Buscar

Resolução do caso N1- Projetos Pedagógicos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O papel do Projeto Pedagógico e sua importância no âmbito escolar
O Projeto Pedagógico tem como objetivo nortear o que deve ser feito na escola, auxiliando no alcance das metas que cada instituição possui, organizando as ideias e ações que devem ser executadas. Sendo assim, o Projeto Pedagógico agrega a ideia de organização e dos processos de aprendizagem. “Nessa perspectiva, além de organizar os objetivos e as ações da escola, é um projeto que tem como foco as questões de aprendizagens inerentes ao ambiente escolar que direcionam o processo de escolarização – é um projeto pedagógico. ” (PARANÁ, 2018, p. 9).
O Projeto Político deve ser o condutor para todos os que fazem parte da escola como um todo, visto que ele é responsável por traçar um plano para que todos os elementos da instituição sejam completamente organizados, promovendo uma educação de qualidade.
O case nos apresenta a situação-problema de Soraya, diretora de uma escola municipal no interior do Paraná, que tem a missão de reformular o Projeto Pedagógico de sua escola, após a aprovação da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e envolver toda equipe e comunidade escolar numa nova orientação de aprendizagem, correspondendo as diretrizes da educação. Dentro desta temática, é possível apresentar diversas maneiras de reformular o Projeto Pedagógico dessa instituição. 
Para reformulação desse projeto, primeiramente, deve-se pensar quais são as necessidades atuais dessa escola e da comunidade a serem atendidas. Com isso, Soraya, convocaria um Conselho Escolar com toda equipe pedagógica e a comunidade escolar para apresentar a BNCC, a importância das dez competências gerais da educação, seus eixos e o conjunto de aprendizagens que os alunos precisam desenvolver em sua jornada na Educação Básica. Enfatizar, também, a relevância da BNCC para que o Projeto Pedagógico seja refeito de acordo com as exigências para a Educação Básica e ao mesmo tempo, atenda às necessidades da escola. No final desse Conselho Escolar, Soraya daria a oportunidade para ouvir a comunidade escolar presente sobre o que poderia melhorar, possíveis sugestões de projetos, tudo relacionado com a nova proposta de projeto apresentada.
Após a coleta de informações, Soraya reunirá sua equipe para refletir sobre as possíveis metodologias participativas que podem ser utilizadas nesse novo projeto, já que existem muitas ferramentas que podem colaborar com uma aprendizagem eficaz, de forma continuada e que envolvam os agentes educativos. O uso da internet, realização de projetos como preservação do meio ambiente, aula passeio, identidade, diversidade são exemplos de metodologias que podem envolver todos que fazem parte do grupo escolar.
Após a identificação das necessidades da comunidade escolar, deve-se pensar na missão que a escola possui e nos objetivos que precisam ser alcançados para o crescimento da instituição, além de analisar se eles ainda são os mesmos relatados no Projeto original. É necessário pensar em como pode-se incluir as inovações com a reformulação desse novo Projeto. Lembrando, também, do roteiro necessário para reformular esse projeto, com o uso do marco referencial, do diagnóstico e da programação. Utilizando a BNCC é possível acrescentar novas maneiras de aprendizagem de acordo com a realidade da escola, através dos eixos que a mesma oferece. Assim, Soraya e sua equipe podem reformular esse Projeto Político, com a participação de todos da comunidade escolar, atendendo a nova demanda educacional.
Contudo, é importante frisar que um Projeto Pedagógico precisa de um início, meio e fim, tendo um prazo determinado. Os objetivos de um ano letivo podem não ser os objetivos dos próximos anos. Por isso o Projeto Político deve ser revisto, pois o mesmo precisa atender as necessidades imediatas da escola em cada período. Sendo assim, pode-se afirmar que o Projeto Político tem um papel fundamental nas instituições de ensino, visando sempre atender as necessidades da escola e da comunidade, trazendo a inovação da aprendizagem.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: 
PARANÁ. Secretaria da Educação. O papel do diretor escolar e a organização do trabalho pedagógico: documentos norteadores da escola. Gestão em foco, 2018. Disponível em: http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/gestao_em_foco/gestao_escolar_unidade1.pdf. Acesso em: 16 maio. 2021.
GOMES, M.; SOARES, N.; BRONZATTO, L. Metodologias participativas, elaboração e gestão de projetos. 2015. Disponível em: https://d3nehc6yl9qzo4.cloudfront.net/downloads/manual_metodologias_participativas_v4.pdf. Acesso em: 16 maio. 2021.

Continue navegando