano Etrusco, composto por antiguidades etruscas( civilização que viveu na península da Itália); o Museu Missionário-Etnológico, mostra as tradições de todos os povos dando início ao museu Missionário-Etnológico; Museu Gregoriano Profano, com estátuas, baixos-relevos e mosaicos da era romana; o Museu Pio-Cristão, criado pelo Papa Pio IX, de origem do Palácio do Latrão e após compondo o complexo do Vaticano; Museu Cristão, Reverenciando a fé cristã nos primeiros anos, reúne Catacumbas romanas; Museu Profano, composto por antiguidades profanas; a Pinacoteca Vaticana, Tendo 460 pinturas espalhadas por 18 salas, ordenadas em ordem cronológica e a 
protagonista a Capela Sistina, símbolo da Santa Sé, que foi uma reforma de uma outra capela 1477 e 1480, a qual gerou o mais célebre composto de afrescos do mundo, no pontificado de Sisto IV, que gerou o nome do local. Importantes nomes deste cenário foram responsáveis por esta criação como Além de Michelangelo, autor do Renascimento que fez os afrescos do teto da capela com gravuras que retratam passagens biblícas. Pietro Perugino, Sandro Botticelli e Domenico Ghirlandaio reproduziram as passagens blíblicas da vida de Moisés e de Jesus Cristo. E atualmente é neste local que ocorre o chamado conclave, que a escolha de um novo Papa.
O percurso até se chegar a capela leva no mínimo uma hora. Ao longo de todo o percurso no museus, existem mapas, placas indicativas para orientar seus visitantes. Aberto ao público de segunda à sábado, das 9 horas às 18, porém a entrada é permitida somente até as 14 horas. E também no último domingo de cada mês, ficam abertos das 09 às 14 horas, com entrada até 12:30 horas somente. Salvo em datas estipuladas durante ao ano, ao qual o museu não abre. Os ingressos são comprados no site e no revendedor oficial por variados preços específicos para o vasto público. E ainda existe entrada grátis para uma determinada parte do púbico, e também ocorre visitas com acessibilidade. Ou ainda pode ser feito um Tour virtual através do site oficial do museu, com possibilidade de visitar lugares que o compões com uma visão em 3D.
Comentário
Para as visitas aos Museus do Vaticano pode ser usada como ferramenta fundamental a internet, em tours online pelos suntuosos salões que o compõe. Com a tranquilidade para observar cada detalhe, e com a possibilidade da visão em três dimensões em alguns ambientes para uma experiência memorável. Assim, pode haver o contato com ícones das artes, feito por icônicos mestres como de Michelangelo, Rafael, Leonardo Da Vinci, Caravaggio e outros. 
Esse imenso acervo reúne mais de 500 anos de história com peças de um mundo antigo e misterioso, criado à partir das ideias dos Papas, que pretenderam, de certa forma preservar valores, ideologias, e a criatividade para a eternidade. Este é a representação global daquilo que oriunda das mãos e da capacidade do ser humano, retrata o que ele pode ser capaz de fazer, mostrando a grandeza da genialidade e da expressividade. Artista aqui concebido metaforicamente como equiparável á Deus, criando e recriando o que vemos hoje.
http://www.museivaticani.va/content/museivaticani/es/collezioni/catalogo-online.html
https://www.youtube.com/watch?v=lVxMHRiC3tc
https://pt.wikipedia.org/wiki/Museus_Vaticanos
https://www.romapravoce.com/museus-do-vaticano/

Outros materiais