Buscar

projetos educacionais inovadores fora do Brasil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1) O Contexto Educacional está presente em todos os lugares. Existem propostas inovadoras desenvolvidas por meio de projetos fora do Brasil, em que a escola fica aberta nos finais de semana. Cite dois países e relate esses exemplos. 
R: alguns países orientais como Japão e Coreia do Sul possuem propostas de ensino que trabalham com escolas abertas aos finais de semana. No Japão o período letivo se constituiu em três períodos e ao mesmo tempo três períodos de recesso. Porém ao que diferencia de muitos países é sua elevada carga horária de oito horas e na maioria das vezes usam os finais de semana e também feriados para compor o ano letivo. Os Sul Coreanos também possuem aulas aos finais de semana, por possuírem um sistema rígido e com sentimento de competição, estudando tanto como matemática, física, também estudam sobre política e economia. 
2) E no Brasil, quais os projetos que o país tem para inovar a Educação? Aponte três projetos governamentais ou realizados por escolas que foram desenvolvidas para melhoria da educação. 
R: Pelo Governo Federal temos a Base Nacional Comum Curricular que fomenta as redes de ensino na elaboração e execução do currículo escolar e também fomenta propostas pedagógicas. Já nos estados como em Minas Gerais temos o projeto da Escola Padre Paulo, da rede pública estadual, onde alunos trabalham com produções textuais de contos populares, discutindo as diferenças entre a fala e a escrita. No estado de São Paulo existe um projeto escolar: “Escrevendo com lenga-lenga”, também da rede estadual de ensino, cujo projeto ajuda na alfabetização de alunos do 1° ano, através de textos de frases curtas, estimulando os alunos a escreverem suas próprias histórias.
 3) O desenvolvimento da educação por meio de projetos está presente no cotidiano escolar. Considere a sua região, há alguma proposta para a melhoria da educação por projetos em seu estado? Relate uma proposta e contemple qual foi a base teórica utilizada e de que forma os projetos foram desenvolvidos. 
R: No estado do Pará, especificamente no município de Benevides-Pará, que faz parte da região metropolitana de Belém, existe o projeto “Benevides à Escola”, que tem como finalidades ofertar educação básica de abrangência inclusiva, promovendo equidade e efetividade dos processos, como forma de assegurar o direito de aprender de todos. Toda informação aqui contida são baseadas no banco de práticas ODS2018, tal projeto é desenvolvido inicialmente in lócus de cada família, identificando crianças fora da escola e inserindo-as no sistema escolar, promovendo alimentação de qualidade, transporte e aulas de acordo com a Base Nacional Comum Curricular. 
3) Refletindo sobre o objetivo do projeto “Escola de Portas Abertas” e considerando o espaço e o tempo ocioso das escolas nos finais de semana, cite duas ações interventivas que promovam a integração da escola, família e comunidade. De que forma essas ações irão contribuir para o protagonismo do estudante na sociedade? 
R: Podemos citar ações de amostras culturais e ações sociais, na primeira utilizando os finais de semana para exposições de dança, teatros que possam resgatar culturas locais, convidando para o âmbito escolar, a família e a comunidade para prestigiar os anseios da escola e dos alunos, na outra ação a escola poderá buscar atividades sociais promovendo de maneira gratuita, corte de cabelo, limpeza de pele, palestras de higienização entre outros, em parceria com os profissionais da saúde e com a comunidade e família. Por meio de ações como estas os estudantes passarão a ter um reflexão da importância da interação social para um mundo mais humano

Outros materiais