A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
Supervisão Escolar

Pré-visualização | Página 1 de 2

Disciplina: Supervisão Escolar (103986)
Nota: 8
Prova:
Alterar modo de visualização
1As maiores qualidades das escolas mais eficientes estão especialmente relacionadas com o tipo da gestão escolar e como seus gestores aplicam soluções que são práticas na busca de uma boa combinação de vários aspectos e que fazem diferença na qualidade de ensino. Sobre o exposto, associe os itens, utilizando o código a seguir: I – Ambiente Seguro e Ordenado. II – Relação Escola-Casa. III – Grande Expectativa para o Sucesso. IV – Missão Clara e Consistente. V – Monitoramento do Progresso dos Estudantes. VI – Oportunidade de Aprender e Tempo aos Alunos. VII – Liderança Educacional. ( ) Parceria entre a comunidade e a escola e principalmente entre pais e escola ( ) Acompanhamento do progresso de alunos e professores. Avaliações justas. ( ) Condição a todos para o sucesso. Currículo voltado aos interesses do aluno. Professores bem preparados. ( ) Alunos dentro de um padrão de comportamento esperado. Espaço facilitador ao processo de ensino-aprendizagem. Respeito as diferenças ( ) Gestão democrática. Oportunizar a todos a troca de valores ( ) Oportunizar igualmente a todos os alunos. Professores devem ser os lançadores. Melhores condições aos professores. ( ) Professores mais bem organizados. Mais tempo aos alunos. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	A)  IV – I – V – VII – III – III – VI. 
	
	B)  II – V – IV – I – VII – III – VI. 
	
	C)  III – VII – VI – I – II – V – IV. 
	
	D)  I – II – III – IV – V – VI – VII. 
2A concepção democrática-participativa é considerada um modelo ou ideal que justifique o exercício do poder político apoiado no debate público entre cidadãos livres e em condições iguais de participação A gestão democrática deve combinar com os processos de gerenciamento da escola. Sobre as combinações dos processos de gerenciamento com suas características específicas, associe os itens, utilizando o código a seguir: I - Direção II - Avaliação III - Organização IV - Planejamento ( ) Tomar decisões conforme o diagnóstico apresentado ( ) Competência profissional e formação continuada ( ) Trabalho em equipe com objetivos definidos ( ) Coletar informações para então melhor organizar a gestão democrática da escola Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	A)  II – III – I – IV.
	
	B)  IV – III – II – I. 
	
	C)  I – II – III – IV. 
	
	D)  II – III – IV – I. 
3Existem vários tipos de currículo baseados na história do desenvolvimento da educação e nas dimensões humanas que estão apoiados no contexto de que tipo de aluno queremos formar: se para o trabalho, se para a formação humana, ou os que remetem a uma interpretação crítica da realidade. Com relação às características dos currículos, associe os itens, utilizando o código a seguir: I - Currículo de Fato. II - Currículo da Prática. III - Currículo Crítico. ( ) Baseado no poder. ( ) Baseado na preparação para o trabalho. ( ) Baseado na interpretação da linguagem. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	A)  III – II – I. 
	
	B)  II – III – I.
	
	C)  I – II – III. 
	
	D)  III – I – II.
4Na década de 1990 ressurgiu o debate sobre o valor da Supervisão, apontada como um dos instrumentos necessários aos processos de mudança nas escolas, que por sua vez, repetia as mudanças sociais e políticas do país. Sendo assim, por que no início dos anos 90 a função de Supervisor voltou a ser considerada relevante?
	
	A)  Para centralizar as decisões da escola.
	
	B)  Para aumentar a autonomia dos professores.
	
	C)  Pela criação da LDB, que exigia formação para o cargo.
	
	D)  Pois os “especialistas do ensino” eram responsáveis pelo insucesso escolar.
5A gestão de resultados educacionais abrange processos e práticas para a melhoria dos resultados de desempenho da escola, Destacam-se como indicadores de gestão de resultados: a avaliação e melhoria contínua do projeto pedagógico da escola; a análise, divulgação e utilização dos resultados alcançados; a identificação dos níveis de satisfação da comunidade escolar, com o trabalho da sua gestão; e a transparência de resultados. Estes indicadores são avaliados a partir:
	
	A)  Da avaliação da APM.
	
	B)  Da atuação do colegiado.
	
	C)  Do rendimento, frequência e proficiência dos alunos.
	
	D)  Da organização dos alunos.
6O Projeto Político Pedagógico se configura numa ferramenta de planejamento e avaliação e deve ser construído com a participação de toda a comunidade escolar, podendo ser bastante útil quando bem aplicado. Sobre as características condizentes para a construção de um projeto pedagógico útil, analise as afirmativas a seguir: I - A cara da escola. Valorizador do magistério. II - De gabinete. Inexplorado. III - Melhor difundido. Democrático. Ativo. IV - Inoperante. Repetitivo. Assinale a alternativa CORRETA:
	
	A)  As afirmativas II e IV estão corretas.
	
	B)  As afirmativas I e III estão corretas.
	
	C)  As afirmativas II e III estão corretas.
	
	D)  As afirmativas I e II estão corretas.
7A função do supervisor é a dar assistência no processo de ensino-aprendizagem aos professores, ajudando-os a conceber, construir, administrar situações de aprendizagem adequadas as necessidades educacionais dos alunos (LIBANEO, 2003). O desenvolvimento profissional dos professores deve ser promovido com a orientação do Supervisor, onde:
	
	A)  O professor deve assessorado técnica e pedagogicamente.
	
	B)  O professor participa apenas quando necessário da construção do projeto da escola.
	
	C)  O professor tem liberdade total.
	
	D)  O professor não deve ter a condição de se auto avaliar.
8O supervisor costuma fazer uso das reuniões com a intenção de informar, solucionar possíveis problemas, gerar ideias, discutir informações e tomar decisões em conjunto para benefícios de todos. O Supervisor escolhe qual o tipo de reunião para cada situação ou intenção. Sobre os tipos de reuniões com suas respectivas características, associe os itens, utilizando o código a seguir: I - Planejamento II - Deliberativa III - Informativa ( ) Serve para solucionar problemas presentes e tomar decisões relevantes ou urgentes. ( ) Para informação e divulgação. ( ) Serve para buscar soluções para o futuro. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	A)  I – III – II. 
	
	B)  II – III – I. 
	
	C)  I – II – III. 
	
	D)  III – II – I.
9No cargo de supervisão escolar existem cinco características fundamentais e distintas, que confirmam as funções de uma boa supervisão. Sobre o exposto, associe os itens, utilizando o código a seguir: I – Informar II – Questionar III – Sugerir IV – Encorajar V – Avaliar ( ) Deve medir a prática pedagógica, como referência de formação profissional. ( ) Deve sugerir práticas, ideias e soluções. ( ) Deve ser uma pessoa atualizada e partilhar informações. ( ) Deve problematizar o saber e a experiência adquirida. ( ) Deve ser afetivo e motivador. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	A)  I – IV – II – III – V.
	
	B)  V – III – I – II – IV. 
	
	C)  IV – V – III – I – II. 
	
	D)  II – I – V – III – IV.
10O Conselho Escolar deve ser constituído de forma democrática e positiva, para a melhoria da educação e da escola. Sendo assim, sobre o objetivo do Conselho Escolar, assinale a alternativa CORRETA:
	
	A)  Cuidar da escola e assegurar a qualidade de ensino.
	
	B)  Contratar professores.
	
	C)  Escolher o diretor da escola.
	
	D)  Acumular o maior número de pais e professores.
11Os objetivos e estratégias de ensino propostos no projeto pedagógico devem ser compartilhados. Além disso, estes também devem ser executados através do currículo que se pretende seguir. Deste modo, sobre a definição do currículo, assinale a alternativa CORRETA:
	
	A)  Referência para a educação técnica.
	
	B)  Conjunto de conteúdos cognitivos e simbólicos.
	
	C)  A história da educação.
	
	D)  Conscientização da educação.
12A gestão democrática é uma forma de gerir uma instituição escolar de maneira que possibilite a

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.