Buscar

Fichário Agenda 15

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Nome: Jardel Cerqueira 09/12/2020 - Técnico em Administração Ead - Centro Paulo Souza - GEAD
Fichário – Agenda 15: Marketing
Orientações: A televisão é hoje uma das principais mídias para veicular propagandas, mas não é a única. Além do rádio, jornais, revistas, outdoors, internet, as empresas têm apostado em locais cada vez mais inusitados para atrair a atenção do seu público consumidor. Escolha duas empresas e faça uma pesquisa das diferentes mídias utilizadas por estas para divulgar suas propagandas. No seu fichário, responda às seguintes questões:
1. Quais as mídias utilizadas pelas empresas pesquisadas? (Jornais, revistas, folders, televisão, outdoors, banners em ônibus e vias públicas, internet)
As duas empresas se serviram do marketing digital, visto que a internet foi o que mais movimentou-se nesses últimos anos. Dessa forma, as empresas desenvolveram sua campanha publicitária pelo Twitter e pelo Facebook. A seguir o texto de apresentação de cada uma das empresas, e a descrição de cada campanha criada.
1. Airbnb: As grandes marcas estão cada vez mais envolvidas em questões sociais e suas campanhas estão entre os exemplos de marketing digital mais impactantes e que geram maior engajamento digital com usuários das redes sociais. Um exemplo bem legal disso é a campanha #weaccept da Airbnb. A campanha foi lançada logo após a proibição do presidente americano Trump em relação a entrada de refugiados e imigrantes de países muçulmanos nos Estados Unidos. 
No início do ano de 2017 muito se discutiu sobre os refugiados. Neste cenário, com a discussão em alta a Airbnb tomou uma posição contra o presidente Trump, com uma propaganda de alto impacto. Campanha essa que não foi veiculada em qualquer lugar não! Foi veiculada em vídeo durante o Super Bowl, a final do futebol americano que é conhecida por ter o custo de publicidade mais alto do mundo para um comercial de 30s. Tudo isso vinculado à suas mídias sociais divulgando a hashtag #weaccept, gerando um grande engajamento.Com isso a marca reforça seu posicionamento global contra barreiras e ainda incentiva a discussão saudável sobre um assunto tão delicado e que constantemente volta a tona.
2. Heineken: A Heineken é famosa por suas campanhas que constantemente se tornam virais. Em 2018 ela veiculou um curta no Facebook, que em pouco tempo somou mais de 130 mil compartilhamentos e mais de 325 mil interações. Isso sem contar as milhões de visualizações que se seguiram. A campanha buscava reunir pessoas com pontos de vistas bem diferentes. Reunindo, por exemplo, um homem de direita com uma mulher de esquerda, um conservador com uma transexual e outros opostos.
As pessoas realizavam uma tarefa juntos, respondiam algumas perguntas e respostas, realizavam mais uma tarefa e aí então eram confrontados com suas próprias ideias. Aí então, com suas ideias individuais expostas, eram convidados a tomar uma cerveja um com o outro e discutir suas diferenças, ou então sair.
Juntamente com o vídeo a marca também divulgou sua hashtag #OpenYourWorld, que rapidamente atingiu números impressionantes e extremamente positivos.
Um vídeo viral que construiu uma imagem muito positiva para marca, ao mesmo tempo que despertou emoções em seus clientes. Tudo isso sem deixar de incluir o seu produto no processo. Esse tipo de conteúdo faz as pessoas refletirem e dizerem umas para as outras: “você viu o novo comercial da Heineken?”.
2. Qual a relação entre as mídias escolhidas e o planejamento estratégico de marketing das empresas?
Ambas as empresas arriscaram muito; apesar da primeira ser uma empresa do nicho e-commerce, ir contra a política do governo americano poderia fechar o mercado econômico dentro dos EUA. Todavia, o fato de abrir-se ao mundo faz com que a empresa alcance mercados exteriores pouco explorados (visto que o governo americano de Trump sempre estava na mídia mesmo que negativamente). Mas lança a campanha na final do Super Bowl (campeonato tradicional americano) reforça no imaginário da população que a empresa tem uma perspectiva patriota, mas colocando em prática que os EUA ter esse compromisso com o mundo também, já que é uma das maiores potências do mundo. A Heineken por sua não revelou uma grande novidade, mas convida seu cliente a perceber em todas as discussões é possível beber cerveja, não só a roda de amigos. O grande perigo, talvez é se a empresa tomasse um posicionamento diante das diversas opiniões apresentadas no vídeo.
3. Faça uma análise crítica do poder do marketing na sociedade atual e como isso afeta o modo de viver das pessoas. Você já pensou no impacto dessas estratégias na vida cotidiana das pessoas? Pense, por exemplo, na poluição visual nas grandes cidades, na criação das necessidades, que nos faz consumir produtos e serviços sem de fato precisarmos deles.
Dificilmente conseguimos detectar uma necessidade real, de uma necessidade criada. Necessitamos de água (que seja doce e purificada) para viver, mas essa água não precisa ser bonafont; precisa ser água. Mas certamente, já ouvimos pessoas dizer que precisa de bonafont para viver. Assim percebe-se a influência do marketing nas nossas vidas; criamos necessidades e não sabemos de onde elas surgem, ou como surgem.
Todos os dias somos bombardeados por centenas de anúncio. Recordo um episódio que aconteceu comigo, fui dormir e deixei a televisão ligada, com isso durante a noite inteira (fui pesquisar na internet quanto tempo a marca de água tinha de anuncio do seu produto, afinal não era possível eu ter decorado aquele jingle ouvindo uma vez) uma emissora X anunciava o comercial de uma marca famosa de água; o jingle da propaganda ficou na minha cabeça que quando acordei só sabia que queria tomar aquela água, mas o grande questionamento: eu nunca tinha bebido aquela água. Sei que só fiquei mais calmo depois que comprei água. Ao final percebi que era uma água como qualquer outra água. 
A partir desse episódio, acarretou as seguintes consequências: primeiro gastei um dinheiro que não tinha só para comprar água, e no final acabei entrando em uma dívida, visto que gastei o dinheiro para pagar uma conta; segundo, acabei recebendo uma notificação visto que atrasei para chegar na empresa, devido a não saber qual comércio vendia aquela água, e perdi tempo de produção. A lição que apreendi naquele dia, foi analisar cada necessidade que surgia e verificar se de fato era uma necessidade e desejo; mas mesmo assim, ainda cai em mais alguns episódios desse, mesmo estando atento. É claro que dentro desse processo, tem que se olhar a questão positiva, o marketing ajuda o mundo das trocas, almeja criar conexões com os clientes, indo além das empresas.

Continue navegando