Buscar

Atividade Reflexiva IV - Praticas de Ensino nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

SEQUÊNCIA DIDÁTICA IV
Discente: Joana D’Arc Tacache Aguiar
 RGM: 21136921
	I. Tema da aula: Diversidade: Respeito às diferenças.
	II. Dados de identificação: “O sujeito e seu lugar no mundo”
Série: 3° Ano 
Duração: 2 aulas
	III. Objetivos: 
Vamos trabalhar a cooperação e respeito das diferenças e dos conflitos. Ponderando a diversidade existente no grupo, os educandos são direcionados a conhecer as características de alguns povos indígenas, reconhecendo as diversas culturas e valorizando-as.
	IV. Conteúdos: 
Compreender as diversidades cultural, diversidade biológica, étnicas, linguísticas, religiosa etc., na sala de aula e na sociedade, respeitando uns aos outros com suas culturas e valorizando a si mesma. 
	V. Habilidade(s) da BNCC:
(EF03GE02) Identificar, em seus lugares de vivência marcas de contribuição cultural e econômica de grupos de diferentes origens.
(EF03GE01) Identificar e comparar aspectos culturais dos grupos sociais de seus lugares de vivência, seja na cidade, seja no campo.
	VI. Desenvolvimento - Etapas (detalhar etapas): 
Com essa atividade propomos um cartaz com fotos de pessoas de várias etnias trazidas pelo professor e coladas pelos alunos. Através de uma roda de conversa faremos perguntas sobre as diferenças entre as imagens expostas, em seguida pedimos aos alunos que estabeleçam uma relação das semelhanças e diferenças entre as imagens e a esse título.
Para um conhecimento maior das características das etnias, exibir o vídeo da “Turma da Mônica – Povo Brasileiro”, com conteúdos e objetivos claros para a turma da sala.
	VII. Recursos didáticos utilizados:
Para a confecção do cartaz utilizaremos fotos (imagens) de pessoas com várias etnias como indígenas, negros, brancos, chineses etc.
Reprodução do vídeo disponível pelo canal do youtube https://youtu.be/BUsJFsz8GQY “Turma da Mônica - Povo Brasileiro”.
	VIII. Avaliação:
A avaliação será feita individualmente e coletivamente, analisando os conhecimentos sobre o que foi ensinado, através de registro, atividades avaliativas como palavras cruzadas com palavras referente ao tema e socialização com a turma (debate). 
	IX. Bibliografia:
BRANCO, Anselmo Lazaro; LUCCI, Elian Alabi; GEOGRAFIA LIGAMUNDO, 3° Ano Ensino Fundamental Anos Iniciais, Editora Saraiva.
TURMA DA MÔNICA – Povo Brasileiro, vídeo disponível pelo canal do youtube https://youtu.be/BUsJFsz8GQY 
	X. Anexos (se houver): Foto da confecção do Cartaz.

Outros materiais