Buscar

AVA1 - Fundamentos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Uma das funções administrativas de qualquer organização é o planejamento, onde são formulados os objetivos da empresa, são definidos planos para que eles sejam alcançados e atividades são programadas para tal finalidade.
No vídeo apresentado, observamos a busca incansável do porco em alcançar seu objetivo, mas sem qualquer planejamento viável ou aceitável para atingi-lo. Se ele tivesse se organizado teria um melhor aproveitamento do seu tempo para conseguir pegar o pote de cookies e teria evitado retrabalho. Com uma vida mais organizada, torna-se muito mais fácil encontrar soluções criativas para os mais diversos tipos de problemas, como este.
Uma empresa, baseada no vídeo assistido, tende a ser mal vista no mercado de trabalho. Quem gostaria de trabalhar ou consumir tal produto de um estabelecimento mal administrado, cheio de falhas e sem comprometimento com os seus objetivos?
A organização em um ambiente empresarial é um fator muito importante na obtenção de resultados positivos. O desperdício de tempo, de recursos financeiros e de materiais, pode trazer inúmeras consequências negativas para uma empresa. O profissional desorganizado passa uma imagem ruim, não gera produtividade, não otimiza seu tempo e não há qualidade no que faz.
Profissionalmente, trabalho em uma empresa em que o planejamento é imprescindível para fidelizar hóspedes e poder alcançar nossas metas. A disciplina e comprometimento de todos os setores nos levaram ao ranking dos 10 melhores hotéis da cidade do Rio de Janeiro. Sem planejamento, engajamento e dedicação, nada seria construído. Já como consumidora, obtive uma situação que demonstra bem esse déficit.
Há mais ou menos quatro meses atrás tive um problema com uma loja de departamento muito conhecida no Brasil e que já alcança níveis internacionais, com a compra de um produto online. Além de a numeração vir incorreta, mesmo com a indicação no próprio site e no campo “observações” eu reforçar a informação, um dos calçados veio com um defeito extremamente visível. Para reverter essa situação, gerou todo um deslocamento até a loja física que poderia efetuar a troca, sendo que a escolha de compra online foi justamente para evitar esse tipo de processo.
No fim, o que ficou evidente foi à falta de organização e atenção do setor de estoque da distribuidora. Ao sanar esta falha, a excelência no atendimento ao consumidor seria um fator certo e uma nova compra seria garantida, o que até hoje não tive coragem de repetir.
São detalhes, coisas simples que podem ser aplicadas e que darão um retorno positivo às organizações. Para aperfeiçoar e alcançar o seu objetivo, o porco deveria aprimorar suas habilidades de como pensar, a raciocinar e diagnosticar as situações e com a formular uma alternativa de solução desse problema.
Nosso amigo porco, que é tão citado nesta avaliação, poderia ao menos ter se planejado para encontrar uma escada ou até utilizado o banco junto com os livros para chegar à altura e solucionar o seu caso, poder consumir seu cookie, que pelo jeito estava delicioso. 
Referencia Bibliográfica:
FERREIRA, Ademir; REIS, Ana Carla Fonseca; PEREIRA, Maria Isabel. Gestão Empresarial: de Taylor aos nossos dias: Evolução e Tendências da Moderna Administração de Empresas. São Paulo: Thomson Learning, 2002.
LACOMBE, Francisco José; HEILBORN, Gilberto Luiz José. Administração - Princípios e tendências. São Paulo: Saraiva, 2003.
MAXIMIANO, Antonio César Amauri. Teoria Geral da Administração: da Revolução Urbana à Revolução Digital. São Paulo: Atlas, 2007.
MORAES, Anna Maris Pereira. Introdução à Administração. São Paulo: Prentice Hall, 2004.

Outros materiais