Buscar

Atividade 1 Pratica de ensino - 5 semestre Pedagogia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nome Completo: Nathália Batista de Carvalho
	RGM: 21545375
	Instituição: Universidade Cruzeiro do Sul
	Data: 19/05/2021
	Curso: Pedagogia - Licenciatura
	Disciplina: Prática de Ensino nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
	Atividade: Atividade Reflexiva - Unidade I
A BNCC é um documento normativo que consiste nas habilidades de aprendizagem da educação básica em suas modalidades de ensino e garante os direitos à aprendizagem e desenvolvimento de cada indivíduo em sua formação escolar. É um instrumento fundamental para a educação de qualidade e garantia de que as redes escolares tenham o mesmo patamar de ensino comum aos estudantes, assegurando o desenvolvimento das dez competências gerais. As competências gerais são um conjunto de conhecimento, habilidade e atitudes que precisam estar conectadas com o que o mundo atual oferece.
Foi apresentado nessa atividade um plano de aula de Geografia para o 1º ano do Ensino fundamental, e a aula abordou o tema: A sala de aula – Frente, Trás, Esquerda e Direita.
A metodologia que o professor deverá trazer nesse plano de aula será sobre a noção de espaço, identificando o ambiente ao seu redor analisando objetos e pessoas que ficam à sua frente, atrás, direita e esquerda de sua posição.
Essa metodologia aborda a seguinte competência da BNCC: 2. Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas. (BRASIL, 2017, pag. 09-10)
Essa aula ensina as crianças a identificar a direção de objetos em sala de aula utilizando o vocabulário: Frente, Trás, Esquerda e Direita, tendo o corpo como referência, como consta na BNCC. O conceito de espaço é muito importante para o desenvolvimento das crianças e o trabalho interdisciplinar faz com que eles utilizem os conhecimentos para compreender a realidade de sua sala de aula.
REFERÊNCIAS:
https://planosdeaula.novaescola.org.br/fundamental/1ano/geografia/a-sala-de-aula-frente-atras-esquerda-e-direita/6126
Material Didático – Unidade I, BNCC e as Sérias Iniciais (Disponível na Plataforma Blackboard – Prática de ensino nos anos iniciais do ensino fundamental.

Outros materiais