Buscar

AD2_SOCIOLOGIA_JULIANA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ / UAB
Curso de Licenciatura em Pedagogia – modalidade EAD
AVALIAÇÃO A DISTÂNCIA AD2 – 2021.1
Disciplina: Sociologia da Educação
Coordenadora: Prof. Dra. Adriana de Almeida
Aluno(a): Juliana de Rezende Goettinaer 	Matr.: 21112080050 	Polo: Angra dos Reis 
O presente trabalho apresenta uma síntese dos vídeos propostos e as aulas dadas no decorrer do semestre. Os vídeos que embasaram que foram analisados são: 40 horas na memória, experiência escolar do Estado da Bahia e a experiência educacional de uma escola pública do município de Teresópolis. 
O documentário "40 horas na memória - Angicos" alfabetizou cerca de 300 adultos em 40 horas, utilizando-se de práticas educacionais orientadas por Paulo Freire. Fica evidenciado a compreensão do real valor de ser alfabetizado em uma época onde o acesso à educação era tão centralizado nas mãos da elite. O método que Paulo Freire desenvolveu se baseou nas experiências de vida da pessoa. Esse método era voltado para as chamadas “palavras geradoras” a partir da realidade do cidadão. Por exemplo, um trabalhador de fábrica podia aprender “tijolo”, “cimento”, um agricultor aprenderia “cana”, “enxada”, “terra”, “colheita” etc. A partir da decodificação fonética dessas palavras, ia se construindo novas palavras e ampliando o repertório. Podemos perceber uma conexão do contexto das realidades dos alunos com o a análise da reflexão do sociólogo francês Pierre Bourdieu sobre o papel da educação numa sociedade de classes. Pelos relatos dos adultos neste documentário vemos uma associação muito forte com os pensamentos defendidos pelos autores chaves que trabalhamos no decorrer do semestre, como, Émile Durkheim, Karl Marx e Max Weber que explicam as desigualdades, suas relações no cotidiano e como é inserida. 
O vídeo da experiência escolar, é uma matéria que foi ao ar nos canais de televisão, que retrata a precariedade da infra estrutura escolar e das aulas como são ministradas em ambientes inadequados e inapropriados. Discentes e docentes relatam a dificuldade que é manter um ano letivo com todas as condições ruins em que as escolas se encontram, tendo ate mesmo que ter aulas em postos de saúde. Vale ressaltar que essa reportagem se vincula as aulas de sociedade e desigualdades, na aula em que é trabalhado os tipos de cultura, cotidianos escolares, espaços escolares e sociedade e desigualdades.
No vídeo da experiência educacional, vemos uma estrutura divergente da que foi citada no vídeo anterior, nele há uma escola com uma infra estrutura adequada, neste vídeo é relatado uma experiência educacional voltada para o aluno, e não exclusivamente a ele, mas sim, a totalidade da escola. Onde o corpo docente entendeu a realidade dos alunos e buscou alternativas para que a aprendizagem ocorresse de forma mais eficiente. Vemos uma relação muito forte com o conteúdo ate então trabalhado, um autor que vejo bem detalhado é o Pierre Bourdieu, para ele, a escola é um espaço de reprodução de estruturas sociais e de transferência de capitais, que passa de uma geração para outra. É nela que o legado econômico da família se transforma em capital cultural. E este capital cultural, segundo o sociólogo, está diretamente relacionado ao desempenho dos alunos na sala de aula. Um dos autores debatidos nas aulas é o Miguel Arroyo, e ele defende exatamente o que é proposto e relatado nessa escola, um de seus pensamentos de que: “A educação se faz na interação entre professores e professores, alunos e alunos, e professores e estudantes.” Vemos que uma organização escolar pode interferir positivamente na vida de todos os envolvidos e em como a cultura pode ser vista como modo de vida e ensinamento.
REFERÊNCIAS:
CARVALHO, M. E. G.; BARBOSA, M. das G. da C. Memórias da educação: a alfabetização de jovens e adultos em 40 horas (Angicos/RN, 1963). Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 11, n. 43, p. 66–77, 2012. DOI: 10.20396/rho. v11i43.8639928. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8639928. Acesso em: 14 maio. 2021.
Bourdieu, P. A escola conservadora: às desigualdades frente à escola e à cultura. In: NOGUEIRA, M. A.; CATANI, A. (org.). Escritos de educação. 9.ed. Petrópolis: vozes, 2007, p.41-64. Acesso em: 14 maio. 2021.
ARROYO, Miguel. Reafirmação das lutas pela educação em sociedade desigual?. Campinas, v.39, nº145, p.1098-1117. Out.-dez, 2018. Acesso em: 14 maio. 2021.

Outros materiais