Buscar

Linguística Aplicada à Língua Inglesa I Avaliação Final

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Linguística Aplicada à Língua Inglesa I Avaliação Final (Discursiva) 
1No atual mundo globalizado em que vivemos, o inglês tem assumido um papel de língua internacional, sendo usado ao redor do mundo por diversas pessoas que não são necessariamente falantes nativos do idioma, o que também traz questões culturais para a discussão. Além disso, aspectos pragmáticos de uso da língua tornam-se cada vez mais importantes. Nesse contexto, descreva qual seria o papel da linguística aplicada.
Resposta esperada:
- O World Englishes refere-se ao fato de que uma das atribuições da LA é repensar a ideia de que o ensino do inglês como LE é padrão: diante do papel que o inglês tem adquirido como língua franca, ensinar a variedade padrão é suficiente, porque o falante de inglês de hoje precisa estar preparado para se comunicar de forma competente nos mais diversos cenários, e isso inclui compreender variedades de inglês de falantes não nativos. - A competência linguística equiparável à do nativo refere-se ao fato de que também é atribuição da LA repensar a ideia de que o aprendiz de LE precisa adquirir um nível linguístico no idioma igual ao de um falante nativo. Diante desse novo cenário, pode-se dizer que esse não é mais o principal objetivo do falante de LE, mas, sim, conseguir se comunicar em diferentes contextos de uso da língua. - A transculturalidade seria debater como a cultura de origem do aprendiz de LE pode influenciar o aprendizado dessa língua. Da mesma forma que não é suficiente ensinar um único padrão da LE, não é mais suficiente, no mundo globalizado em que vivemos, pensar apenas na cultura dos países que possuem o inglês como idioma oficial quando ensinamos a LE. Temos que refletir sobre influência da cultura dos falantes não nativos da língua no uso dela e desenvolvermos a competência comunicativa para circular nesses contextos e utilizar de forma eficiente a LE.
2A expansão da língua inglesa como língua franca se dá a partir de três círculos, sendo eles o círculo interno, o círculo externo e o terceiro círculo. Acerca desta expansão, disserte sobre a formação destes círculos e a influência nas variedades da língua.
Resposta esperada:
O círculo interno é formado pelos países que tem o inglês como língua materna. São eles os Estados Unidos, Inglaterra, Austrália, Nova Zelândia e Canadá. O círculo externo forma-se pelos países nos quais o inglês é tido como segunda língua, usado a nível institucional, como Índia, Nigéria e Filipinas, por exemplo. O terceiro círculo é o da expansão, no qual os países utilizam o inglês como língua estrangeira, mas não é oficial. China, Brasil, Japão e outros países entram neste círculo. Esta situação de expansão influencia a língua porque ela passa a não ser mais posse do país de origem a partir do momento em que passa a ser internacional. Isso faz com que haja, por exemplo, vários tipos de inglês sendo falados pelo mundo afora.

Continue navegando