Buscar

A liderança na gestão de equipes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A liderança na gestão de equipes
Ao se falar sobre liderança, é importante mencionar alguns pontos de relevância. Assim, discutem-se acerca do sucesso de uma empresa depende do desempenho de seus colaboradores, da eficiência da gestão de pessoas e equipes.
Inicialmente, percebe-se que a liderança é um dos principais desafios para a empresa. Necessita de líderes qualificados e preparados que conduzam adequadamente as empresas e suas equipes para atender com qualidade, produtividade e competitividade. Dessa forma, para atender essas exigências, deve investir e cuidar da qualidade das relações no local de trabalho.
Além disso, destaca-se desenvolver as pessoas que formam a equipe, colaborar para a motivação delas e aprimorar sua comunicação. Nesse sentido para fazer tudo isso, os primeiros passos são entender o que é ser líder, compreender o que significa ter liderança e conhecer bem o papel de líder.
Vale também acrescentar que líder é qualquer pessoa que desempenha a liderança, aprimora seus conhecimentos. O líder precisa estar próximo de sua equipe, conhecer tantos as pessoas e suas habilidades quanto suas dificuldades, não aquele que tenta se impor pelo poder. Desse modo, caso a empresa não possua lideres competentes estará correndo grandes riscos, com equipes desmotivadas, diminuindo a produtividade e competitividade.
Portanto, nota-se que no caso da empresa de ramo alimentício, possui um grande desafio organizacional os líderes precisam estar preparados para lidar com diferentes cenários. Logo, não é possível determinar quais são as competências necessárias que um líder deve possuir, pois os contextos de sua atuação são variados.

Outros materiais