Buscar

prova 1 de bioclimatologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Larissa Faria Silva
1) Pensando em sistemas extensivos de produção, onde os animais são criados ao ar livre, você acha que os conhecimentos relacionados a bioclimatologia podem auxiliar esses sistemas produtivos? Justifique sua resposta.
O conhecimento de bioclimatologia é fundamental para auxiliar o sistema produtivo, já que a ambiência do animal influencia diretamente no conforto térmico e produção do animal.
2) Por que não podemos generalizar a zona de conforto térmico para animais de uma mesma espécie?
Há diferentes zonas térmicas para animais de uma mesma espécie pois ela varia de acordo com a idade e o estado fisiológico do animal.
3) Por que os animais endotérmicos suportam grandes amplitudes térmicas?
Animais endotérmicos tem uma termorregulação bem desenvolvida e uma taxa metabólica alta. Assim, não dependem do ambiente para manter a temperatura corporal e conseguem sobreviver a grandes amplitudes térmicas.
4) Qual a importância do Sistema Nervoso Central no controle da homeotermia e como se dá esse controle?
A captação de frio e calor se dá em células especializadas distribuídas pela superfície corporal do animal. Assim, essas células enviam sinais para o sistema nervoso central, e o hipotálamo, o centro regulador de temperatura faz a manutenção da temperatura corporal(perda/produção de calor). O hipotálamo anterior controla a perda de calor, enquanto o hipotálamo posterior controla o ganho de calor.
5) Por que a produção e a constituição do leite são afetadas quando uma vaca Holandesa, manejada numa temperatura de 18ºC, é submetida a uma temperatura de 30ºC?
Ao ser submetida a uma temperatura de 30ºC, a vaca Holandesa deve utilizar seu sistema termorregulador para manter a temperatura corporal e dessa forma, ela sofre um estresse térmico. O que leva seu metabolismo a desviar os nutrientes do corpo para a via de termorregulação. Dessa forma, seu leite é produzido em menor quantidade e com menos nutrientes. Com o estresse térmico, a vaca também ingere menos comida, levando a menor produção de leite.
6) Como se comportam as perdas de calor sensíveis e insensíveis do corpo de um animal, à medida que a temperatura do ambiente aumenta?
À medida que a temperatura do ambiente aumenta, os processos de termorregulação sensíveis como condução, convecção e radiação diminuem e a evaporação se torna o principal meio de termólise do animal. Há a perspiração sensível e insensível.
7) Animais recém-nascidos são muito sensíveis ao frio? Por quê?
Animais recém-nascidos não possuem o sistema termorregulador completamente desenvolvido e possuem uma superfície corporal maior em relação ao peso que em animais adultos, dessa forma há uma dissipação de calor maior, o que os deixa susceptíveis ao frio.
8) Qual o objetivo de se estabelecer índices bioclimáticos ou de conforto térmico para os animais de interesse zootécnico?
É fundamental estabelecer índices bioclimáticos ou de conforto térmico para os animais já que com tais índices é possível avaliar a situação ambiental e assim, adaptar as instalações em que eles estão inseridos e permitir o conforto desses animais. Assim, é possível produzir com máximo potencial.
9) O que determina a coloração da pele e por que ela é importante para animais que são manejados nos trópicos?
A coloração da pele é determinada pela quantidade de grânulos de melanina na epiderme do animal. Em animais que são manejados nos trópicos é fundamental que estes possuam pele escura para impedir a passagem de raios UV, anulando a ação da eritematosa. 
10) O que significa temperatura crítica superior e temperatura crítica inferior?
A temperatura crítica superior é a temperatura a qual se ela se elevar mais o animal sofre estresse térmico por calor, já a inferior é se ficar menor ele sofre estresse térmico por frio.