Buscar

AULA+5

Prévia do material em texto

Gestão de Pessoas
CURSO DE ENFERMAGEM
AULA 05
Profa. Cristiane Hoffmann Moreira
Unidade 2. Plano de recrutamento e seleção
Quem já passou por processo de recrutamento e seleção?
Como foi esse processo?
Você foi selecionado?
Recebeu algum feedback?
Você aprendeu algo com o processo?
O que mais chamou atenção? O que foi positivo? O que foi negativo?
Unidade 2. 
Plano de recrutamento e seleção
Ao definir que será feita uma contratação, é necessário proceder com o recrutamento, visando encontrar candidatos aptos para ocupar a posição em aberto.
É necessário um plano de recrutamento e seleção – PLANEJAMENTO.
Estabelecer quais as fontes de recrutamento de pessoas que serão utilizadas. Verificar quais são adequadas.
Uma vez que o recrutamento foi realizado (candidatos pré-selecionados) deve-se prosseguir com a etapa de seleção de pessoas. Escolher os instrumentos que melhor atendam às suas necessidades para aplicar no processo de seleção.
Processo de Agregar Pessoas: recrutamento e seleção
O que é recrutamento? 
O que é seleção? 
Por que a empresa precisa recrutar pessoas? 
Como planejar as etapas desse processo?
Recrutamento
Uma situação peculiar envolvendo o recrutamento planejado
são as posições relacionadas à sazonalidade, ou seja, épocas que demandam uma concentração maior de mão de obra na empresa.
Realizar um planejamento tem por finalidade, coordenar ações a serem realizadas visando resolver um problema ou atingir um determinado objetivo.
Planejar o Recrutamento
O recrutamento de emergência é praticado quando ocorrem situações imprevisíveis: perda inesperada de funcionários, encomendas que não podem ser atendidas com as competências disponíveis.
A legislação, em alguns casos, determina que as organizações contratem pessoas com necessidades especiais ou para compor cotas de minorias.
Planejar o Recrutamento
O processo de recrutamento pode ser definido a partir de três frentes: interno, externo e misto.
No recrutamento interno, as vagas são preenchidas por meio do remanejamento de seus próprios funcionários, promoções e transferências. 
O recrutamento interno pode envolver transferência de pessoal de uma posição para outra, promoções de um nível para o outro, transferências com promoções de pessoal, programas de desenvolvimento pessoal e planos de carreira de pessoal.
Planejar o Recrutamento
Planejar o Recrutamento
O recrutamento externo é caracterizado pela busca de profissionais qualificados, para o preenchimento de uma vaga em aberto, fora do quadro de funcionários presente na empresa. 
Em vez de fazer uma seleção interna, essa procura é realizada entre pessoas que estão buscando um novo emprego.
No recrutamento misto, a empresa lança mão das duas formas e, simultaneamente, divulga a vaga nos ambientes interno e externo.
Essa prática é comum quando a empresa precisa preencher a vaga em aberto com certa rapidez.
Planejar o Recrutamento
Para divulgar externamente as oportunidades de trabalho, as fontes são múltiplas:
Apresentação espontânea: por iniciativa própria o candidato entrega na portaria, envia por e-mail ou se cadastra no site da empresa. Muitas vezes está respondendo a anúncios que encontra na portaria da empresa.
Indicação de funcionários: ocorre quando os funcionários indicam candidatos ou quando o funcionário auxilia na busca de profissionais a partir da divulgação da vaga.
Consultoria: o candidato envia seu currículo para uma consultoria, que é uma empresa especializada em realizar seleção de pessoal. A grande vantagem de usar esse tipo de fonte é que o banco de dados das agências é bastante abrangente e diversificado, além de contar com profissionais preparados para realizar a seleção. 
Planejar o Recrutamento
Para divulgar externamente as oportunidades de trabalho, as fontes são múltiplas:
Redes sociais: as vagas chegam de forma rápida para um grande número de pessoas e assim a divulgação se torna ágil.
Classificados em jornais e revistas: são uma fonte bastante utilizada em seleção, embora tenham um custo alto. Nem sempre o recrutador atinge o objetivo de encontrar o candidato com o perfil desejado.
Intercâmbio com outras empresas: troca de currículos entre empresas próximas umas das outras ou empresas que participam de grupos de RH. 
Contatos e convênios com escolas e universidades: é a primeira opção para recrutamento de estagiários e também pode ser usada para vagas efetivas. 
https://www.vagas.com.br/profissoes/acontece/no-mercado/redes-sociais-podem-ajudar-a-conseguir-emprego/
Vantagens e desvantagens nos tipos de recrutamento
A seleção é necessária pois as pessoas apresentam diferenças individuais, reúnem competências diferentes entre si.
Encontrar os profissionais cujo perfil pessoal e profissional mais se aproxime do que está definido no escopo da vaga, atendendo assim à necessidade da empresa.
O curriculum vitae (CV) funciona como catálogo, currículo ou portfólio do candidato. Há vários dados que devem constar em um currículo: dados pessoais; objetivos; qualificações profissionais; formação escolar; experiência profissional.
Como as empresas lidam com os currículos recebidos?
O processo de escolha dos candidatos através dos currículos é denominado triagem.
Nesta fase, são analisadas as qualificações gerais dos candidatos, sempre levando em consideração o perfil da vaga a ser preenchida.
Na etapa de seleção, as entrevistas ganham papel de destaque, pois são as mais representativas no momento de escolha, além de estar entre as técnicas mais utilizadas.
Os tipos de entrevistas mais utilizados são:
Entrevista totalmente padronizada: roteiro pré-estabelecido; busca respostas definidas e fechadas.
Entrevista padronizada apenas nas perguntas: as respostas do candidato são livres; o entrevistador se baseia numa listagem (checklist) de assuntos a questionar.
Os tipos de entrevistas mais utilizados são:
Entrevista livre ou não diretiva: sem preocupação com sequência ou com roteiro; apenas são feitas perguntas para tirar dúvidas e as primeiras falas do entrevistador visam indicar sobre o tema que gostaria de ouvir a respeito. 
Entrevista por competência: investigação do comportamento passado; as questões são planejadas com base no perfil de competência da função e da empresa.
Exemplo: conte-me sobre uma situação em que você teve uma grande incompatibilidade com a sua liderança direta ou com pares de trabalho. Como solucionou essa situação? Que resultados obteve? Descreva-me uma situação em que você “bateu de frente” com sua liderança.
não existe certo e errado sobre o que dizer na entrevista, é contextualizar o tamanho e a complexidade dos projetos dos quais os profissional participou.
https://exame.abril.com.br/carreira/as-20-perguntas-que-mais-aparecem-nas-entrevistas-de-emprego/
https://www.vagas.com.br/profissoes/dicas/entrevista-de-primeiro-emprego-prepare-se/
Evite erros de português e gírias. “Fale apenas o necessário, sobre o que for perguntado”
Dinâmicas
As dinâmicas são técnicas lúdicas que visam colher dados comportamentais, potencialidades e dificuldades dos candidatos. 
Têm por objetivo identificar como as pessoas se comportam em grupo, além de ganhar tempo, uma vez que o número de candidatos interessados é geralmente mais alto do que o número de vagas oferecidas.
Atividades 
A empresa “Ben and Jerrys” é uma fabricante de sorvetes e detentora das sorveterias franqueadas da marca. Trabalha com sorvetes artesanais. Ela busca um profissional para desenvolver novos sabores de sorvetes. O mercado é concorrido, então quer inovar em seus produtos. Descreva o perfil desta vaga e como você faria o recrutamento. Conheça mais sobre a Ben and Jerrys em seu site: <http://www.benandjerry.com.br/quemsomos>.

Continue navegando