Buscar

Síndrome dos ovários policísticos (SOP)

Prévia do material em texto

Atenção Integral a Saúde da Mulher Mayra Cleres de Souza, UFR
Síndrome dos ovários policísticos
definição
Forma de hiperandrogenismo acompanhada por anovulação crônica. 
etiopatogenia
Sua etiopatogenia exata não está definida, mas é aceitável uma desordem no processo normal de maturação folicular e ovulação, passando basicamente pelos seguintes processos: disfunção na produção de androgênios, anovulação, hiperinsulinemia e obesidade. 
Há uma disfunção primária na enzima CYP17 e no citocromo, com alteração na produção de androgênios, levando à atresia folicular prematura e anovulação. O LH encontra-se aumentado em relação ao hormônio folículo-estimulante, FSH (relação > 2:1). 
Os níveis relativamente baixos de FSH inibem a maturação folicular adequada e o fenômeno de dominância folicular, persistindo folículos em estágios iniciais da maturação e folículos atrésicos, o que forma o aspecto policístico. Com o estado hiperandrogênico, há diminuição da Sex Hormone Binding Globulin (SHBG) e aumento dos esteroides sexuais livres. O estrogênio livre aumentado age na hipófise, estimulando a secreção ainda maior de LH, perpetuando o ciclo vicioso. 
A produção excessiva de androgênios e a sua conversão em estrogênios constituem o substrato fisiopatológico da anovulação crônica.
O hirsutismo ocorre em 70% das pacientes com SOP, e sua manifestação depende da atividade cutânea da 5- alfarredutase. O diagnóstico pode ocorrer pela presença de sinais clínicos ou aumento androgênico em exames laboratoriais.
hiperinsulinemia
Determina o estado anovulatório por ação direta e sinérgica com o LH nos ovários e por diminuição da produção hepática da SHBG. 
Observam-se ainda, na obesidade, aumento na aromatização periférica, aumento na produção de insulina e redução na SHBG, culminando com elevada produção androgênica e maior fração de androgênios livres/biodisponíveis. 
quadro clínico e diagnóstico
Menstruações infrequentes ou amenorreia (83%);
Infertilidade; obesidade; hirsutismo;
Acne; acantose nigricans; alopecia androgênica.
A síndrome é a principal causa de infertilidade endócrina, responsável por cerca de 25% dos casos de infertilidade feminina. a presença de pelo menos dois dos critérios a seguir já define o diagnóstico, afastadas outras causas de anovulação hiperandrogênica:
· Disfunção menstrual anovulatória, geralmente menstruações infrequentes e/ou amenorreia;
· Sinais clínicos e/ou laboratoriais de hiperandrogenismo;
· USG pélvica transvaginal evidenciando 12 ou mais folículos de 2 a 9 mm em cada ovário e/ou aumento do volume ovariano superior a 10 cm3. O critério já é considerado positivo se houver uma ou ambas as características em apenas um dos ovários.
O diagnóstico diferencial da síndrome dos ovários policísticos deve ser feito com outras causas frequentes de hiperandrogenismo, como hiperplasia suprarrenal de iníciotardio, neoplasia ovariana e de suprarrenal produtoras de androgênios, síndrome de Cushing e uso de androgênio exógeno.
exames laboratoriais
Exclusão de diabetes e pré-diabetes: devem ser solicitados glicemia de jejum, TTG de 2 horas e hemoglobina glicada. Lipidograma completo e triglicérides: perfil lipídico, devido à associação de SOP à síndrome metabólica e dislipidemia. USG transvaginal/pélvica, só indicada se houver apenas um dos outros dois critérios diagnósticos: 12 ou mais folículos de 2 a 9 mm em cada ovário e/ou aumento do volume ovariano superior a 10 cm3.
tratamento das síndromes hiperandrogênicas
Deve-se sempre orientar perda de peso para aumentar SHBG, melhorando a resistência à insulina e diminuindo a conversão periférica dos androgênios. Utilizam-se anticoncepcionais orais para supressão da função ovariana. 
Tratamento estético para hirsutismo com diversas técnicas de depilação e tratamento estético para acne e acompanhamento dermatológico. 
Para as pacientes com indícios de aumento da resistência à insulina, deve-se indicar a metformina. A metformina é usada para diminuição da resistência à insulina e pode restaurar os ciclos ovulatórios. Esse medicamento é considerado excelente tratamento para pacientes com síndrome dos ovários policísticos.
Complicações

Continue navegando