Buscar

Legal é comer bem

Prévia do material em texto

Consumir mais:
-água e sucos naturais sem açúcar;
-frutas, verdura e legumes; 
-carnes sem gordura, peixes e aves grelhados, assados ou cozidos;
-grãos, pães e biscoitos integrais; 
Consumir menos: 
-refrigerantes e sucos de caixinha; 
-pirulitos, balas, chicletes e chocolate;
-frituras e alimentos gordurosos (salgadinhos, bolachas recheadas; salgados fritos, batata frita e maionese);
-alimentos enlatados, salsicha e linguiça. 
A atividade física também é muito importante para nossa saúde. Procure diversões, como jogar bola, andar de bicicleta, pular corda. Assim você não fica muito tempo assistindo à TV, jogando videogame, ou usando o computador, gasta mais energia e brinca com os amigos. 
Seus dados:
Nome:______________________________
Peso: ________kg Estatura:___________m
Classificação:_____________________
Nutricionista: Rosemeire Maris da Silva
Legal é comer bem!
O que é alimentação saudável?
 Alimentação saudável é o mesmo que dieta equilibrada ou balanceada e pode ser resumida por três princípios: variedade, moderação e equilíbrio. 
Variedade: é importante comer diferentes tipos de alimentos pertencentes aos diversos grupos; 
Moderação: não se deve comer nem mais nem menos do que o organismo precisa; é importante estar atento à quantidade certa de alimentos. 
Equilíbrio: o ideal é consumir alimentos variados, respeitando as quantidades de porções recomendadas para cada grupo de alimentos. Ou seja, “comer de tudo um pouco”.
Grupo 1 – Carboidratos: Fornece energia para brincar, estudar, nadar, jogar bola, etc. Deve ser consumido em maior quantidade, porém consumido em grande quantidade pode provocar obesidade, diabetes e problemas no coração. Devem ser consumidos 5 a 8 porções por dia.
Grupo 2 – Hortaliças e frutas: Elas contêm vitaminas que melhora a memória, mantém a saúde do cabelo, da pele, dos olhos, além de fortalecer nosso corpo, como por exemplo, evita gripe e resfriados. Depois dos carboidratos, esses são os alimentos que devem ser consumidos em maior quantidade, sendo 3 a 5 porções por dia.
Grupo 3 – Proteínas: São responsáveis pelo crescimento e fortalecimento dos nossos músculos, além de ajudar na cicatrização e unhas mais fortes. Devem ser consumidos de 1 a 2 porções por dia.
Grupo 4 – Doces e gordura: igual aos carboidratos, elas fornecem energia para o corpo. Mas devido a grande quantidade de energia desse grupo, no corpo ela é armazenada em forma de gordura, podendo causar, com risco muito maior, obesidade, diabetes e problemas no coração.

Continue navegando