Buscar

APOL 2 - Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação Especial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

APOL 2 
Questão 1/10 - Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação Especial
“A concepção de deficiência e a proposição da organização da escola estão sustentadas na valorização das diferenças como reconhecimento da nossa própria condição humana [...]”.
Considerando a informação acima e os conteúdos do texto-base A Concepção de Deficiência na Política de Educação Especial Brasileira, assinale a alternativa que descreve de que forma foi caracterizada a deficiência no período de 1973 a 1988:
B	Este período foi caracterizado pela institucionalização da educação especial em termos de políticas públicas em todo o território nacional. 
Você acertou!
Comentário: esta é afirmativa correta porque “Este período foi caracterizado pela institucionalização da educação especial em termos de políticas públicas em todo o território nacional” (texto-base, p.333).
Questão 2/10 - Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação Especial
“Foi na esteira das prescrições de Jomtien e Salamanca que as políticas de educação para todos foram incorporadas nos documentos de educação e de educação especial”.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do texto base A Concepção de Deficiência na Política de Educação Especial Brasileira (1973-2016), assinale a alternativa que identifica corretamente a concepção de deficiência presente nas Diretrizes Nacionais para a Educação Especial (2001):
B	A concepção de deficiência definida como incapacidade ou como a impossibilidade temporária ou permanente de executar determinadas tarefas. 
Você acertou!
Comentário: "A concepção de deficiência estava definida como incapacidade ou como a impossibilidade temporária ou permanente de executar determinadas tarefas, como decorrência de deficiências, interferindo nas atividades funcionais do indivíduo (BRASIL, 1994)”. (texto-base, p. 337).
	
Questão 3/10 - Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação Especial
“[...] e a educação, com auxílio das correntes psicológicas, cujas raízes calcam-se no pensamento positivista, amolda-se aos seus objetivos de socialização (ou integração) e adaptabilidade (normalização) do indivíduo”.
Considerando o fragmento acima e os conteúdos do texto-base A Concepção de Deficiência na Política de Educação Especial Brasileira, assinale a alternativa que indica corretamente como eram organizados os processos escolares de 1970 a 1988:
C	A organização dos processos escolares dos sujeitos com deficiência foi fundamentada em uma concepção médica positivista associada à doença, à patologia. 
Você acertou!
Comentário: esta é afirmativa correta porque “a organização dos processos escolares dos sujeitos com deficiência foi fundamentada em uma concepção médica positivista associada à doença, à patologia” (texto-base, p.335).
Questão 4/10 - Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação Especial
“No campo das políticas de educação especial, até o início dos anos 2000, tínhamos como proposta a integração gradual e contínua, sob um enfoque sistêmico, no qual a educação especial integrava o sistema educacional [...]”.
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do texto-base A Concepção de Deficiência na Política de Educação Especial Brasileira, assinale a alternativa que descreve corretamente como era definida a concepção de deficiência:
B	A concepção era definida como incapacidade ou impossibilidade temporária ou permanente de executar determinadas tarefas, como decorrência de deficiências, interferindo nas atividades funcionais do indivíduo.
] Você acertou!
Comentário: esta é afirmativa correta porque “A concepção de deficiência estava definida como incapacidade ou como a impossibilidade temporária ou permanente de executar determinadas tarefas, como decorrência de deficiências, interferindo nas atividades funcionais do indivíduo” (texto-base, p. 337).
Questão 5/10 - Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação Especial
“A forma de pensar e por consequência a forma de agir com relação à deficiência enquanto fenômeno e à pessoa com necessidades educacionais especiais enquanto ser modificaram-se no decorrer do tempo e das condições sócio históricas”.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do texto A história da pessoa com deficiência e da educação especial em tempos de inclusão, identifique a alternativa que indica, corretamente, como eram tratados os deficientes na antiguidade:
B	Eram ditas pessoas com “retardos mentais” e serviam de bobo ou palhaço para a diversão dos senhores.
Comentário: esta é a afirmativa correta porque “Quanto às pessoas com 'retardos mentais', serviam-se, de acordo com a literatura antiga, de bobo ou palhaço para a diversão dos senhores e de seus hóspedes” (texto-base, p. 24).
Questão 6/10 - Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação Especial
“[...], a questão terminológica perdeu a sua relevância na medida em que se aprofundava na problemática da deficiência mental, porque ‘a substituição de um termo por outro só amorteceu temporariamente a sua pejoratividade’”.
Considerando o extrato acima e os conteúdos do texto base A Concepção de Deficiência na Política de Educação Especial Brasileira, assinale a alternativa que descreve corretamente um dos aspectos na definição da deficiência ou excepcionalidade:
B	É a compreensão da segregação x integração ou exclusão x inclusão do deficiente. 
Você acertou!
Comentário: esta é afirmativa correta porque “Um dos aspectos na definição da deficiência ou excepcionalidade e, portanto, de um modelo de atendimento proposto para às pessoas consideradas deficientes, é a compreensão analisada de forma abstrata, dicotomizada e polarizada: a segregação x integração ou exclusão x inclusão” (texto-base , p. 330).
Questão 7/10 - Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação Especial
“Verificamos que, enquanto na ditadura civil-militar havia um projeto de homogeneização,na década de 1990 prevalecia a defesa de uma subjetividade diversa e a valorização das diferenças para contemplar qualquer tipo de aprendizagem”.
Considerando a citação e os conteúdos do texto-base A Concepção de Deficiência na Política de Educação Especial Brasileira, assinale a alternativa que descreve como estava sustentado o modelo de atendimento aos deficientes no período de 1988 a 2002:
C	Estava sustentado na base filosófico-ideológica da normalização/integração.
 Você acertou!
Comentário: esta é afirmativa correta porque “Neste período de 1988 a 2002, o modelo de atendimento estava sustentado na base filosófico-ideológica da normalização/integração” (texto-base, p. 337).
	
Questão 8/10 - Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação Especial
“As pessoas com deficiência são identificadas, ao longo da história, em virtude de características intrínsecas, diferentes da maioria da população, portanto, necessitam de processos especiais de educação.”
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do texto base A Concepção de Deficiência na Política de Educação Especial Brasileira, identifique corretamente o objetivo da integração dos indivíduos deficientes:
B	A integração tinha como objetivo a normalização e a adaptação dos indivíduos com deficiência. 
Você acertou!
Comentário: esta é afirmativa correta porque “A perspectiva da integração do sujeito com deficiência tinha como objetivo a normalização e a adaptação dos indivíduos” (texto-base, p. 335).
Questão 9/10 - Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação Especial
“Em julho de 2015, [...] foi instituída a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência [...], tendo em vista assegurar e promover, ‘em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais da pessoa com deficiência’ [...]”.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do texto base A Concepção de Deficiência na Política de Educação Especial Brasileira, assinale a alternativa que explica corretamente o uso do termo deficiente, a partir de 2003:
C	No decorrer da história, o termo deficiência foi sendo substituído por expressões como diferença, diversidade e multiplicidade.
 Você acertou!
Comentário: esta é afirmativacorreta porque “percebemos, na concepção de deficiência nas políticas de educação especial na perspectiva inclusiva a partir de 2003, a consolidação do deficiente como o diferente. Além disso, o termo deficiência perdeu terreno no discurso político, sendo substituído por expressões como diferença, diversidade e multiplicidade” (texto-base, p. 339).
Questão 10/10 - Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação Especial
“A chamada perspectiva inclusiva passou a ser largamente divulgada nos anos 2000 [...]. No Brasil foi amplamente difundida a construção de um sistema nacional inclusivo [...] consolidando-se como concepção hegemônica”.
Considerando o extrato acima e os conteúdos do texto-base A Concepção de Deficiência na Política de Educação Especial Brasileira, sobre as características da política de inclusão, desde 1970, assinale a alternativa que indica corretamente as versões de inserção social dos sujeitos com deficiência:
A	Temos, nas políticas de educação especial, uma estratégia de inserção social dos sujeitos com deficiência primeiro numa versão integracionista e depois numa versão inclusivista. 
Você acertou!
Comentário: esta é a afirmativa correta porque “[...] temos desde a década de 1970, nas políticas de educação especial, uma estratégia de inserção social dos sujeitos com deficiência, primeiro numa versão integracionista e depois numa versão inclusivista” (texto-base, p. 338.

Outros materiais