Buscar

AV2 METODOLOGIA DO ENSINO DA Matemática

Prévia do material em texto

AV2
AV2
Ana Carla Vidal Ferreira Vasconcelos
Nota final---
4,8/6
Tentativa 1Enviado: 05/06/21 20:30 (UTC-3)
4,8/6
Conteúdo do exercício
Conteúdo do exercício
1. Pergunta 1
/0,6
Além do quilograma e suas derivações, a massa pode ser medida em unidades imperiais. Assinale a alternativa que corresponde a essas unidades.
Ocultar opções de resposta 
1. 
Centigrama e miligrama.
2. 
Hectograma e centigrama.
3. 
Hectograma e decagrama.
4. 
Onça e libra.
Resposta correta
5. 
Decigrama e decagrama.
2. Pergunta 2
/0,6
Na história das civilizações, os povos sempre tiveram a necessidade de trocar algo uns com os outros. A troca de produtos ou o comércio (compra e venda) de produtos não pôde ser desenvolvida sem as unidades de medidas. Isso significa que, sem pesos e medidas precisos, nenhum negócio poderia ser realizado, a menos que cada pessoa tivesse a certeza de que a outra estava sendo justa e honesta. Assinale a alternativa em que o nome da grandeza corresponde ao símbolo que a representa no Sistema Internacional de Medida.  
Ocultar opções de resposta 
1. 
Intensidade Luminosa ( il ).
2. 
Quantidade de Substância (mol ).
Resposta correta
3. 
Distância ( d ).
4. 
Temperatura Termodinâmica ( tt ).
5. Incorreta: 
Massa ( m ).
3. Pergunta 3
/0,6
Em um circo há 2 735 lugares. Quantas centenas possui esse número?
Ocultar opções de resposta 
1. 
7
2. 
273
3. 
27
Resposta correta
4. 
200
5. 
73
4. Pergunta 4
/0,6
Qual o maior número que pode ser formado usando os algarismos 2, 6, 8 sem repeti-los?
Ocultar opções de resposta 
1. 
862
Resposta correta
2. 
682
3. 
268
4. 
826
5. 
628
5. Pergunta 5
/0,6
Sobre a aprendizagem da contagem pelas crianças, julgue as proposições como Verdadeiras (V) ou Falsas (F). 
(  ) A transição da memorização para a contagem racional ocorre de maneira rápida e imediata, uma vez que para contar racionalmente não é necessário estabelecer uma correspondência de um para um a partir de um subconjunto dos números naturais para um conjunto de objetos.
(  ) O aprendizado inicial sobre contagem é obtido pela repetição de números ou palavras e por imitação de outras crianças ou adultos.
(  ) Na fase inicial, os números estão vagamente conectados com quantidades, tendo características semelhantes às das palavras.
(  ) A partir da fase inicial da contagem e de seu desenvolvimento, a criança ainda não faz conexões entre os números e os objetos.
(  ) Na etapa da contagem racional, a criança já estabelece uma correspondência de um para um entre um subconjunto de números naturais e um conjunto de objetos, de tal modo que chama o maior número do subconjunto “o número de objetos”.
Marque a sequência CORRETA.
Ocultar opções de resposta 
1. 
F, V, V, V, F.
2. 
V, V, F, V, F.
3. 
F, V, F, V, V.
4. 
F, V, V, F, V.
Resposta correta
5. 
V, V, F, F, V.
6. Pergunta 6
/0,6
O eixo de simetria é uma linha que divide uma figura em duas partes simétricas, isto é, uma reta (sobre a qual se faz a dobra ou se coloca o espelho) que divide a figura ao meio de modo que uma metade da figura seja a reflexão da outra metade. Assinale a alternativa em que a figura dada não possui eixo de simetria.
Ocultar opções de resposta 
1. 
 
Resposta correta
2. 
 
3. 
4. 
5. 
7. Pergunta 7
/0,6
Qual é o maior número de dois algarismos divisível por 5 ?
Ocultar opções de resposta 
1. 
90
2. 
70
3. 
95
Resposta correta
4. Incorreta: 
30
5. 
50
8. Pergunta 8
/0,6
Assinale a alternativa que contempla o recurso didático que diz respeito há um conjunto de barrinhas coloridas confeccionadas e criadas pelo professor belga Emile-Georges (1891 – 1980). Esse recurso ajuda a criança a construir conceitos básicos de Matemática, favorecendo a correspondência entre as estruturas mentais da criança e a relação que ela estabelece com as peças, através das atividades trabalhadas. Por meio dele pode-se trabalhar sucessão numérica, comparação e inclusão, as quatro operações, o dobro e a metade de uma quantidade, frações.
Ocultar opções de resposta 
1. 
Xadrez
2. 
Escala Cuisenaire
Resposta correta
3. 
Material Dourado
4. 
Tangram
5. 
Ábaco
9. Pergunta 9
/0,6
Um sistema de numeração é um conjunto de símbolos e regras que permitem representar qualquer número. Os sistemas de numeração, por definição, surgem junto aos símbolos que representam os números. Ao longo da história da humanidade, diferentes povos usaram sistemas de numeração distintos. Nem todos sofreram influência externa. Alguns surgiram dentro de determinada cultura e despareceram junto a ela. Já outros sofreram influência externa de diferentes culturas e sistemas. Assim, se adaptaram ou evoluíram de acordo com a necessidade. Assinale a alternativa que corresponde aos povos que criaram o sistema de numeração mais utilizado em nosso cotidiano.
Ocultar opções de resposta 
1. 
Maia
2. 
Romano
3. 
Egípcio 
4. 
Hindus
Resposta correta
5. 
Babilônios
10. Pergunta 10
/0,6
A avaliação precisa estar presente nos processos de ensino e aprendizagem, pois nela incide uma grande diversidade de aspectos relacionados com o desempenho dos estudantes, como a aquisição de conceitos, o domínio dos procedimentos e o desenvolvimento das atitudes.
Considerando as informações acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. 
I- Avaliação tem o objetivo de diagnosticar como está o andamento dos processos de ensino e aprendizagem e ainda, coletar as informações para se corrigir as possíveis distorções que forem observadas nele.
PORQUE
II- O mais importante é determinar quais são os fatores do insucesso e orientar de modo que possam sanar ou minimizar as causas e assim promover a aprendizagem.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta. 
Ocultar opções de resposta 
1. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. 
2. 
As asserções I e II são proposições falsas. 
3. 
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. 
4. 
 A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. 
5. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Continue navegando