A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
Supervisão Escolar

Pré-visualização | Página 2 de 2

busca da educação de qualidade, baseada ainda em mecanismos legais e institucionais. Contudo, a principal característica da gestão democrática se apresenta, quando:
	
	A)  O currículo deve preparar os alunos para o vestibular.
	
	B)  Acontece a participação entre professores, alunos, direção e a comunidade.
 
	
	C)  A escola deve buscar solucionar seus problemas pela história.
	
	D)  A ação supervisora sofre influência da lei.
13Um bom plano de ação deve ser construído com clareza. Para tanto deve relacionar as etapas com perguntas a serem respondidas. Sobre o exposto, associe os itens, utilizando o código a seguir: I - Como fazer? II - Quando fazer? III - Acompanhar? IV - Quem fará? V - Quanto custará? VI - O que fazer? ( ) Cronograma ( ) Objetivos ( ) Responsável ( ) Recursos ( ) Avaliação ( ) Estratégia Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	A)  III – IV – VI – V - I – II. 
	
	B)  II – VI – IV – V – III – I. 
	
	C)  VI – II – III – I – IV – V . 
	
	D)  I – V – IV – VI – II – III. 
14É imprescindível que o supervisor colabore com os professores em sala de aula, tendo como intuito a contribuição com o desenvolvimento intelectual dos alunos. Assim, essencialmente o supervisor deve focar o seu trabalho e atenção em quais tarefas?
	
	A)  Currículo, Avaliação, Métodos de Ensino, Biblioteca e Reuniões.
	
	B)  Currículo, Material Didático, Métodos de Ensino, Ensino-Aprendizagem, Avaliação e Projetos.
	
	C)  Pesquisa, Currículo, Avaliação, Transporte Escolar e Palestras.
	
	D)  Currículo, Avaliação,  Secretaria, Biblioteca e Projetos.
15O supervisor é responsável pelo planejamento escolar. Em termos de ensino, podemos dividir este planejamento em três tipos distintos de “planos” para então determinar sua melhor aplicação e evitar erros no transcorrer de sua execução. Sobre o exposto, associe os itens, utilizando o código a seguir: I – Plano da Escola II – Plano de Ensino III – Plano de Aula ( ) Planejamento da divisão do currículo e a sua aplicação no dia a dia. ( ) Planejamento pedagógico e administrativo. ( ) Planejamento detalhado das disciplinas. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	A)  III – II – I.
	
	B)  II – I – III. 
	
	C)  III – I – II. 
	
	D)  I – III – II.
16As funções do supervisor são variadas e marcantes, e não são limitadas às questões pedagógicas. O que se observa é que as funções do Supervisor Escolar têm caráter administrativo, técnico e social. Sendo assim, associe os itens, utilizando o código a seguir: I - Funções Administrativas II - Funções Sociais III - Funções Técnicas ( ) Investigar a realidade da escola e da comunidade. Orientar e coordenar as atividades de ensino e aprendizagem, material didático e os processos de avaliação realizados pelos professores. Atividades de divulgação e de reuniões/relatórios. Formação continuada dos professores. ( ) Organização do ano letivo e do calendário de atividades. Organização da escola, das aulas e dos trabalhos auxiliares. Gestão democrática. Arquivos e documentação. Dados estatísticos docentes e discentes. Coordenação dos espaços e da distribuição física. ( ) Promover projetos sociais e comunitários. Boas relações humanas entre todos os envolvidos na comunidade. Criação de centros e associações. Construção da cidadania a todos os envolvidos no processo. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	A)  II – I – III.
	
	B)  III – I – II. 
	
	C)  I – III – II. 
	
	D)  I – II – III.
17Com o surgimento das complexas organizações sociais e comerciais, foram criados cargos de controle e de gerenciamento das atividades, sendo que posteriormente, estes cargos também foram adotados nas escolas. Sendo assim, com relação ao surgimento do responsável pela supervisão escolar, analise as sentenças a seguir: I - O controle das atividades escolares realizado por um responsável surgiu na metade do século XIX, nos Estados Unidos, ainda sem a preocupação de melhorar a qualidade da gestão educacional ou a preparação de professores, tendo unicamente a intenção de fiscalizar o trabalho. II - O controle das atividades escolares realizado por um responsável surgiu na metade do século XIX, nos Estados Unidos, com a preocupação de melhorar a qualidade da gestão educacional e a preparação de professores. III - O controle das atividades escolares realizado por um responsável surgiu na metade do século XIX, nos Estados Unidos, tinha por objetivo ‘treinar’ os educadores a fim de que estes garantissem a execução de uma proposta pedagógica voltada para a educação tecnicista. Assinale a alternativa CORRETA:
	
	A)  Todas as sentenças estão corretas.
	
	B)  Somente a sentença II está correta. 
	
	C)  Somente a sentença I está correta. 
	
	D)  Somente a sentença III está correta. 
18As escolas devem determinar funções específicas para cada especialista, como o diretor, o supervisor educacional e o coordenador pedagógico, na condução da escola em seus aspectos administrativos, pedagógicos e humanos. A boa gestão escolar deve promover a integração entre o Supervisor e o Diretor e o Coordenador Pedagógico. Sobre as obrigações que estes profissionais devem assumir para cada cargo referente, associe os itens, utilizando o código a seguir: I - Diretor II - Coordenador Pedagógico ( ) Assistência pedagógica aos professores. ( ) Principal responsável pela escola. ( ) Auxilia na inovação do processo educacional. ( ) Avalia as atividades curriculares. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	A)  II – I – I – II. 
	
	B)  II – II – I – I. 
	
	C)  I – I – II – II. 
	
	D)  I – II – II – I. 
19Os currículos utilizados nas instituições de ensino são oficializados por um órgão oficial, seja o MEC, as secretarias de educação dos estados ou as dos municípios, e cabe ao supervisor, junto com os professores, discutir a importância do currículo e sua aplicação na realidade dos alunos e da escola. Libâneo, em 2003, definiu que existem pelos menos três tipos de currículo. Sobre o exposto, associe os itens, utilizando o código a seguir: I - Currículo Formal. II - Currículo Real. III - Currículo Oculto. ( ) É o modo de como o professor segue o currículo na prática e como o aluno aprende. ( ) Onde estão sendo valorizados os aspectos culturais e sociais dos alunos, professores e comunidade. ( ) Currículo oficial determinado pelas diretrizes curriculares nacionais e o MEC. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	A)  I – II – III.
	
	B)  II – III – I.
	
	C)  III – II – I. 
	
	D)  III – I – II.
20A Gestão Democrática deve estar calcada em critérios fundamentais, ou em 5 dimensões, que são: gestão de resultados educacionais, gestão participativa, gestão pedagógica, gestão de pessoas e a gestão de serviços e recursos. Com relação à gestão democrática, associe os itens, utilizando o código a seguir: I - Gestão de resultados educacionais II - Gestão participativa III - Gestão pedagógica IV - Gestão de pessoas V - Gestão de serviços e recursos ( ) Construção de planos e projetos. ( ) Valorização do corpo docente. ( ) Coleta e interpretação de dados educacionais. ( ) Aplicação eficiente e eficaz dos serviços e recursos. ( ) Processos e práticas melhoradas do trabalho pedagógico. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	A)  I – V – II – III – IV. 
	
	B)  II – IV – I – V – III. 
	
	C)  V – III – IV – II – I. 
	
	D)  III – II – V – IV – III.

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.