Buscar

ADX1 2021.1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DO
ESTADO DO RIO DE JANEIRO
	Nome:
	Matrícula:
	Polo:
	
	
PRIMEIRA AVALIAÇÃO A DISTÂNCIA 
AD 1 - 2021.1
EDUCAÇÃO INFANTIL 1
COORDENAÇÃO: Profª Drª TANIA NHARY
Atividade: “Uma breve reflexão sobre minha infância”
Valor: 10,0 pontos
	
	A ideia da realização desta atividade avaliativa parte da premissa de uma valorização do vivido e da possibilidade de (re) significá-lo, sobretudo no âmbito da docência. Na atualidade diferentes autores passaram a dar atenção às ações dos professores lançando um olhar sobre a vida e a profissão docente. “As ciências da Educação e da Formação não se alhearam deste movimento e os métodos biográficos, a autoformação e as biografias educativas assumem, desde o final dos anos 70, uma importância crescente no universo educacional” (NÓVOA, 1995, p.19). Para esse autor, torna-se impossível separar o ‘eu’ profissional do ‘eu’ pessoal. 
	A proposta dessa atividade é que você elabore um texto narrativo (uma espécie de redação, sem o rigor de uma escrita acadêmica e regras da ABNT, com no mínimo 2 e no máximo 3 laudas) dando destaque às imagens que emergem das memórias de suas vivências e experiências de infância. É importante que você comente sobre os diferentes tempos e contextos vividos, como na escola, no âmbito sociocultural, familiar, nas brincadeiras vivenciadas, no modelo de educação recebida, quanto às influências exercidas pelos adultos, o processo de escolarização e tudo o mais que emergir de suas lembranças, de modo a fazer uma articulação e uma relação com os temas tratados na disciplina Educação Infantil 1. Reveja os textos das aulas e os conceitos neles abordados e faça uma relação entre esses e a sua infância. Argumente, problematize, faça críticas, apreciações e ilações. O resultado deverá ser um memorial com fluência na escrita, autoral, com narrativa coerente, fundamentada e contextualizada com o conteúdo estudado.
	Acreditamos que dar voz ao professor para narrar sua própria vida amplia sua compreensão e sua percepção sobre o mundo infantil, consequentemente, o leva a refletir sobre suas próprias ações pedagógicas.

Outros materiais