A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
6 pág.
ACP 1 - ATIVIDADE 1

Pré-visualização | Página 1 de 2

4
ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
SENAC RIO GRANDE DO SUL
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
ESTUDANTE: 
COMPONENTE: ATIVIDADES COMPLEMENTARES PRESENCIAIS I
PROFESSOR: 
ATIVIDADE Nº: 1
POLO: 
LOCAL E DATA: 
Contextualização com o mercado e perfil profissional.
A QUALIDADE pode ser definido como um conjunto de atributos que se refere ao atendimento das necessidades dos clientes e ao padrão de produtos e serviços disponibilizados por uma empresa. Se o contexto geral da qualidade for analisado de forma crítica, pode-se afirmar que o conceito de qualidade se aplica em todos os elementos do nosso cotidiano, seja particular ou profissional; pode ser aplicado em um contexto muito amplo, quiçá infinito.
Em um ambiente profissional, o conceito de qualidade remete aos produtos e serviços prestados gerando a imagem da empresa diante do mercado e se tornando inclusive uma questão de diferencial estratégico ou mesmo de sobrevivência em alguns casos, principalmente em um mundo atualmente globalizado e de a grande concorrência, onde cada detalhe, cada diferencial, pode significar a distância entre o sucesso ou fracasso organizacional. 
Parafraseando Henry Ford, “Qualidade significa fazer certo quando ninguém está olhando”. Sendo assim, o profissional da qualidade se torna o responsável por melhorar o trabalho desenvolvido por outros colaboradores e vários são os atributos compõem o seu perfil, como por exemplo: perfil integrador, planejamento estratégico, pensamento sistêmico, organização, liderança, conhecimento teórico, foco, disciplina, alta capacidade para identificar problemas e propor melhorias e etc.
Mercado de trabalho para o profissional de nível técnico da área de qualidade.
Os cursos técnicos são um ótimo investimento para quem deseja entrar no mercado de trabalho com formação escolar básica. É uma ótima porta de entrada para que o profissional chegue qualificado ao mercado de trabalho, pois o curso técnico em qualidade capacita o egresso a identificar novos modelos de planejamento, identificando, avaliando e organizando as informações relacionadas ao departamento de qualidade de uma empresa, uma vez que requer um olhar para excelência e desenvolve os profissionais para um trabalho de excelência. 
O mercado de trabalho para esse profissional é bem amplo, atuando em qualquer empresa pública, privada ou do terceiro setor, como visto anteriormente. 
Trata-se de uma área em constante evolução e com grande importância na atualidade, pois gera maior competitividade e eficiência no serviço prestado, contemplando uma infinidade de setores: industrial, saúde, alimentos, automotivo, órgão público, petroquímico, têxtil, comércio em geral, banco, hotelaria e turismo, recursos humanos, logística, transporte, telefonia e internet, transporte, educação etc.
Como as empresas públicas e privadas estão cada vez mais interessadas em padronizar os processos, o técnico em qualidade se torna essencial nesses locais garantindo a conformidade e a qualidade com os padrões previamente estabelecidos.
Empresas de médio e grande porte são mais propensas a contratar técnicos em qualidade, mas isso não significa que não se encontre um sistema de qualidade em organizações menores, em escritórios de consultoria e até mesmo em um negócio autônomo. O profissional da qualidade é, também, fundamental em instituições que passam por auditorias frequentes ou que precisam cumprir normas e padrões nacionais e internacionais.
Atuação e atividades do técnico em qualidade em diversos segmentos.
Como já citado no texto mais acima, esse técnico pode trabalhar em qualquer instituição que tenha interesse em implementar a qualidade no seu sistema operacional. 
A atuação com as atividades inerentes a qualidade envolve controle, inspeção, garantia e gestão da qualidade e por muitas vezes são praticados por profissionais sem a formação técnica, uma vez que qualidade em uma empresa envolve profissionais de vários setores. 
Quanto aos departamentos, os técnicos podem atuar em: Recursos Humanos, Logística, Contabilidade, Planejamento Estratégico, Tecnologia da Informação e Sustentabilidade; podendo ocupar cargos desde assistente de controle de qualidade a inspetor e/ou auditor de qualidade: 
· Auditor da qualidade: Ao desempenhar esse papel, ele da à organização a segurança de que seus processos internos estão de acordo com o que as políticas de qualidade exigem, além de garantir que suas táticas estão sendo utilizadas com eficácia. São algumas de suas funções: responsável por garantir a conformidade de produtos e processos internos de uma organização, atestando, através de levantamentos e relatórios precisos, sua eficácia. Verifica a aderência desses requisitos na prática, estudando melhorias que podem ser aplicadas no dia a dia para facilitar os processos, checagem de procedimentos relacionados à qualidade, Identificação de incompatibilidades e inconformidades, apresentação de providências alternativas para os problemas encontrados, acompanhamento das áreas auditadas para atestar a aplicação das mudanças recomendadas, avaliação de resultados após a implementação de novas táticas de abordagem, seleção e supervisão de novos auditores de qualidade, avaliação de processos de auditoria realizados por outros auditores.
· Inspetor da qualidade: são algumas de suas funções: supervisionar as etapas de produção de um produto, para que todos os procedimentos sejam feitos de acordo com os padrões estabelecidos de uma empresa ou indústria, testes dos produtos fabricados, reporta todos os resultados das análises para a gerência, relata o andamento da produção, identifica e relata ocorrências e planeja medidas de melhoria, auxilia os encarregados na supervisão de equipes, lê e interpreta projetos de execução de serviços, inspeciona o recebimento de produtos, supervisiona o uso de equipamentos de proteção, supervisiona o seguimento dos padrões de produção.
· Assistente da qualidade: fornecer assistência a gerência, reportando resultados e metas, revisão de processos e se desenvolvendo para atuar como um profissional de excelência, controle de qualidade e inspeção dos materiais recebidos definindo especificações dos produtos e materiais, acompanha as etapas do processo de produção conforme a especificação do produto, faz avaliação das mercadorias não conformes, elabora relatórios e auxilia em atividades inerentes ao controle de qualidade, monitora a qualidade da produção na empresa, verifica os procedimentos operacionais de higiene e boas práticas de fabricação, elabora os laudos de análise fornecidos aos clientes conforme especificação técnica interna.
O papel da qualidade e sua importância estratégica nas organizações.
Torna-se um desafio constante entregar a seus clientes produtos e serviços com qualidade, tornando o negócio sustentável. E é a capacidade de compreensão e envolvimento de toda equipe quem gera produtos com qualidade e segurança, o que permite entrar em uma competitividade no mercado, para atender as expectativas de clientes e fornecedores, rentabilizando, assim, os processos e os produtos desses processos.
Por sua vez, o profissional da qualidade atua em diversos setores relacionados ao processo de qualidade, ajudando a organização a tomar as melhores decisões e a encontrar soluções para otimizar processos, produtos, serviços e sua própria gestão. Cabe a esse profissional um papel de suma importância, através da implementação de práticas de gestão da qualidade, dominando o controle de processos e documentações e a aplicação de metodologias para melhoria de processos de qualidade. São algumas dessas atividades: Realização de auditorias internas e externas, atualização dos indicadores diariamente, planos de controles, elaboração de gráficos, relatórios, realização de testes e ensaios (quando aplicável), análise das não conformidades, execução das planilhas de RNC, feedback a clientes e fornecedores, criação de toda documentação, manuais, os procedimentos operacionais padrão, as instruções de trabalho, implementação de melhorias e normas ISO, motivar

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.