Buscar

PROVA RELAÇÕES INTERPESSOAIS E ÉTICA PROFISSIONAL

Prévia do material em texto

PROVA DE RELAÇÕES INTERPESSOAIS E ÉTICA PROFISSIONAL
1 - As Relações Interpessoais podem ser entendidas como:
A) É um termo criado por Warren Bennis, segundo Gareth Morgan, utilizado na Teoria das Organizações.
B) É uma opção à tradicional departamentalização.
C) É a estratégia utilizada pela organização para ajustar-se às demandas e pressões ambientais.
D) Nenhuma das opções anteriores.
2 - Para Bom Sucesso (2002), algumas posturas podem dificultar a construção e a manutenção de relações interpessoais saudáveis no ambiente de trabalho. Segundo o texto, como a “Dificuldade em Priorizar” pode prejudicar as relações interpessoais?
A) O indivíduo com esse perfil acumula compromissos, deixa-se levar pela rotina, sem avaliar suas reais possibilidades antes de assumir compromissos. Muitas vezes apresenta dificuldade em dizer "não" e se propõe a fazer coisas que não quer, ou não pode cumprir. Envolve-se com atividades secundárias e adia outras altamente importantes. A administração inadequada do tempo decorre acima de tudo do não estabelecimento de prioridades, que gera dispersão de esforços e compromete resultados. A priorização se mostra essencial na realização das metas.
B) Muitos projetos organizacionais tornam-se inviáveis pela dificuldade de algumas pessoas em estabelecer objetivos e empenharem-se na sua realização. Sentem-se vítimas dos acontecimentos, esperam que os fatos aconteçam por si, dificilmente traçam rumos para o seu futuro. Desanimam-se diante dos desafios e resistem a traçar metas, alegando experiências anteriores com a frustração decorrente da descontinuidade de propostas. Costumam recuar diante dos obstáculos e não se mostram criativas para buscar soluções e saídas para as dificuldades emergentes.
C) Grande parte dos conflitos e da tensão decorre da dificuldade em ouvir o outro, buscando compreender seu ponto de vista, conhecer e levar em consideração seus paradigmas. Colegas de trabalho e mesmo líderes tendem a diagnosticar as causas do comportamento do outro a partir de seus valores e crenças, desconsiderando as diferenças individuais.
D) Nenhuma das opções anteriores.
3 - Representam um referencial abstrato de natureza moral da conduta humana; valor intrínseco: quando corresponde a um objetivo ou meta do indivíduo; valor instrumental: quando serve de trampolim para a conquista de outro valor de maior relevância. Este trecho refere-se à qual elemento da cultura organizacional?
A) Crenças.
B) Símbolos.
C) Valores.
D) Cerimônias.
4 - SOBRE OS PERFIS E CULTURAS ORGANIZACIONAIS, PODE-SE AFIRMAR:
A) A sobrevivência e o crescimento de uma organização existem na medida em que a organização mantém o perfil exclusivo de mudança. Isso significa que uma organização altamente mutável não tem probabilidade de desaparecer do mapa.
B) A sobrevivência e o crescimento de uma organização existem na medida em que tanto a estabilidade como a adaptabilidade e mudança são possíveis. Isso significa que uma organização pouco estável e altamente mutável tem tanta probabilidade de desaparecer do mapa quanto uma organização pouco adaptativa, rígida e imutável.
C) O perfil da estabilidade é o mais adequado aos períodos turbulentos, já que é possível prever o futuro e estabelecer o posicionamento estratégico da organização.
D) Todas as opções anteriores.
5 - OUTRA MÁSCARA DO MEDO É A ___________, A TENDÊNCIA A DESISTIR SEMPRE QUE OCORREM OBSTÁCULOS. QUER POR EGOÍSMO OU DESEJO DE PREJUDICAR OS OUTROS, ESSAS PESSOAS DESTROEM BOAS IDÉIAS E "PUXAM PARA TRÁS" SEMPRE QUE NOVOS PROPÓSITOS SE COLOCAM. TÊM FREQUENTEMENTE EXEMPLOS DE SITUAÇÕES QUE NÃO DERAM CERTO. NOS CASOS MAIS EXTREMOS, SÃO CAPAZES DE SE PREJUDICAR PARA NÃO VER OS OUTROS VENCEREM (MARQUE A OPÇÃO QUE COMPLETA CORRETAMENTE O SENTIDO DA SENTENÇA).
A) Postura Derrotista.
B) Fofoca e Boatos.
C) Agressividade.
D) Impulsividade.
6 - Sobre a Inteligência Emocional, julgue os itens a seguir e marque a opção correta: I - O conceito foi importado dos Estados Unidos, seguindo a teoria de Howard Gardner (1983) sobre a unicidade da forma de inteligência e a teoria apresentada pelos psicólogos Peter Salovey e John Mayer (1990); bem como o best-seller de Daniel Goleman, de 1996, sobre a chamada inteligência emocional. II - A inteligência emocional, conhecida pela sigla QE (Quociente Emocional), contrapõe-se de forma bastante provocativa ao histórico conceito do QI (Quociente de Inteligência).
A) Somente a sentença I está correta.
B) Somente a sentença II está correta.
C) As sentenças I e II estão corretas.
D) As sentenças I e II estão incorretas.
7 - SEGUNDO O CONTEÚDO DO MÓDULO, O QUE SÃO AS MÚLTIPLAS INTELIGÊNCIAS?
A) É a concepção apresentada por Gardner que sustenta a existência de diversos tipos de inteligência, além da inteligência racional e que operam de maneira relativamente autônoma uns dos outros.
B) É baseada na premissa de que o adulto se caracteriza fundamentalmente pelo autodirecionamento, decorrente de uma maturação orgânica (prontidão) que o faz um ser independente e autônomo.
C) É o pressuposto de que os seres humanos processam a informação em estágios estáveis, sequenciais, injetando informação sensorial na memória perceptiva e depois na memória de trabalho de longo prazo, e finalmente gerando resposta. Em muitos aspectos, as pessoas são máquinas de processamento da informação cujos pensamentos e comportamentos podem ser modelados e simulados.
D) É a concepção centrada no aluno, visto como um ser único que traz para a situação didática um conjunto também único de experiências e necessidades. O ato de aprender é, por essa razão, extremamente pessoal e experiencial.
8 - OS GRUPOS DE TRABALHO SE CARACTERIZAM POR UMA ESTRUTURA QUE MODELA O COMPORTAMENTO DE SEUS MEMBROS E TORNA POSSÍVEL A EXPLICAÇÃO E PREVISÃO DE BOA PARTE DO COMPORTAMENTO DOS INDIVÍDUOS, BEM COMO DO DESEMPENHO DO GRUPO EM SI. AS PRINCIPAIS VARIÁVEIS ESTRUTURAIS DE UM GRUPO SÃO: LIDERANÇA FORMAL, PAPÉIS, NORMAS, STATUS DO GRUPO, TAMANHO, COMPOSIÇÃO E SEU GRAU DE COESÃO. O QUE SIGNIFICA A VARIÁVEL "STATUS"?
A) Significa que cada grupo tem um líder que é formalmente definido pela organização e que recebe títulos variados tais como gerente, chefe, supervisor, encarregado, líder de projeto ou coordenador de comissão.
B) Significa um conjunto de atividades e comportamentos solicitados de uma pessoa que ocupa uma determinada posição na organização.
C) Significa a posição social que as pessoas atribuem a um grupo ou a membros de um grupo. Apesar de todos os esforços para torná-la igualitária e sem diferenças de classes, a sociedade atual é ainda estruturada em classes definidas e diferenciadas. Também dentro de cada grupo social cada membro tem papéis, direitos e rituais que o diferencia dos demais membros.
D) Nenhuma das opções anteriores.
9 - O QUE É COMPETÊNCIA INTERPESSOAL?
A) É a habilidade de lidar eficazmente com relações interpessoais, de lidar com outras pessoas deforma adequada à necessidade de cada uma e às exigências da situação.
B) É uma análise rigorosa da forma como os indivíduos atuam em seu ambiente, identificando os estímulos que provocam o aparecimento do comportamento-alvo e as conseqüências que o mantém.
C) Procedimento ou o conjunto de atitudes e/ou reações do sujeito em face ao seu meio social, que evidência uma discordância, desacordo, discrepância ou dissensão. Ou ainda, pode ser um desvio de conduta, afastamento, evitação.
D) Designa a experiência vicariante dos sentimentos de outra pessoa, isto é a capacidade de nos colocarmos no lugar do outro.
10 - O módulo Relações Interpessoais e Ética mostra que a compreensão da cultura é fundamental para o entendimento do comportamento organizacional e que existem culturas conservadoras e adaptativas, culturas tradicionais e culturas participativas. Como se caracteriza uma organização de cultura adaptativa?
A) Pela estabilidade oriunda da manutenção das crenças e valores.
B) Pelo predomínio das tradições milenares.
C) Pela constante revisão e atualização de sua cultura.
D) Todas as opçõesanteriores.

Continue navegando