Buscar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

FACULDADE ESTACIO DE SÁ – POLO SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA
CURSO DE HISTÓRIA/LICENCIATURA
RELATÓRIO
 ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM HISTÓRIA II – SEMESTRE 2021.1
Matrícula 20.200.8497825
Estagiária: Renatta da Silva de Oliveira
Instituição Concedente: Colégio Estadual Frei Tomás
Av.Roberto Silveira, 427-Itaocara - RJ CEP: 28.570-000
Tel: (22) 3861-9193
 	
A atividade de estágio consistiu em oferecer um projeto que atendesse aos anseios do estagiário, uma vez que é indispensável para a formação dos futuros profissionais que desejam atuar ativamente em sala de aula. Certamente o estágio sempre será uma das experiências mais gratificante e enriquecedora do conhecimento humano, pois oportuniza o saber concreto, através da ação – reflexão – ação (teoria e prática), como também, a coleta de dados, a investigação, a verificação e a pesquisa de campo no local estagiado.
O estágio é de grande importância, pois é um dos momentos mais significativos em uma licenciatura. Poderá ocorrer, desde o início do curso, possibilitando que a relação entre os saberes teóricos e os saberes das práticas ocorra durante todo o percurso da formação, garantindo, inclusive, que os alunos aprimorem sua escolha de serem professores a partir do contato com as realidades de sua profissão (PIMENTA; LIMA 2006, p. 5).
Para a elaboração deste Estágio Supervisionado utilizou-se de muitos procedimentos metodológicos, como as videoconferências, atendimentos em grupos de whatsapp para esclarecimento de dúvidas, utilização de plataformas para desenvolvimento de atividades de reflexão e debates entre discentes e professor. 
Como o estágio foi realizado de forma híbrida, e as aulas; de forma remota, devido à pandemia do Covid-19, a experiência foi muito diferente do habitual. Participei de videoconferências com supervisor de estágio, gestor, pais de alunos, equipe pedagógica e mestres, podendo analisar várias situações como: planos de aula, projetos pedagógicos, reuniões de pais e aulas remotas. Nessa reunião, a pauta discutida foi a explanação dos planos pedagógicos para 2021 e os pais puderam compreender como se dará todo o processo educativo. E, na outra semana, os alunos compareceram à escola para responder um questionário socioemocional em que foi feito um levantamento para identificar as dificuldades que os alunos estão tendo nesse período de aula remotas. Enfim, pude analisar todo o envolvimento da equipe escolar com os pais e discentes.
Em relação à minha participação nas aulas, através de reuniões pelo app “Meet”, com alunos do 9º ano do Ensino fundamental, 1º. 2º e 3º anos do Ensino Médio, a experiência foi muito proveitosa. O professor trabalhou conteúdos de revisão do ano passado para fazer uma avaliação diagnóstica e sinalizar as habilidades e competências que não foram assimiladas no ano anterior. Houve uma participação de 50% dos alunos nas turmas, uma vez que muitos discentes optaram por fazer material impresso. Ajudei na elaboração de atividades avaliativas e correção de trabalhos. Percebi que os alunos estão desestimulados, não têm interesse nos estudos, entregam os deveres fora do prazo estipulado e perderam o mínimo do hábito que ainda possuíam quando havia aulas presenciais. Penso que, possíveis estratégias como: reuniões mais frequentes com os responsáveis, plantão de atendimento, por área, para retirar dúvidas sobre as atividades propostas, entrega dos kits alimentação somente para os alunos que tiverem com as atividades em dia, poderiam contribuir para um maior envolvimento dos discentes com suas obrigações escolares.
  O Colégio Estadual Frei Tomás ocupa um terreno de 7000 m2, com um total de 3.643 m2 área construída, assim distribuídos em três pavimentos, com um Ginásio de Esportes coberto e ampla área externa contando com pátios e um campo de grama. O colégio situa-se na zona urbana do município de Itaocara, sendo a Instituição Educacional mais antiga do município fundada em 17/11/ 1931 oferecendo educação de qualidade há 90 anos, por isso considerada um marco referencial na educação da região. 
A grande maioria do corpo docente é ex-aluno do colégio. Neste ano letivo o quantitativo de alunos atendidos é de aproximadamente 600 alunos, distribuídos no Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano, nas modalidades Regular, Curso Normal do 1º ao 3º ano e 1ª a 3ª série do Ensino Médio nas modalidades Regular e NEJA. Atende essa clientela em três turnos, possuindo um corpo docente formado por 72 professores sendo 90% com graduação nas disciplinas em atuam.
	O colégio possui sala de informática, laboratório, biblioteca, sala de multimídia, auditório, sala de recursos para crianças com transtornos globais de desenvolvimento e, como já foi mencionado, área imensa para que os alunos desenvolvam suas habilidades e tenham uma maior interação social, uma vez que o espaço ampliado traz uma liberdade física, psíquica e motora.
	A escola é bem cuidada, está passando por uma pequena reforma e pintura em algumas partes. Os materiais didáticos - projetores, computadores, óculos 3D, máquinas de xerox, lousas de vidro, apagadores, canetas para quadro, etc- encontram-se em perfeito estado. Sendo assim, é uma escola muito organizada, a limpeza impecável e, devido ao momento em que vivemos de pandemia, há muita higienização com cloro, álcool 70% e desinfetante. Há dispositores de álcool distribuídos pela escola toda, o uso de máscaras por todos servidores, as janelas bem abertas para maior circulação de ar e o horário de funcionamento reduzido. De acordo com o decreto municipal de Itaocara, única e exclusivamente, de forma REMOTA, enquanto perdurar a PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS, conforme disposto DECRETO Nº1991, de 05 de abril de 2021, segundo o qual “ FICA AUTORIZADA a retomada das aulas presenciais de forma híbrida, sem prejuízo da manutenção do calendário recomendado pelo Ministério da Educação, para as unidades da rede pública e privada de ensino, desde que cada unidade escolar apresente um plano de retomada das aulas de modo híbrido, para atender os alunos que não queiram participar presencialmente, e, mediante uma apresentação de um programa de cada unidade por meio de resolução”. Por isso, alguns materiais mencionados acima não estão em uso, somente os computadores e impressoras para a confecção de material impresso que são distribuídos quinzenalmente para alunos que optaram em não participar da plataforma inserida no app “Applique-se”, disponibilizado pelo estado do RJ. De forma geral, os alunos e professores, estão usando de forma adequada todos os meios disponíveis para o acesso à aprendizagem.
	 Enfim, a experiência que vivenciei foi muito relevante, pois pude observar aspectos positivos como: a participação ativa de professores e alguns discentes nas aulas remotas, empenho de servidores públicos para que tudo se realize da melhor maneira possível. E, como aspectos negativos: a falta de interesse de muitos alunos no cumprimento de suas tarefas escolares, pouca participação de responsáveis na vida escolar de seus filhos e falta de recursos tecnológicos para o desenvolvimento de um trabalho mais eficaz. 
	
Referências:
DECRETO Nº1991, de 05 de abril de 2021.
(PIMENTA; LIMA 2006, p. 5).
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (CEFT-RJ)

Mais conteúdos dessa disciplina